O Uso das Mídias e Redes Sociais Digitais na Perspectiva da Comunicação Interna

AutorMariana Lemos Martins
CargoUniversidade Estácio de Sá, Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Organizacional. RJ, Brasil
Páginas42-47
42
Ciências Jurídicas, v.19, n.1, p. 42-47, 2018
MARTINS,M.L.
Mariana Lemos Martins
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos do possível uso das Mídias e Redes Sociais Digitais na perspectiva da Comunicação
Organizacional, especicamente, na Comunicação Interna, a partir de pesquisa exploratória. Os avanços tecnológicos são notórios e também
fazem parta da Comunicação como um todo. Contudo, o olhar para as Mídias e Redes Sociais Digitais por parte dos gestores é, muitas vezes,
pejorativo. No corpo do artigo é feita a análise dos conceitos fundamentais para o entendimento da questão, como Comunicação Organizacional,
Comunicação Interna, Mídias Sociais e Redes Sociais. A metodologia de Análise de Conteúdo é aplicada ao corpus de pesquisa, formada pelos
artigos encontrados que levam em conta esse determinado assunto e autores reconhecidos da área de Comunicação Social. Conclui-se buscando
mostrar a eciência do uso das Mídias e Redes Sociais Digitais para a melhoria da comunicação interna no ambiente organizacional.
Palavras-chave: Comunicação Organizacional. Comunicação Interna. Mídias Sociais. Redes Sociais.
Abstract
This article aims to discuss aspects of the possible use of Social Media and Social Network in the perspective of Organizational Communication,
but specically, in Internal Communication, based on Exploratory research. Technological advances are notorious and are also part of
Communication. However, the managers’ view of Social Media and Social Networks is often pejorative. In the article, an analysis was
performed of the fundamental concepts in order to understand the question, such as Organizational Communication, Internal Communication,
Social Media and Social Network. The Content Analysis methodology is applied to research, formed by articles that talk about this particular
subject and recognized authors of the Social Communication area. It concludes by trying to show the eciency of the use of Social Media and
Social Network for the improvement of internal communication in the organizational environment.
Keywords: Organizational Communication. Internal Comunication. Social Media. Social Network.
O Uso das Mídias e Redes Sociais Digitais na Perspectiva da Comunicação Interna
The Use of Social Media and Social Network in the Perspective of Internal Communication
Universidade Estácio de Sá, Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Organizacional. RJ, Brasil.
E-mail: maarianalemos@hotmail.com
1 Introdução
A comunicação é algo vital nas relações humanas, sendo
assim, também se faz fundamental no âmbito organizacional,
seja nas relações do meio interno ou nas do meio externo
à organização, como se pode observar em “o sistema
comunicacional é fundamental para o processamento das
funções administrativas internas e do relacionamento das
organizações com o meio externo” (KUNSCH, 2003, p.69).
A evolução tecnológica faz com que a comunicação
também evolua em todos seus aspectos, emergindo assim,
novos meios de se comunicar. Com o surgimento e, também,
evolução das redes sociais, que vem se tornando cada vez
mais presentes na vida dos cidadãos, a comunicação se
renova e, levando em conta o contexto organizacional, traz
novas possibilidades de relacionamento entre os públicos,
diminuindo distâncias e tornando o processo comunicacional
cada vez mais horizontalizado.
Um ambiente digital criado e utilizado, primeiramente,
para os relacionamentos interpessoais foi ganhando espaço e
adesão das organizações, já que é ali que o público está e é ali
que a organização pode ver o que acontece e, principalmente,
ser vista. Dessa forma, cada dia mais crescem tipos diferentes
de redes sociais e pers dos mais variados segmentos de
empresas para forticar esse relacionamento com seus
públicos.
De uma maneira geral, as mídias e redes sociais digitais
foram criadas com características de rede, de compartilhamento
e para incentivar os contatos, os relacionamentos. E já que
é usada por empresas para o contato com o público externo,
por que ainda existe uma forte barreira para utilizá-las pela
comunicação interna e melhorar o relacionamento com o
público interno da organização? Muitas perguntas referentes
a esse tema existem, como por exemplo, se as redes sociais
poderiam prejudicar o desempenho do prossional, ou como
preparar o colaborador para o uso das redes sociais dentro
do ambiente organizacional, ou ainda, quais departamentos
poderiam ou deveriam ter acesso a esse tipo de ferramenta?
Este estudo pretende, a partir da revisão sistemática
da literatura, que consistiu na busca e análise de artigos
relevantes da área sobre o assunto e utilização de autores
reconhecidos, averiguar as possíveis utilizações das redes
sociais na comunicação interna das empresas, vericando
como a comunicação organizacional e, mais especicamente,

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT