Uma perspectiva cética quanto ao valor absoluto dos direitos humanos

AutorAndré Luiz Olivier da Silva
Páginas278-302
D : www.univali.br/periodicos
D: 10.14210/nej.v23n1.p278-302
278
ISSN E 2175-0491
UMA PERSPECTIVA CÉTICA
QUANTO AO VALOR
ABSOLUTO DOS DIREITOS
HUMANOS
A SKEPTICAL VIEW ON THE ABSOLUTE VALUE OF HUMAN RIGHTS
UNA PERSPECTIVA ESCÉPTICA EN CUANTO AL VALOR ABSOLUTO DE LOS DERECHOS
HUMANOS
André Luiz Olivier da Silva1
Resumo: O presente trabalho aponta para uma das teses mais confusas acerca da
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dizer que os direitos humanos são absolutos? Segundo os programas tradicionais de
fundamentação, os direitos humanos seriam direitos inatos à natureza humana e válidos
para toda humanidade, independente de sua existência como direito positivo dentro de
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raízes tanto no discurso moderno do direito natural quanto no discurso kantiano do valor
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uma base metafísica segundo a qual os direitos humanos “devem ser” universais e válidos
para todos os seres racionais. Como alternativa a esse tipo de leitura metafísica, o presente
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racional para dizer quais devem ser os direitos humanos. A partir de uma metodologia
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humanos, não se pode mais do que descrever o modo como as pessoas e os movimentos
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R N E J - E, V. 23 - . 1 - - 2018
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de cunho social, moral e político nomeiam aqueles direitos que consideram humanos.
Palavras-chave: direitos humanos – direitos morais – direitos naturais – universal – absoluto.
Abstract: This work highlights one of the most confusing theories about the foundation
of human rights, which is the claim that these rights are a priori and universal moral
rights, i.e. that they are absolute rights. But what does it mean that human rights are
absolute? According to the traditional foundation programs, human rights are rights that
are inherent to human nature, and are valid for all of humanity, regardless of their existence
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has its roots in both modern discourse of natural law and the Kantian discourse about
absolute value. In both projects, there is a methodology that infers rights on a metaphysical
basis whereby human rights “should be” universal and valid for all rational beings. As
an alternative to this kind of metaphysical reading, this article proposes a skeptical
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should be. Based on a descriptivist methodology, this work aims to highlight that in an
investigation of human rights, we can no longer describe the way in which people, and
social, moral and political movements nominate those rights considered human rights.
Keywords: human rights –moral rights – natural rights – universal – absolute.
Resumen: El presente trabajo apunta a una de las tesis más confusas acerca de la
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derechos son derechos morales a priori y universales, esto es, son derechos absolutos.
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innatos a la naturaleza humana y válidos para toda la humanidad, independiente de su
existencia como derecho positivo dentro de un orden jurídico. Las declaraciones de la
universalidad de los derechos humanos tienen sus raíces tanto en el discurso moderno
del derecho natural como en el discurso kantiano del valor absoluto. En ambos proyectos,
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la cual los derechos humanos “deben ser” universales y válidos para todos los seres
racionales. Como alternativa a ese tipo de lectura metafísica, el presente artículo propone
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decir cuáles deben ser los derechos humanos. A partir de una metodología descriptivista,
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no se puede más que describir el modo en que las personas y los movimientos
sociales, morales y políticos nombran esos derechos que consideran humanos.
Palabras-clave: derechos humanos – derechos morales – derechos naturales – universal – absoluto.

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