Inter e/ou transdisciplinaridade como condição ao estudo de questões socioambientais

AutorMarcelo Gustavo Aguilar Calegare - Nelson da Silva Júnior
CargoDoutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista do programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) da FAPEAM / CNPq no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), para pesquisas com comunidades ribeirinhas de Unidade de Conservação - Doutor em Psychopatologie Fondamentale Et Psychanalyse pela Universite...
Páginas216-245
http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2012v9n2p216
INTER E/OU TRANSDISCIPLINARIDADE COMO CONDIÇÃO AO ESTUDO DE
QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
1
INTER AND/OR TRANSDISCIPLINARITY AS CONDITION TO THE STUDY OF
SOCIOENVIRONMENTAL ISSUES
INTER Y/O TRANSDISCIPLINARIEDAD COMO CONDICIÓN PARA EL ESTUDIO
DE CUESTIONES SOCIO-AMBIENTALES
Marcelo Gustavo Aguilar Calegare2
Nelson da Silva Júnior3
Resumo:
O objetivo deste artigo é discutir a necessidade de adotarmos abordagens inter e/ou
transdisciplinares para o estudo das questões socioambientais contemporâneas. Por
meio das proposições de Fazenda (2007, 2008), Japiassu (2006) e Morin (2008),
discutem-se a respeito dos seguintes tópicos: a) a fragmentação disciplinar na
consolidação da ciência moderna e a necessidade contemporânea de religação do
saber; b) a apresentação de algumas abordagens possíveis da interdisciplinaridade;
c) a compreensão da transdisciplinaridade como uma nova maneira de fazer ciência.
Sustenta-se a necessidade de adotarmos novos referenciais científicos e, por outro
lado, apontarmos alguns desafios para estudarmos questões socioambientais
segundo a inter e/ou transdisciplinaridade.
Palavras-chave: Questões socioambientais. Interdisciplinaridade.
Transdisciplinaridade. Ciência.
Abstract:
The purpose of this paper is to discuss the need to adopt approaches to inter and/or
transdisciplinarity to the study of contemporary socioenvironmental issues. Through
the propositions of Fazenda (2007, 2008), Japiassu (2006) and Morin (2008), we
discuss the following topics: a) the disciplinary fragmentation in the consolidation of
modern science and the contemporary need for reconnection of knowledge; b)
1 Agradecemos à FAPEAM e CNPq pela concessão de bolsa de estudos.
2 Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista do programa de
Desenvolvimento Científico Regional (DCR) da FAPEAM / CNPq no Instituto Nacional de Pesquisas
da Amazônia (INPA), para pesquisas com comunidades ribeirinhas de Unidade de Conservação. E -
mail: mgacalegare@gmail.com
3 Doutor em Psychopatologie Fondamentale Et Psychanalyse pela Universite de Paris VII Universitè
Denis Diderot. Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-Doutorado Universitè de
Paris VII Universitè Denis Diderot, Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (USP).
Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). E-mail:
nesj@terra.com.br
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não
Adaptada.
217
presentation of some possible approaches to interdisciplinarity; c) the understanding
of transdisciplinarity as a new way of doing science. We argue about the need to
adopt new standards of science and, moreover, point out some challenges for
studying socioenvironmental issues according to the inter and/or transdisciplinarity.
Keywords: Social-environmental issues. Interdisciplinarity. Transdisciplinarity.
Science.
Resumen:
El objetivo de este artículo es discutir la necesidad de adoptar enfoques inter y/o
transdisciplinarios para el estudio de cuestiones socio-ambientales contemporáneas.
A través de las propuestas de Fazenda (2007, 2008), Japiassu (2006) y Morin
(2008), se discute sobre los siguientes temas: a) la fragmentación disciplinaria en la
consolidación de la ciencia moderna y la necesidad contemporánea de reconexión
de los conocimientos; b) la presentación de algunos enfoques posibles para la
interdisciplinariedad; c) la comprensión de la transdisciplinariedad como una nueva
forma de hacer ciencia. Se argumenta sobre la necesidad de adoptar nuevas
referencias científicas y, por otro lado, señalar algunos desafíos para el estudio de
cuestiones socio-ambientales según la inter y/o transdisciplinariedad.
Palabras clave: Cuestiones socio-ambientales. Interdisciplinariedad.
Transdisciplinariedad. Ciencia.
INTRODUÇÃO
Desde os anos 1970, as autoridades globais vêm tendo a percepção da
finitude e destruição do mundo natural, que colocam em risco a existência humana.
Beck (1998) nomeia essa conjuntura de “sociedade do risco”, isto é, os problemas
socioambientais que estão levando a humanidade ao risco da extinção são
resultados tanto da geração da riqueza quanto da pobreza, fruto dos processos de
modernização e desenvolvimento econômico.
Diegues (2001) define que as questões socioambientais referentes a essa
problemática envolvem uma série de fatores: o efeito estufa, a destruição florestal, a
perda da bio e sociodiversidade, a poluição de rios e mares, a desertificação
crescente, a exaustão de recursos naturais, resultantes de processos que afetam
toda biosfera e as sociedades que nelas vivem. Todos esses fatores constituem
temas globais, ao lado de outros como a paz, a qualidade de vida, o
desenvolvimento etc. Segundo o autor, a globalização das questões socioambientais
levou à elaboração de um cenário chamado de “crise ambiental” – posteriormente
rebatizada por alguns autores como “crise socioambiental” (TASSARA, 2008). Esta
se pauta na degradação planetária do ambiente e recursos naturais, bem como na
tomada de consciência universal da gravidade dessa crise, caracterizada como:

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT