Synchronous communication in teaching statistics applied to management: a study in a semi-presential discipline/Comunicacao sincrona no ensino de estatistica aplicada a administracao: um estudo em uma disciplina semipresencial/Comunicacion sincronica enla ensenanza de estadistica aplicada a la administracion: unestudio en una disciplina conasistencia parcial.

AutorMantovani, Daielly Melina Nassif
CargoArtigo--Ensino De Administracao
  1. INTRODUCAO

    O processo de ensino-aprendizagem de Estatistica em cursos das ciencias sociais aplicadas, em especial na Administracao, representa um grande desafio tanto para os professores quanto para os alunos. De acordo com Nolan e Speed (1999), os alunos tem dificuldades em aplicar os conceitos estatisticos aprendidos em sala de aula a contextos independentes, tanto no trabalho quanto em problemas reais ou mesmo em outras disciplinas de seus cursos. Isso ocorre pelo fato de os alunos nao conseguirem estabelecer uma relacao entre a utilizacao da Estatistica e situacoes reais tipicas de sua profissao.

    Por outro lado, o mundo vem sofrendo grandes e profundas mudancas e, com isso, as formas de se conduzirem os processos de ensinoaprendizagem tem, tambem, se alterado. De acordo com Borba e Ayrosa (2001), os educadores ja nao podem ignorar o uso de tecnologias em suas praticas didaticas, pois ha uma tendencia de que as futuras geracoes de alunos iniciem sua educacao ja familiarizados com as tecnologias mediadas por computador. Dessa maneira, a modernizacao e a flexibilizacao do ensino presencial acabam se tornando essenciais (BORBA; AYROSA, 2001).

    Pan (2003) aponta que as tecnologias computacionais tem mudado rapidamente a forma de ensinar Estatistica, por meio do emprego de diversas midias, da Internet e da Worl Wide Web. A utilizacao das tecnologias possui como ponto forte o envolvimento do aprendiz em seu proprio processo de aprendizagem, gerando automotivacao para o estudo. Nesse contexto, o professor, alem de dividir o controle do processo de ensino-aprendizagem com o aprendiz, presta cuidadosa atencao no progresso de cada aluno individualmente (PAN, 2003).

    Nesse sentido, as ferramentas da educacao a distancia propoem uma mudanca de paradigma educacional, uma vez que incentivam a aprendizagem colaborativa por meio da interacao aluno/conteudo, aluno/aluno e aluno/professor online (PINHEIRO, 2002). A interacao e apontada como fator critico no sucesso dos cursos on-line, pois incentiva a discussao, reduz a sensacao de isolamento e distancia e aumenta o contato do estudante com os professores.

    Esta pesquisa pode ser classificada como um estudo quase-experimental, cujo objetivo e analisar a utilizacao da ferramenta de discussao sincrona chat no ensino de Estatistica Aplicada a Administracao. Para tanto, estudou-se uma disciplina semipresencial de Estatistica da FEARP/USP, ministrada no primeiro semestre de 2007, na qual se utilizou o chat como ferramenta para a realizacao de plantoes de duvidas semanais. Avaliaram-se, por meio de analise de conteudo, os tipos de mensagens mais frequentemente postados, alem do grau de participacao dos alunos, dado que a atividade nao foi obrigatoria.

  2. REVISAO BIBLIOGRAFICA

    Neste item serao discutidas as caracteristicas da interacao on-line e da comunicacao sincrona via chat.

    2.1. Interacao on-line

    Alguns estudos apontam a interacao como fator fundamental no processo de ensino-aprendizagem na modalidade e-learning (FREITAS; BERTRAND, 2006; GARRISON; CLEVELAND-INNES, 2005), pois ela pode determinar atitudes positivas dos alunos em relacao as aulas on-line e elevar a motivacao do estudante (MABRITO, 2006).

    As tecnologias da informacao e comunicacao e a Internet possuem um grande potencial de promocao da interacao em seu sentido mais profundo: "interacao vista como comunicacao com intuito de influenciar o pensamento de forma critica e reflexiva" (1) (GARRISON; CLEVELANDINNES, 2005:134, traduzido pelas autoras).

    O trabalho de Mabrito (2006) define tres naturezas de interacao: aluno/conteudo, aluno/instrutor e aluno/aluno, todas elas consideradas fundamentais para uma experiencia de aprendizagem on-line.

    A comunicacao mediada por computador se refere as interacoes pessoa/computador e pessoa/pessoa por meio do computador, isto e, permite situacoes que nao ocorrem presencialmente (RAMOS, 2005).

    Essa interacao pode ocorrer de forma sincrona ou assincrona, modalidades de interacao que podem ser utilizadas tanto para a comunicacao quanto para o acompanhamento dos alunos. Na modalidade sincrona, a comunicacao entre participantes ocorre de forma simultanea, ou seja, alunos e professores/tutores se comunicam em tempo real, permitindo a criacao de coesao e mantendo o ritmo do grupo. Em oposicao, a comunicacao assincrona e mais flexivel, pois nao requer a participacao simultanea das partes; assim, os alunos podem definir seu ritmo de trabalho e tem tempo para refletir e pesquisar sobre as ideias que apresentarao (FREITAS; BERTRAND, 2006).

    Jacobsohn e Fleury (2005) destacam que um dos maiores desafios no desenho dos cursos online ou semipresenciais e conseguir tornar a interacao realmente efetiva. As ferramentas geralmente utilizadas para a interacao sao o chat (sincrono), o forum (assincrono) e o correioeletronico ou e-mail (assincrono) (FREITAS; BERTRAND, 2006). A ferramenta chat, objeto de estudo deste artigo, sera discutida detalhadamente a seguir.

    2.2. Comunicacao sincrona--ferramenta chat

    A comunicacao sincrona ocorre em tempo real e se caracteriza pela necessidade de professor e aluno estarem conectados simultaneamente (ZAINA, 2002). A ferramenta sincrona mais comumente utilizada e o chat. O chat e uma ferramenta que contribui para a colaboracao, criacao de comunidades e construcao do conhecimento, pois proporciona discussao em tempo real com presenca compartilhada entre estudantes comprometidos na atividade de comunicacao (COX; CARR; HALL, 2004). Apesar de suas potencialidades como recurso de interacao, o chat e inadequado para atividades que necessitem de reflexao, pois a discussao ocorre em tempo real (COX; CARR; HALL, 2004).

    Essas discussoes se assemelham as discussoes presenciais, exceto pelo fato de nao ser sempre possivel a observacao da expressao corporal e de outros aspectos sociais. Adicionalmente, a discussao via chat ocorre mais lentamente que uma discussao presencial, uma vez que os participantes se comunicam, geralmente, por digitacao de mensagens (MABRITO, 2006).

    Outra caracteristica dos chats, que os diferenciam dos foruns, e que as mensagens, por serem enviadas em tempo real, aparecem na ordem em que foram enviadas, nao podendo ser organizadas em categorias e topicos (MABRITO, 2006). As mensagens obedecem a uma hierarquia de entrada por tempo, o que evita que elas se sobreponham, ou seja, a primeira mensagem enviada aparece em primeiro lugar na tela. Atualmente e possivel enviar imagem, som e video nos chats por meio de uma webcam (CABEDA, 2005).

    Na educacao, o chat limita o aprofundamento dos topicos, pois ha uma pressao de tempo imposta pelas atividades sincronas, alem do fato de a escrita, em termos ortograficos e gramaticais, ficar prejudicada em favor de um ganho na velocidade e na dinamica da interacao (CABEDA, 2005).

    A interpretacao das mensagens simultaneas no chat e uma tarefa dificil e pode dificultar a resposta do moderador a todas as mensagens de forma satisfatoria. A principal funcao da ferramenta chat e permitir que o aluno expresse algo que o esta incomodando no momento, tal como duvidas e questionamentos (MARTINS; OLIVEIRA; CASSOL, 2005).

    Cabeda (2005:8) apresenta algumas caracteristicas do chat:

    --supre a necessidade de contato instantaneo aluno/tutor e aluno/aluno com linguagem pouco formal;

    --a participacao de mais de cinco alunos simultaneamente no ambiente chat normalmente cria a necessidade de haver um moderador, para passar e retirar a palavra dos participantes envolvidos;

    --intensifica a acao do tutor;

    --nao permite contribuicoes aprofundadas em razao da urgencia das interacoes;

    --depois de encerrado o chat, nao e possivel inserir comentarios;

    --ha registro de discussao, mas pouco elaborado, sem ordenacao e de dificil leitura para quem nao participou da interacao. (CABEdA, 2005:8)

    E necessario que os chats sejam cuidadosamente desenhados, o que inclui o design das questoes postadas na discussao. Adicionalmente, a dinamica do grupo e as caracteristicas do tutor, como habilidade para mediacao e facilitacao e dominio do assunto discutido, sao essenciais para que os objetivos propostos sejam alcancados (COX; CARR; HALL, 2004).

    Idealmente, o chat deve permitir um ambiente de discussao em que os participantes possam responder uns aos outros, propor novas ideias e iniciar discussoes, lancar desafios, fazer questoes, explicar e justificar seus pontos de vista, fomentados por evidencias (COX; CARR; HALL, 2004). Entretanto, os autores destacam que, em seu estudo, os chats efetuados foram caracterizados por discussoes nao relacionadas ao topico proposto, mas sim a criacao de relacionamento social. Assim, os autores concluem que os chats sao muito uteis no desenvolvimento de coesao e mobilizacao do grupo, mas menos efetivos na construcao de conhecimento, se comparados a ferramenta forum.

    Mabrito (2006) tambem observa que os chats nao sao efetivos para discussoes aprofundadas, mas se revelam interessantes para a construcao de comunidades e para a discussao de instrucoes sobre tarefas a serem realizadas e de outros assuntos relativos ao grupo, o que corrobora os resultados encontrados no estudo de Cox, Carr e Hall (2004).

    Mabrito (2006) comparou as discussoes sincrona e assincrona e percebeu que nas interacoes via chat houve mais comunicacao (em quantidade de mensagens postadas) e que foram produzidos muitos novos topicos para discussao. Todavia, nao houve aprofundamento em nenhum deles, ou seja, os participantes enviavam mensagens iniciando novos temas, mas nao respondiam ou discutiam as mensagens enviadas. Nos foruns, diferentemente, a comunicacao, embora menor em quantidade, foi considerada mais rica. Foram gerados menos topicos novos para discussao, entretanto houve interatividade e reatividade, ou seja, as ideias anteriormente expostas eram retomadas para novos comentarios e foram exploradas com maior profundidade.

    Contudo, o autor relata que as discussoes no forum foram menos produtivas que as discussoes no chat (MABRITO, 2006), apesar de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT