Súmula 395

AutorFernando Augusto de Vita Borges de Sales
Ocupação do AutorAdvogado. Mestre em direito. Professor do curso de direito da UNIP - Universidade Paulista e Professor do curso de direito da UNICID - Universidade Cidade de São Paulo
Páginas149-149

Page 149

MANDATO E SUBSTABELECIMENTO. CONDIÇÕES DE VALIDADE.

I - Válido é o instrumento de mandato com prazo determinado que contém cláusula estabelecendo a prevalência dos poderes para atuar até o final da demanda. II - Diante da existência de previsão, no mandato, fixando termo para sua juntada, o instrumento de mandato só tem validade se anexado ao processo dentro do aludido prazo.

III - São válidos os atos praticados pelo substabelecido, ainda que não haja, no mandato, poderes expressos para substabelecer (art. 667, e parágrafos, do Código Civil de 2002).

IV - Configura-se a irregularidade de representação se o substabelecimento é anterior à outorga passada ao substabelecente.

Assunto: procuração.

Legislação correlata: CC/653; CPC/37 [NCPC/104]; EAOAB/5º. Súmulas do TST relacionadas: 164; 383; 456.

Comentários

Mandato e substabelecimento.

Mandato é o tipo de contrato que se estabelece entre o cliente e o advogado, conforme previsto no CC/653, primeira parte. O instrumento do mandato é a procuração. Procuração é um documento em que o cliente outorga poderes para que o advogado o represente em juízo ou fora dele.

Sobre procuração, ver súmula 164.

Substabelecimento é o instrumento através do qual o procurador - aquele que recebe a procuração - compartilha ou transfere a outrem os poderes que lhe foram conferidos pelo mandante. Pode ser com reserva de poderes, onde o substabelecente mantém para si os poderes outorgados na procuração, e sem reserva de poderes, onde o substabelecente transfere todos os poderes ao substabelecido, sem ficar com nenhum.

Inciso I:

O mandato pode ter prazo determinado (CC/682, IV). Mas esse prazo não precisa ter uma data certa e definida para acabar. O seu termo pode ser uma situação, como o fim do processo. Desta forma, é perfeitamente válido o mandato que contenha cláusula de prazo que estabeleça prevalência de poderes para atuar até o final da...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT