Saúde, judicialização e paternalismo no estado social em crise

AutorThanderson Pereira de Sousa - Mayara Andrade Santos Travassos
Páginas184-208
SAÚDE, JUDICIALIZAÇÃO E PATERNALISMO NO ESTADO SOCIAL
EM CRISE
HEALTH, JUDICIALIZATION AND PATERNALISM IN THE
WELFARE STATE CRISIS
THANDERSON PEREIRA DE SOUSA
1
MAYARA ANDRADE SANTOS TRAVASSOS
2
RESUMO: O texto aborda o fenômeno da judicialização da saúde no estado social brasileiro.
Pretende analisar as particularidades do direito à saúde em sede de políticas públicas e o fenômeno da
judicialização, caracterizando a política pública brasileira de saúde, a relação entre ineficiência e
justiciabilidade de direitos e abordar criticamente o comportamento do Poder Judiciário. Possui
metodologia predominantemente qualitativa, que conta com técnicas de pesquisa bibliográfica e
documental. Do estudo realizado infere-se que a saúde, enquanto direito social, deve ser concretizada
por intermédio de políticas públicas, frente a ineficiência estatal em efetivar o direito à saúde o Poder
Judiciário é provocado para reestabelecer a autoridade constitucional. Analisada a conduta do
Judiciário nos casos que envolvem o direito à saúde é clara a sua interferência em matérias
essencialmente políticas, como o orçamento público e as escolhas de prioridades dentro das políticas
públicas de saúde. Conclui-se que a atuação voluntarista não estimula positivamente a implementação
do welfare state, mas antes viola a democracia e a separação dos poderes, vez que decisões de natureza
política passam a ser tomadas no âmbito judicial, caracterizando um paternalismo ilusório e
inconsequente.
PALAVRAS-CHAVE: Direito à saúde; Judicialização; Paternalismo; Estado social; Democracia.
ABSTRACT: The text addresses the phenomenon of health judicialization in the brazilian social state.
It aims to analyze the particularities of the right to health in public policies and the phenomenon of
judicialization, caressing brazilian public health policy, the relationship between inefficiency and
justiciability of rights, and critically addressing the behavior of the Judiciary. It has a predominantly
qualitative methodology, which relies on bibliographic and documentary research techniques. From
the study carried out that health, as a social right, must be concretized through public policies, in the
face of the inefficiency of the State in effecting the right to health, the Judiciary is provoked to
reestablish constitutional authority. Having analyzed the judiciary's conduct in cases involving the
right to health, it is clear that it interferes in essentially political matters, such as the public budget and
the choice of priorities within public health policies. It is concluded that voluntary action does not
positively stimulate the implementation of the welfare state, but rather violates democracy and the
separation of powers, since decisions of a political nature are taken in the judicial sphere,
characterizing an illusory and inconsequential paternalism.
KEYWORDS: Right to health; Judicialization; Paternalism; Welfare State; Democracy.
Mestrando pelo PPGD/UFC. Especialista em Direito e Processo eleitoral pela Universidade Cândido Mendes/
1
RJ.
Mestranda pelo PPGD/UFC. Especialista em Direito Tributário pela UNIDERP e em Direito Penal pelo
2
Damásio de Jesus.
Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife, vol.89, n.02, jul.-dez. 2017
! 184
4
Volume 89, número 01, jan-jun. 2017
Why Individual Freedom and the Autonomy of Law
Stand or Fall Together
Bjarne Melkevik1
Åsbjørn Melkevik2
1 Two Kinds of Autonomy – Legal and Individual
There is, in legal philosophy, an ongoing debate about the autonomy of law, that
is, about the extent to which law is distinguishable from some other phenomena. The
dominant views, today, all understand law as fulfilling a certain instrumental role. Justice
and efficacy, then, are probably the most common relational others to law. For example,
it is common to say that the law should further a certain understanding of distributive
justice – this is the view preferred by philosophers such as John Rawls and Ronald
Dworkin. Others have argued for the efficacy of the law as with the law-and-economics
approach most famously championed by Judges Frank Easterbrook and Richard Posner.
This paper argues for a radically different understanding of the law, as it explains why
the law should indeed be autonomous. The question, however, is not whether the law is
actually autonomous or not – it is obviously not, as the law is too often the plaything of
various lawgivers. The real question is the following – do we want to be autonomous, as
individuals? The answer is obviously yes, individual freedom being a universal value,
and therefore, this paper argues, the law should also be autonomous. There is, as we will
1 Doctorat d’État in Legal Science at University Paris 2 – France. Professor at the Faculté de Droit –
Université Laval /Canada.
2 Ph.D. in political studies, Queen`s University. Post-Doctoral Fellow-in-Residence at Harvard University.
Autores convidados
Recebimento em 27/06/2017
Aceito em 07/07/2017
Recebido em 28/09/2017
Aprovado em 23/01/2018
1 INTRODUÇÃO
A Constituição Federal de 88 inaugurou o welfare state na realidade do Brasil,
estabelecendo muitos direitos essenciais à preservação da dignidade humana. O direito à
saúde está previsto na Constituição de 1988 como direito social dos cidadãos brasileiros,
porém, a implementação da proteção da saúde por parte do Poder público padece de muitos
problemas, o que incentiva os administrados a buscarem o Poder Judiciário para verem
corporificados seus direitos. Neste sentido a temática deste estudo aborda a judicialização do
direito à saúde no Brasil.
A importância do desenvolvimento de estudos nesta seara se justifica pela imbricada
relação entre sociedade e Constituição. Ao passo em que a Constituição garante direitos aos
indivíduos, estes direitos por sua vez, em sua eficácia ou ineficácia afetam diretamente o
desenvolvimento social positivo e digno. No contexto da judicialização da saúde
divergência entre realidade constitucional e realidade social, o que deve ser analisado pela
ciência jurídica com intuito de maximizar a efetivação material da Constituição impactando
proficuamente no desenvolvimento social digno e sustentável, respeitando os limites da
democracia.
A problemática da pesquisa se volta para a resposta das seguintes indagações: Como
caracterizar a política pública de saúde? O que gera o deslocamento das decisões em políticas
públicas de saúde dos Poderes democraticamente legitimados para o Judiciário? Como deve
atuar o Poder Judiciário – diante da gigantesca judicialização – para institucionalizar o Estado
Democrático de Direito Social?
Constitui objetivo primordial deste texto analisar as particularidades do direito à saúde
em sede de políticas públicas e o fenômeno da judicialização, caracterizando a política
pública brasileira de saúde, a relação entre ineficiência e justiciabilidade de direitos e abordar
criticamente o comportamento do Poder Judiciário.
A metodologia utilizada é predominantemente qualitativa buscando compreender o
fenômeno da judicialização da saúde e a confusão entre a Política e o Direito, se aproveitando
também de breves considerações quantitativas para reforçar o pensamento desenvolvido no
campo teórico. Conta com técnica de pesquisa bibliográfica, discutindo o tema abordado a
partir de doutrina de referência e especializada. E, também, com técnica de análise
Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife, vol.89, n.02, jul.-dez. 2017
! 185
4
Volume 89, número 01, jan-jun. 2017
Why Individual Freedom and the Autonomy of Law
Stand or Fall Together
Bjarne Melkevik1
Åsbjørn Melkevik2
1 Two Kinds of Autonomy – Legal and Individual
There is, in legal philosophy, an ongoing debate about the autonomy of law, that
is, about the extent to which law is distinguishable from some other phenomena. The
dominant views, today, all understand law as fulfilling a certain instrumental role. Justice
and efficacy, then, are probably the most common relational others to law. For example,
it is common to say that the law should further a certain understanding of distributive
justice – this is the view preferred by philosophers such as John Rawls and Ronald
Dworkin. Others have argued for the efficacy of the law as with the law-and-economics
approach most famously championed by Judges Frank Easterbrook and Richard Posner.
This paper argues for a radically different understanding of the law, as it explains why
the law should indeed be autonomous. The question, however, is not whether the law is
actually autonomous or not – it is obviously not, as the law is too often the plaything of
various lawgivers. The real question is the following – do we want to be autonomous, as
individuals? The answer is obviously yes, individual freedom being a universal value,
and therefore, this paper argues, the law should also be autonomous. There is, as we will
1 Doctorat d’État in Legal Science at University Paris 2 – France. Professor at the Faculté de Droit –
Université Laval /Canada.
2 Ph.D. in political studies, Queen`s University. Post-Doctoral Fellow-in-Residence at Harvard University.
Autores convidados
Recebimento em 27/06/2017
Aceito em 07/07/2017

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT