Rubem Fonseca e o selo do terror

AutorGabriel Domício Medeiros Moura Freitas
CargoUFPB/CNPq
Páginas51-67
http://dx.doi.org/10.5007/1984-784X.2014v14n21p51
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|boletim de pesquisa nelic, florianópolis, v. 14, n. 21, p. 51-67, 2014|
RUBEM FONSECA E O SELO DO TERROR
Gabriel Domício Medeiros Moura Freitas
UFPB/CNPq
RESUMO: Em 1969, o conto “O quarto selo (Fragmento)”, de Rubem Fonseca, é publicado no livro de con-
tos intitulado Lúcia McCartney. Esta narrativa surge um ano depois da publicação do Ato Institucional nº 5
(AI-5), o qual representou a potencialização do autoritarismo estatal no Brasil. Neste sentido, a relação en-
tre tal circunstância histórica e o referido texto literário é considerada em nossa análise. A propósito, consi-
deramos a inspiração relativa ao Apocalipse bíblico para a composição da respectiva trama, bem como os
possíveis significados simbólicos decorrentes ali configurados. Assim, o terror e a brutalidade esteticamente
representados podem ser entendidos em dois sentidos: uma sutil denúncia contra as práticas autoritárias
estatais então vigentes; além disto, estas representações surgem como uma profecia distópica. Por outro
lado, os momentos de ruptura da causalidade presentes na produção literária também são discutidos. Logo,
eles são analisados segundo as relações entre forma e conteúdo artisticamente configuradas.
PALAVRAS-CHAVE: Rubem Fonseca. Conto. Ditadura.
RUBEM FONSECA AND THE SEAL OF TERROR
ABSTRACT: In 1969, the tale “O quarto selo (Fragmento)”, by Brazilian writer Rubem Fonseca, is published
in a book entitled Lúcia McCartney. That story appears one year after the Institutional Act Number 5 (AI-5)
publication, which represented the increase of government authoritarianism in Brazil. So, the relation among
this historical circumstance and that narrative is taken into consideration in our analysis. For instance, we
consider the Apocalypse an inspiration in this literary composition and the possible symbolical meanings
configured there. In this context, the terror and brutality aesthetically represented can be understood as a
subtle denounce against state authoritarian practices then figured and a dystopia prophecy. Furthermore, the
moments of causality ruptures in that plot are also discussed. In this sense, they are analyzed according to
the relation among form and constituted literary content.
KEYWORDS: Rubem Fonseca. Tale. Dictatorship.
Gabriel Domício Medeiros Moura Freitas |gabrielmoura@msn.com| é mestre em Letras e pesqui-
sador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Estudos de Literatura e Sociedade Contemporânea da
Universidade Federal da Paraíba.
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|boletim de pesquisa nelic, florianópolis, v. 14, n. 21, p. 51-67, 2014|
RUBEM FONSECA E O SELO DO TERROR
Gabriel Domício Medeiros Moura Freitas
APRESENTAÇÃO
Desde sua estreia literária (Os prisioneiros, 1963), as narrativas de Rubem
Fonseca são caracterizadas por apresentar situações bastante explícitas tanto
de violência quanto referentes à sexualidade humana. A primeira obra deste
escritor publicada durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) foi o
livro de contos A coleira do cão (1965). Curiosamente, a censura somente
decidiu investir contra uma de suas obras em 1976, proibindo a circulação de
Feliz ano novo, publicado no ano anterior. Os efeitos desta proibição são tão
severos que eles somente serão revogados quatro anos após a redemocratiza-
ção ocorrer no Brasil.
Assim, um conto como “O quarto selo (Fragmento)” não ter sofrido qual-
quer censura pelo poder autoritário de então desperta atenção. Esta narrativa,
desenvolvida no contexto distópico de um futuro próximo, está relacionada
com o momento histórico de exacerbação do autoritarismo brasileiro então
vigente. Possivelmente, a natureza profética e prospectiva deste texto literá-
rio tenha sido um dos fatores que contribuíram no sentido de tal desatenção a
ele dirigida.
Neste sentido, analisaremos quais os possíveis efeitos de sentido relaciona-
dos a determinados momentos de ruptura de causalidade na trama deste
conto. Para este fim, verificaremos as possibilidades de articulação destes
procedimentos estéticos com as representações literárias do contexto sócio-
político então vigente.
O SELO DO TERROR ESTÁ ABERTO
“O quarto selo (Fragmento)” foi publicado no livro Lúcia McCartney1 em
1 FONSECA, Rubem. O quarto selo (Fragmento ). In: Contos reunidos. Org. Boris Schnaiderman. São
Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 261-269. Os trechos citados serão referenciados entre
parênteses após as citações.

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