Ambientes restauradores no trânsito: variabilidade da freqüência cardíaca e tempo de reação

AutorAdilson André Martins Monte - Jéferson Passig - Emílio Takase - Ariane Kuhnen Ariane Kuhnen
CargoDoutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina - Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina - Doutor em Psicologia Experimental, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina - Doutora em Ciências ...
Páginas101-116
Revista de Ciências Humanas - Florianópolis - Volume 45, Número 1 - p. 101-116- Abril de 2011
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* Environments restorers in traffic: heart rate variability and reaction time
1 Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina,
(adilsomonte@gmail.com).
2 Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina,
(jpassig@bol.com.br).
3 Doutor em Psicologia Experimental, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia,
Universidade Federal de Santa Catarina.
4 Doutora em Ciências Humanas, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Univer-
sidade Federal de Santa Catarina. Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa
Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Laboratório de
Psicologia Ambiental, Florianópolis, SC, 88040-970.
Ambientes restauradores no trânsito: variabilidade da
freqüência cardíaca e tempo de reação*
Adilson André Martins Monte1
Jéferson Passig2
Emílio Takase3
Ariane Kuhnen4
Universidade Federal de Santa Catarina
Neste trabalho investigou-se a aplica-
ção da variabilidade da freqüência cardíaca
(VFC) para a monitorização e gravação dos
estados de excitação autonômica de um mo-
torista em uma viagem interestadual de 725
km. O sinal de VFC é usado como uma ferra-
menta para a avaliação do sistema nervoso
no controle da freqüência cardíaca. Levaram-
se em consideração as variáveis ambientais
decorrentes desta tarefa. Em cinco momen-
tos distintos da viagem foram medidos os
sinais R-R da freqüência ventricular (interva-
lo entre duas ondas R corresponde à freqüên-
cia de despolarização ventricular) e realiza-
dos teste de tempo de reação do motorista.
Os resultados expressaram fortes correlações
entre as variáveis de baixa freqüência da va-
riabilidade da freqüência cardíaca (LF) e alta
freqüência da variabilidade da freqüência
cardíaca (HF) com o tempo de reação, o q ue
indica a necessidade de investir numa pos-
sível monitoração contínua da VFC do mo-
torista como indicador da sua condição
de dirigir. Ferramenta que colaboraria na
prevenção contra acidentes de trânsito.
This work investigated the appli-
cation of heart rate variability (HRV) for
monitoring and recording the states of
autonomic arousal of a driver in inters-
tate travel a 725 km away. The HRV sig-
nal is used as a tool for assessing the
performance of the nervous system in
heart rate control. They took into ac-
count environmental variables resulting
from this task. At five different moments
of the trip were measured signals R-R of
ventricular rate (interval between two R
waves matches the frequency of ventri-
cular depolarization) and simultaneous-
ly performed a reaction time test driver.
The results expressed strong correlati-
ons among the low-frequency heart
rate variability (LF – Low Frequency)
and high frequency heart rate variabi-
lity (HF – High Frequency) with the
reaction time, which indicates the need
to invest in a possible continuous moni-
toring of HRV the driver as an indicator
of his condition to drive. Tool that would
work in preventing traffic accidents.
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UMANAS
Revista de Ciências
H
Revista de Ciências Humanas - Florianópolis - Volume 45, Número 1 - p. 101-116- Abril de 2011
Sugere-se a utilização de ambientes restau-
radores nas estradas a fim de evitar aciden-
tes desse gênero.
Palavras-chave: Psicologia Ambiental – Am-
bientes restauradores – Trânsito – Variabilida-
de de freqüência cardíaca – Tempo de reação
We suggest the use of restorative envi-
ronments on the road to avoid accidents
of this kind.
Keywords: Environmental Psychology –
Restorative environments – Traffic – He-
art rate variability – Reaction time
1. Introdução
Este artigo relaciona quatro temas distintos e específicos: trânsito,
ambientes restauradores, variabilidade da freqüência cardíaca e seus
componentes e o tempo de reação. E podem se correlacionar na medida em
que podem dar indicações de como melhorar o uso das estradas, que atual-
mente se tornaram sinônimas de perigo a todos que as utilizam. Assim, dar
ênfase a estas questões é procurar ultrapassar as demarcações teóricas, bus-
cando indicar medidas que desdobrem em resultados efetivos.
1.1. O trânsito
Dados fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal Brasileira mostram que
mais de 90% dos acidentes são causados por erros humanos associados a
cansaço, distração, imprudência e estresse. O ambiente propiciado pelo ato de
dirigir também influencia fortemente o comportamento o motorista. “Os engar-
rafamentos estimulam comportamentos de raiva e agressividade que, por sua
vez, se associam ao comportamento infrator de trânsito”, alerta o psicólogo
Fábio Henrique Vieira de Cristo Silva em entrevista para o Jornal da Universi-
dade (Março, Ano XII, Número 116, UFRGS).
Em um estudo que procurou investigar a relação entre comportamentos
inadequados de motoristas de ônibus no Distrito Federal, Abelardo Vinagre da
Silva na sua dissertação de mestrado defendida na UnB em fevereiro de 2008
após observações sistemáticas durante 73 viagens urbanas realizadas por um
mesmo motorista indicaram uma correlação positiva entre a freqüência de com-
portamentos inadequados e o tempo despendido nas viagens (GÜNTHER, 2004).
Segundo Rocha (2005; p. 15): “a engenharia tem fornecido aos veículos
formidáveis avanços tecnológicos e equipado as vias com sofisticados recur-
sos” (onde os governos permitem), com a preocupação de proporcionar melho-
res condições de fluxo e segurança da crescente frota de veículos e dos usuá-
rios do trânsito. Por outro lado, a reflexão em torno dos erros e violações no
trânsito e das variáveis que os antecedem, determinam ou influenciam, vêm
ganhando maior dimensão nos debates entre os estudiosos.

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