Religião e religiosidade em transformações - dilemas metodológicos
Autor | Renata Siuda Ambroziak |
Cargo | Professora no Centro dos Estudos Latino-Americanos e vice diretora do Instituto das Americas e Europa da Universidade de Varsóvia (CESLA), Polônia |
Páginas | 4-23 |
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2017v24n37p4
Religião e religiosidade em transformações – dilemas
metodológicos
Religion and religiosity in transformations – methodological
dilemmas
Renata Siuda-Ambroziak*
Resumo: No artigo a autora tenta provar que as tradicionais ferramentas de
pesquisa já não chegam para investigar os fenômenos religiosos contemporâneos,
qual tem muitos concorrentes, perdendo sua credibilidade em termos de ser
a religião a única fonte do sentido e da moralidade. Portanto são necessárias
novas teorias e novas teses, ou até mesmo uma viragem paradigmática que
coloque novas questões acerca do que se passa com a religião numa realidade
Palavras-chave:
transformações
*Professora no Centro dos Estudos Latino-Americanos e vice-diretora do Instituto das Americas
uw.edu.pl
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Revista Esboços, Florianópolis, v. 24, n. 37, p.4-23, ago. 2017.
Abstract: In the article, the author attempts to prove that traditional research
tools are no longer useful to investigate contemporary religious phenomena,
lose their credibility in terms of being the only source of sense and morality.
Therefore, new theories and new theses, or even a paradigm shift, are necessary
inconstant and variable reality.
Keywords: Religion, religiosity; secularization; post-modernism;
transformations
Hoje em dia se fala muito sobre a secularização de nossa
sociedade. É justo no sentido de a religião se retirar para
a esfera privada. Mas ela não desaparece, tão somente
muda sua forma e, através dela, a sua interna essência.
Para quem esteja observando o atual mercado da religião
em funcionamento, pode enxergar sua presença tanto na
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Introdução
esquemas do pensamento clássico não permitem colocar questões acerca das
suas transformações e previsões para o futuro. Portanto são necessárias novas
teorias e novas teses, ou até mesmo uma viragem paradigmática que coloque
pelas Igrejas tradicionais, cujos membros cada vez mais tendem a escolher,
experiência religiosa, enquanto que a identidade religiosa está em constante
dispersão e desintegração. A cultura religiosa do mundo contemporâneo fala
abranger a ordem religiosa estabelecida e as Igrejas universais. É inevitável
a pergunta como hoje em dia se pode investigar a realidade religiosa, o que
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