Reflexões acerca da educação continuada em catalogação descritiva: um estudo em bibliotecas universitárias

AutorFabiano Ferreira de Castro - Sandra Vieira Santos
CargoUniversidade Federal de São Carlos - Universidade Federal de Sergipe
Páginas109-131
109
v. 20, n. 42, 2015
p. 109-131
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de bibliotecono mia e ciência da informação, v. 20, n. 42, p.
109-131, jan./abr., 2015. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924 .2015v20n42p109
Reflexões acerca da educação continuada em catalogação
descritiva: um estudo em bibliotecas universitárias
Reflections about continued education in descriptive
cataloging: a study in university libraries
Fabiano Ferreira de Castro
Universidade Federal de São Carlos
fabianocastro.ufscar@gmail.com
Sandra Vieira Santos
Universidade Federal de Sergipe
sandra.ufs@hotmail.com
Resumo
A atividade de catalogação nas bibliotecas sempre evoluiu conforme as tecnologias
utilizadas em cada época. Nas bibliotecas universitárias, o uso dos catálogos online
permite melhor qualidade e celeridade na organização das informações. Para o
bibliotecário responsável por essa atividade é fundamental acompanhar essas
atualizações de forma a garantir a padronização no processo da descrição
bibliográfica e de seus pontos de acesso. Verifica-se, no cenário atual, que o mercado
de trabalho vem exigindo profissionais atualizados, impulsionando ao
desenvolvimento da Educação Continuada. Nesse contexto, a pesquisa busca estudar
a Educação Continuada em Catalogação Descritiva desenvolvida em Sergipe, no
período de dez anos na esfera das bibliotecas universitárias públicas e privadas, com
os objetivos de verificar a importância da Educação Continuada na Catalogação
Descritiva, seus benefícios para o bibliotecário e sua influência na qualidade do
Tratamento Descritivo da Informação (TDI). A metodologia caracteriza-se por ser
descritiva e exploratória, a fim de buscar conhecimento teórico e empírico acerca do
tema, utilizando-se da aplicação de questionário e o levantamento documental, para
identificar e caracterizar o perfil do bibliotecário sergipano e suas necessidades de
educação continuada. A análise dos resultados evidenciou que os bibliotecários e os
órgãos de classe não reconhecem de forma efetiva a necessidade da Educação
Continuada na Catalogação Descritiva, o que nos levou a definir que se faz necessária
a união das organizações, dos órgãos de classe e das instituições de ensino, na
criação de medidas que visem à promoção e à participação nesse processo. Assim,
recomenda-se a proposta de criação e de desenvolvimento de um curso lato sensu
que sustente e promova ações efetivas para a educação continuada dos
bibliotecários no estado de Sergipe.
Palavras-chave: Catalogação Descritiva. Educação Continuada do bibliotecário.
Bibliotecas Universitárias. Informação e Tecnologia.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ENSAIO
Recebido em:
17/10/2014
Aceito em:
01/04/2015
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Abstract
The activity of cataloging always improved along the technologies used through
each time. In college libraries, the use of online catalogs allows the quality and
celerity on information organization. To the librarian responsible for this activity is
fundamental to follow these new changes in order to assure the standardization on
the process of bibliographical description and its access points. It is verified on the
current scenario, that the market has demanded updated professionals, moving
towards the development of Continued Education. On that context, the research
seeks to study the Continued Education in Descriptive Cataloging in Sergipe, in a
window of ten years on the field of both private and public university libraries, with
the aim at verifying the importance of Continued Education on Cataloging, its
benefits to librarian and influences over the Descriptive Treatment of Information
(DTI) quality. The methodology is characterized for being descriptive and
explanatory, in order to seek for theoretical and empirical knowledge about the
theme, running a questioner and documental making, to identify and make a profile
of the librarian from Sergipe and its needs of continued education. The analysis of
results showed that the librarians and class organizations do not recognize in an
effective way the need of continued education on descriptive cataloging, which took
us to define that is necessary the union of the organi zations, and educational
institutions, on creating legislations that seek the participation on this process.
Therefore, it is recommended the proposal on creation and development of a latu
sensu course that support and promote the effective actions for the continued
education of the librarians in the State of Sergipe.
Keywords: Descriptive Cataloging. Continued Education of Librarians. University
Libraries. Information and Technology.
1 INTRODUÇÃO
Marcada pelo fluxo crescente da produção bibliográfica, nossa
sociedade é cada vez mais impulsionada a buscar por uma informação
filtrada e de acesso rápido. Essa tendência afeta, sobretudo, aos ambientes
informacionais representados pelas bibliotecas, que responsáveis por
permitir esse acesso procuram readaptar seus espaços, no intuito de prestar
um melhor serviço que atenda as necessidades dos usuários.
A Catalogação Descritiva1ou Representação Descritiva, nesse
contexto, desde os primeiros resquícios de necessi dade de recuperação de
informação, visa à codificação dos dados sobre a forma e o conteúdo dos
recursos informacionais, para a recuperação da informação pelo usuário. Por
meio de padrões internacionais são estabelecidas as regras no
desenvolvimento da catalogação, sendo aperfeiçoadas conforme a inserção
de novas tecnologias e novos formatos para o armazenamento dos dados
bibliográficos e catalográficos.
O bibliotecário enquanto profissional responsável por exercer essa
atividade deve estar atento para acompanhar as atualizações da catalogação,
e a Educação Continuada, na modalidade de eventos , pesquisas, reuniões
associativas, ou cursos de atualização, dentre outras, é uma boa alternativa,
pois possibilita ao profissional manter-se atualizado e melhorar a qualidade
na realização da representação descritiva da informação. Diante do exposto o
1 Catalogação Descritiva ou Representação Descritiva é a terminologia empregada para
caracterizar a descrição (forma e conteúdo) dos recursos bibliográficos em ambientes
informacionais convencionais ou digitais.

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