Política pública de destruição do emprego - traços recorrentes da atual fase cultural, política e econômica do capitalismo

AutorMauricio Godinho Delgado
Páginas69-71

Page 69

O concertamento das políticas públicas de desvalorização do trabalho e do emprego no capitalismo ocidental das últimas décadas estrutura-se a partir

Page 70

do alcance da hegemonia cultural, política e econômica pela matriz neoliberal (ou ultraliberal) de pensamento nos países ocidentais.

Não obstante essa hegemonia tenha várias faces e projeções, torna-se muito claro que todas elas produzem fortes impactos no tocante à reversão do primado do trabalho e do emprego que carac terizou a civilização ocidental durante o período europeu e norte-americano de primazia do Estado de Bem-Estar Social (1945 até meados dos anos 1970).

A análise dessa verdadeira política pública multidimensional direcionada à destruição do emprego e à desvalorização do próprio trabalho no capitalismo contemporâneo passa, desse modo, pelo estudo do processo de construção da hegemonia neoliberal no últi mo quartel do século xx no mundo ocidental.

1. Hegemonia ultraliberal na Virada dos Séculos XX e XXi - síntese

A hegemonia da matriz neoliberal de gestão do Estado e da sociedade capitalistas pode ser bem sintetizada em três principais dimensões: cultural, política e econômica.

É evidente que tais dimensões tendem a ocorrer conjugadamente no tempo e no espaço, embora com pesos e facetas natu ralmente diferenciados quanto a cada uma delas segundo a realidade histórica de cada país. Apesar disso, podem ser identificadas, em linhas gerais, a partir das características a seguir explicitadas.

A construção cultural dessa hegemonia realiza-se, essencialmente, em torno de dois grandes processos.

Em primeiro lugar, por meio da formatação e generalização de um suposto pensamento econômico único, de caráter ultraliberal. Em segundo lugar, por meio da fragmentação de parte relevante do pensamento crítico ao capitalismo ou, pelo menos, crítico ao mode lo laissez-faire capitalista.

A construção política da hegemonia neoliberal realiza-se também em torno de dois grandes processos.

De um lado, por meio de vitórias político-eleitorais relevantes e de longo curso temporal, em países líderes do capitalismo ocidental, a partir de fins dos anos 1970 e década de 1980. Por outro lado, mediante o desaparecimento ou, pelo menos, a debilitação dos contrapontos políticos consistentes externos e internos ao sistema capitalista ocidental, como um todo.

Já a construção econômica dessa hegemonia realiza-se mediante um...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT