Plural de modéstia e majestade

AutorMaria Tereza de Queiroz Piacentini
CargoLicenciada em letras e mestre em educação pela UFSC
Páginas270-270

Page 270

O que é plural majestático? Em poucas palavras, é o emprego da 1ª pessoa do plural no lugar da 1ª pessoa do singular. Significa dizer "(Nós) queremos manifestar nossa satisfação" em vez de "(Eu) quero manifestar minha satisfação".

Os antigos reis de Portugal adotaram a fórmula "Nós, el-rei, fazemos saber..." procurando, num estilo de modéstia, diminuir a distância que os separava do povo. Até que no início do século 16, com D. João III, aparece o absolutismo real e a consequente mudança da fórmula para a 1ª pessoa: "Eu, el-rei, faço saber que..." Entretanto os altos prelados da Igreja continuavam a usar o pronome nós como um tratamento de humildade e solidariedade com os fiéis. Só que, crescendo a Igreja em poder e bens temporais, aquele plural começou a dar a impressão não de modéstia, mas sim de grandeza e majestade. Daí o nome "plural majestático".

Sua outra denominação é "plural de modéstia". Ainda o utilizam escritores, oradores e políticos, que dessa forma pretendem fundirse em simpatia com seus leitores, ouvintes e correligionários, parecendo com eles compartilhar suas ideias e afastando qualquer noção de importância pessoal, vaidade e orgulho.

Mas veja bem: não é necessário que numa correspondência formal ou num discurso o redator tenha de usar a 1ª pessoa do plural para "não ficar mal". De modo algum! Desde que ele esteja falando em seu próprio nome e não no de uma coletividade ou da empresa como um todo, é natural que se expresse na primeira pessoa do singular:

Venho transmitir-lhe meus cumprimentos...

No momento em que agradeço sua gentileza...

Solicito pois a colaboração de todos...

Tenho a certeza do seu empenho...

Recebam a minha gratidão...

Minha intenção é dar o melhor de mim pela comunidade.

Quando, porém, prefere usar o plural majestático - o que é incomum hoje em dia, podendo até causar estranheza no pessoal mais jovem -, o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT