Gestão ambiental: uma perspectiva sobre a responsabilidade socioambiental nas empresas

AutorTânia Brum della Rosa
CargoaUniversidade Norte do Paraná, PR - Brasil
Páginas255-258
255
UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v. 14, n. 2, p. 255-258, Set. 2013.
DELLA ROSA, T.B.
Tânia Brum Della Rosaa*
Resumo
A conjuntura econômica nacional e internacional aponta para a necessidade de se estabelecer um novo cenário mundial, o de sustentabilidade.
Este cenário pode ser entendido como o fruto de uma preocupação geral, seja por parte das pessoas, dos órgãos públicos ou das empresas em
relação às questões ambientais e aos visíveis danos causados pelo homem em suas atividades produtivas. Diante do exposto, este trabalho teve
como objetivo demonstrar a importância da gestão ambiental no ambiente corporativo, considerando que as empresas, como consumidoras de
recursos naturais, têm o dever de ressarcir a sociedade pelo dano causado, seja em relação aos materiais consumidos ou às consequências de
seus processos produtivos. Desta forma, a gestão ambiental constitui-se uma ferramenta capaz de auxiliar a empresa na busca por estratégias que
minimizem os impactos ambientais de seus processos e produtos.
Palavras-chave: Gestão Ambiental. Administração. Responsabilidade Socioambiental.
Abstract
The current economic national and international conjuncture points to the necessity of establishing a new world-wide scene: a sustainable
one. This scene may be understood as the fruit of general concern, either on the part of people, public agencies or the companies, regarding
environmental issues and the visible damage caused by men on their productive activities. Towards what was exposed, this work aimed to
demonstrate the importance of environmental management in the corporative environment, considering that companies, as consumers of
natural resources, have the duty of repaying society for the damage they cause, either concerning consumed materials or the consequences
of their productive processes. Thus, environmental management consists of a tool able to assist the company in its search for strategies that
minimize environmental impacts of its processes and products.
Keywords: Environmental Management. Administration. Environmental Responsibility.
Gestão Ambiental: Uma Perspectiva Sobre a Responsabilidade Socioambiental nas Empresas
Environmental Management: a Perspective on Environmental Responsibility on Business
ARTIGO DE REVISÃO / REVIEW ARTICLE
aUniversidade Norte do Paraná, PR, Brasil
*E-mail: taniadellarosa@hotmail.com
1 Introdução
O presente artigo tem como proposta apresentar a Gestão
Ambiental, numa perspectiva das empresas, tendo como
objetivo principal, buscar informações necessárias para
entender como se posicionam os empresários, bem como a
política ambiental, por meio de autores que versam sobre o
tema.
No passado, o que tornava uma empresa competitiva
eram, basicamente, seus produtos e os preços praticados. Logo
depois, quando a concorrência começou a aumentar, passou-
se a dar mais importância para a qualidade de seus produtos
e serviços. Hoje, a competitividade de uma empresa depende
de diversos fatores, além de bons produtos, preços adequados
e serviços excelentes, os consumidores passaram a analisar
também a postura das empresas em relação às causas sociais,
despertando-se assim, por parte das empresas, o interesse pela
responsabilidade social e ambiental.
A responsabilidade social refere-se à ética como base nas ações
com todos os públicos com os quais a organização pode interagir,
os seus stakeholders (clientes, funcionários, fornecedores,
acionistas, governo, sociedade, meio ambiente) (MOREIRA,
2002, p.35).
A partir dessa tendência, diversas atitudes passaram a ser
tomadas pelas empresas com o intuito de conquistar o respeito
e a admiração dos consumidores e clientes. Fabricar produtos
ou prestar serviços que não degradem o meio ambiente,
promover a inclusão social e participar do desenvolvimento da
comunidade de que fazem parte, são algumas das iniciativas
adotadas pelas empresas brasileiras. Estas atitudes já são
vistas como diferenciais cada vez mais importantes para as
empresas na conquista de novos consumidores ou clientes.
Nesse contexto, a gestão ambiental surge não apenas como
uma oportunidade de diferenciação competitiva, mas também
como um posicionamento ético, visto que a empresa passa a
reconhecer e buscar soluções para a degradação ambiental
gerada em seus processos produtivos.
2 Desenvolvimento
2.1 Gestão ambiental
A gestão ambiental pode ser entendida como a
administração voltada para as metas ambientais, ou seja, é
o posicionamento e a atuação da empresa que expressa seu
compromisso com a sociedade e principalmente com o meio

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