Open-book accounting no relacionamento entre comprador e fornecedor no setor agroindustrial

AutorAnderson Martins Cardoso - Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr - Rosimeire Pimentel Gonzaga - Sérgio Lemos Duarte
CargoMestre em Contabilidade e Controladoria (UFU) - Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA (USP) - Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA (USP) - Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA (USP)
Páginas33-53
33
Artigo
Original
Artigo
Original
Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 17, n. 44, p. 33-53, jul./set., 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DOI : https://doi.org/10.5007/2175-8069.2020v17n44p33
Open-book accounting no relacionamento entre comprador e
fornecedor no setor agroindustrial
Open-book accounting in the buyer and supplier relationship in the agro-industrial sector
Open-book accounting en la relación entre comprador y proveedor en el sector agroindustrial
Anderson Martins Cardoso
Mestre em Contabilidade e Controladoria (UFU)
Servidor da Prefeitura Municipal de Uberlândia/MG, Brasil
andersonmar@yahoo.com.br
https://orcid.org/0000-0003-4162-8104
Rosimeire Pimentel Gonzaga
Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA (USP)
Professora Adjunta do Departamento de
Ciências Contábeis e do
Programa de Pós-Graduação em Ciências
Contábeis (UFES), Vitória/ES, Brasil
ropgonzaga@gmail.com
https://orcid.org/0000-0003-4889-1482
Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr*
Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA (USP)
Professora Adjunta do Curso de Ciências Contábeis e do Programa de
Pós-Graduação em Ciências Contábeis (UFU), Uberlândia/MG, Brasil
larafehr@ufu.br
https://orcid.org/0000-0001-9991-2613
Sérgio Lemos Duarte
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA (USP)
Professor Adjunto do Curso de Ciências Contábeis e do
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (UFU),
Uberlândia/MG, Brasil
sergiold@ufu.br
https://orcid.org/0000-0002-8725-1552
Endereço do contato principal para correspondência*
Av Geraldo Abrão, 611, Bairro Jardim Inconfidência, CEP: 38411-229 - Uberlândia/MG, Brasil
Resumo
Objetivou-se identificar como o OBA (Open-Book Accounting) é praticado no relacionamento entre uma
empresa agroindustrial e um de seus fornecedores diretos, na perspectiva da ECT (Economia dos Custos de
Transação). Trata-se de estudo de caso único e díade. Empregaram-se entrevistas semiestruturadas, análise
documental e observação direta para coleta dos dados e análise de conteúdo para análise. Verificou-se que
o OBA é aplicado bilateralmente, com detalhamento amplo de informações pelo fornecedor, e estreito e
eventual pela compradora. Sua aplicação não foi imposta e emergiu pela confiança e benefícios mútuos
estabelecidos, ampliação de negócios conjuntos e contrato exclusivo de fornecimento. No caso específico da
empresa compradora, o propósito principal do OBA é apoiar o TCO (Total Cost of Ownership), empregado
para seleção e (re)negociação com fornecedores. Conclui-se que o compartilhamento consensual de
informações, prevendo benefícios mútuos, aumenta a disposição ao OBA e as chances de identificação de
oportunidades de redução de custos.
Palavras-chave: Gestão de Custos Interorganizacionais; Open-book Accounting; Economia dos Custos de
Transação; Agroindústria
Abstract
The objective of this research was to identify how the OBA (Open-Book Accounting) is practiced in the
relationship between an agroindustrial company and one of its direct suppliers, from the TCE (Transaction
Cost Economics) perspective. This is a unique case study, employing a dyad approach. For data collection,
semi-structured interviews, document analysis and direct observation were used. Data analysis was performed
through content analysis. The results evidenced that the OBA is applied bilaterally, with a high level of detailing
information by the supplier, and eventually at a low level of detail from the buyer. The process of sharing
information through the OBA emerged from the moment the trust, benefit forecasting, opportunities for joint
business expansion and exclusive supply contract were established. The main application of the OBA is to
support the TCO (Total Cost of Ownership) used for the selection and (re)negotiation with the. It was concluded
that the usage of the OBA increases the amount of consensual information sharing and also the chances of
identifying opportunities of cost reduction.
Keywords: Management of Interorganizational Costs; Open-book Accounting; Transaction Cost Economics;
Agro-industry
Open-book accounting no relacionamento entre comprador e for necedor no setor agroindustrial
34
Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 17, n. 44, p. 33-53, jul./set., 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DOI : https://doi.org/10.5007/2175-8069.2020v17n44p33
Resumen
Esta investigación objetivó identificar cómo el OBA (Open-Book Accounting) es practicado entre una empresa
agroindustrial y uno de sus proveedores directos, en la perspectiva de la ECT (Economía de los Costos de
Transacción). Se trata de un estudio de caso único, desde el enfoque de la deuda. Se emplearon entrevistas
semiestructuradas, análisis documental y observación directa para la recolección de datos y el análisis de
contenido para el análisis. Se verificó que el OBA se aplica bilateralmente, con informaciones ampliamente
detalladas por el proveedor, y estrecha y eventual por la compradora. Su aplicación no fue impuesta y surgió
por la confianza establecida, previsión de beneficios, oportunidades de ampliación de negocios conjuntos y
contrato exclusivo de suministro. El propósito principal de la aplicación del OBA es apoyar al TCO (Costo total
de propiedad), empleado para selección y (re)negociación con proveedores. Se concluyó que el compartir
consensuado de informaciones, previendo beneficios mutuos, aumenta la disposición al uso del OBA y las
posibilidades de identificación de oportunidades de reducción de costos.
Palabras clave: Gestión de Costos Interorganizacionales, Economía de los Costos de Transacción;
Agroindustrial
1 Introdução
O ambiente de negócios tem vivido transformações na tentativa de acompanhar a evolução da
sociedade e dos meios de produção capitalista, ultrapassando os limites definidos pela teoria econômica
clássica (ZYLBERSZTAJN; SZTAJN, 2005). Nesse sentido, as relações interorganizacionais entre parceiros
de negócios têm se tornado mais frequentes, principalmente a partir dos anos 90, quando novas teorias
institucionais e organizacionais começaram a ser largamente difundidas no ambiente corporativo (PECI,
1999). Percebida essa tendência, começou-se a considerar a importância de estender o domínio da
Contabilidade de Custos, para além das fronteiras da empresa. É nesse cenário que se insere a Gestão de
Custos Interorganizacionais (GCI), cujo um dos objetivos é viabilizar a troca de informações para a otimização
dos custos e o gerenciamento das atividades ao longo da cadeia de valor (AGNDAL; NILSSON, 2009), e o
Open-book Accounting (OBA), que é o processo de compartilhamento de informações relativas a custos,
processos e/ou atividades, entre partes em um relacionamento (FEHR; ROCHA, 2018).
A aplicação do OBA ocorre no contexto da GCI porque sua operacionalização requer o emprego de
um instrumento de gestão de custos que permita a otimização dos custos interorganizacionais e a criação
e/ou manutenção de vantagem competitiva (CAMACHO et al., 2014). O compartilhamento de informações
entre empresas serve para demonstrar comprometimento no relacionamento, fortalecer posição entre
concorrentes enquanto compradora ou fornecedora, entender as operações da outra empresa, empenhar-se
para otimização dos custos, etc. (KULMALA, 2002; KAJÜTER; KULMALA, 2005).
No entanto, Agndal e Nilsson (2010) verificaram que, na prática, o OBA é um processo muitas vezes
unilateral, no sentido do fornecedor para o comprador. As informações recebidas pelo comprador podem ser
usadas para adquirir conhecimento sobre processos e conduzir atividades conjuntas com parceiros, já que a
abertura de informações permite ao comprador apoiar o fornecedor na identificação de áreas críticas
(AGNDAL; NILSSON, 2008). Porém, as informações compartilhadas por vezes são usadas para forçar os
fornecedores a reduzirem os preços praticados (KAJÜTER; KULMALA, 2005), revelando o comportamento
oportunista do comprador (FEHR; ROCHA, 2018). Essa situação pode comprometer a aplicação do OBA e
afetar negativamente o relacionamento comprador-fornecedor.
Com base nos fundamentos da Economia dos Custos de Transação (ECT), pode-se afirmar que, de
um lado, o compartilhamento de informações de custos possui potencial para aumentar a eficiência da
transação por meio da redução de custos. Mas, de outro lado, o OBA unilateral, ao possibilitar o
comportamento oportunista dos compradores, devido à assimetria informacional, aumenta os riscos no
relacionamento e, consequentemente, os custos de transação (WILLIAMSON, 1985), principalmente os de
monitoramento (WINDOLPH; MOELLER, 2012), tornando-se necessário o estabelecimento de salvaguardas.
Para a ECT, a assimetria de informação afeta negativamente a transação e está relacionada com o
comportamento oportunista das partes, a incerteza relativa à transação, a frequência de ocorrência da
transação, a especificidade dos ativos investidos, a complexidade dos contratos, a racionalidade limitada dos
agentes e à necessidade de mecanismos de governança (WILLIAMSON, 1996). Os fatores preconizados pela
ECT apresentam-se, também, como potenciais influenciadores da aplicação do OBA e do relacionamento
desenvolvido entre comprador e fornecedor. Desse modo, a presente pesquisa pode contribuir ao corroborar
essa teoria.
Pesquisas têm investigado se as empresas estão adotando políticas de OBA para melhorar o
desempenho tanto de compradores quanto de fornecedores (KAJÜTER; KULMALA, 2005; KUMRA; AGNDAL;
NILSSON, 2012; GRAFTON; MUNDY, 2017; KOURTI, 2017; FEHR; ROCHA, 2018; LATUSEK; VLAAR, 2018;
CAGLIO, 2018), aumentar a eficiência da cadeia de suprimentos e, por conseguinte, reduzir os custos de
transação e operação. A aplicação do OBA unilateral pode ser explicada, em certa medida, pelo fato de o
comprador possuir, geralmente, maior poder sobre o fornecedor, tornando evidente a questão do desequilíbrio
de poder nesses relacionamentos (KULMALA, 2004).

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT