Percepções e experiências de participação cidadã de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro

AutorIrene Rizzini - Luciléia Pereira - Nisha Thapliyal
CargoPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância - Universidade de Maryland, EUA
Páginas164-177
164
Percepções e experiências de participação cidadã de
crianças e adolescentes no Rio de Janeiro
Irene Rizzini
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância
(CIESPI)
Nisha Thapliyal
Universidade de Maryland, EUA
Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a
Infância(CIESPI)
Percepções e experiências de participação cidadã de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro
Resumo: Este artigo discute os resultados de uma pesquisa desenvolvida com crianças e adolescentes sobre suas percepções e
experiências de participação, cidadania, direitos e responsabilidades1. O estudo foi conduzido em escolas públicas e privadas na cidade
do Rio de Janeiro, e realizado com crianças e adolescentes em situação de rua e do Movimento Sem-Terra (MST). A pesquisa abordou
questões relativas às dimensões sociais, econômicas e políticas, assim como, as percepções de gênero em relação aos direitos e à
participação. O estudo demonstrou que as crianças e os adolescentes apresentam uma noção ampla sobre participação e os demais
conceitos. E revelou também que estão conscientes de que os seus direitos são, com freqüência, ignorados e violados. Esta pesquisa é
parte de um estudo internacional realizado paralelamente em seis países e que abarcou a mesma temática e metodologia de trabalho.
Palavras-chave: direitos da criança, cidadania, participação.
Perceptions and Experiences of Citizen Participation of Children and Adolescents in Rio de Janeiro
Abstract: This article discusses the results of a study of children’s and adolescent’s perceptions and experiences with participation,
citizenship, rights and responsibilities. The study was conducted in public and private schools in the city of Rio de Janeiro and with
children and adolescents living on the streets and from the Landless Farmers Movement (MST). The study addressed questions related
to social, economic and political issues as well as perception of gender in relation to rights and participation. The study demonstrated
that children and adolescents have a broad notion of their participation and of other concepts. It also reveals that they are aware that
their rights are frequently ignored and violated. This study is part of an international study conducted in parallel in six countries with
the same themes and methodology.
Key words: children’s rights, citizenship, participation.
Recebido em 16.04.2007. Aprovado em 25.06.2007.
PESQUISA APLICADA
Luciléia Pereira
Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância
(CIESPI)
Rev. Katál. Florianópolis v. 10 n. 2 p. 164-177 jul./dez. 2007

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT