Mutações na comunicação: velhos atores, novas técnicas e as perspectivas de democratização no brasil

AutorEd Wilson Ferreira Araújo
CargoGraduado em Jornalismo
Páginas159-185
Artigo recebido em: 05/10/2017 Aprovado em: 09/05/2018
MUTAÇÕES NA COMUNICAÇÃO: velhos
atores, novas técnicas e as perspectivas de
democratização no Brasil
Ed Wilson Ferreira Araújo1
Resumo
As relações entre Estado, mercado e comunicação compõem o núcleo deste ar-
tigo. Seu objetivo é analisar a participação dos conglomerados de mídia no foco
da acumulação capitalista contemporânea. Adota-se o método dialético para
explorar o con ito entre dominação e resistência, avanços e recuos na movi-
mentação de forças e projetos políticos que interferem na formulação de dire-
trizes no campo da comunicação no Brasil. Por meio de revisão bibliográ ca e
documental, toma-se como referência a Economia Política da Comunicação,
formulações de Gramsci e Estudos Culturais latino-americanos. O diálogo en-
tre essas vertentes permite situar a comunicação no foco da reprodução, mas
aponta caminhos para a democratização, tomando como marco temporal as
práticas de comunicação sindical e alternativa na Ditatura Militar e as suas res-
signi cações na transição entre os meios de comunicação analógicos e digitais.
Palavas-chave: Estado, mercado, comunicação, democracia, cultura.
MUTATIONS IN COMMUNICATION: old actors, new
techniques and perspectives of democratization in Brazil
Abstract
Relations between state, market and communication form the core of this arti-
cle. Its purpose is to analyze the participation of media conglomerates in the fo-
1 Graduado em Jornalismo, Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica
do Rio Grande do Sul (PUCRS), Professor do Departamento de C omunicação Social da
Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail:
blogdoedwilson@gmail.com
/
Universidade Federal do Maranhão - UFMA: Av. dos Portugueses, 1966, Bacanga - São
Luís – MA. CEP 65080-805
160
Ed Wilson Ferreira Araújo
cus of contemporary capitalist accumulation.  e dialectical method is used to
explore the con ict between domination and resistance, advances and retreats
in the movement of forces and political projects that interfere in the formulation
of directives in the  eld of communication in Brazil.  rough a bibliographical
and documentary review, the Political Economy of Communication, Gramsci’s
formulations and Latin American Cultural Studies are taken as references.  e
dialogue between these asp ects allows us to place communication in the focus
of reproduction, but points to democratization, taking as a time frame the prac-
tices of trade union and alternative communication in the Military District and
its re-signi cances in the transition between analog and digital media.
Key words: State, market, communication, democracy, culture.
1 INTRODUÇÃO
Entender o papel dos meios de comunicação na contempo-
raneidade é um desa o para estudos em vários campos do conhe-
cimento. Marcado pela expressiva oferta de redes, dispositivos tec-
nológicos e novas possibilidades de produção, distribuição e consu-
mo dos bens simbólicos, o cenário da comunicação no século XXI
confronta a perspectiva democratizante e o controle dos meios por
grupos político-empresariais vinculados ao projeto de manutenção e
reprodução do capital.
As pulsaçõ es democráticas na comunicação e a emergência
de uma cultura participativa nas redes digitais, fora do controle pri-
vado e estatal dos meios, apontam um horizonte de tensionamento
do modelo concentrador. Há, portanto, um embate entre aquilo que
permanece (a concentração dos meios) e o horizonte de possibili-
dades aberto com a múltipla oferta de novas plataformas, principal-
mente na internet, que permitem a profusão de conteúdos e a disputa
de opinião no espaço público. Esse embate passa necessariamente
pela interferência do Estado e do mercado na sociabilidade contem-
porânea.
No artigo faço uma revisão bibliográ ca sobre as mutações
na comunicação a partir de três referências teóricas necessárias à
abordagem acima delineada: a Economia Política da Comunicação
(EPC)1, de nida por “[...] um construto teórico-metodológico es-
truturador do pensamento crítico, desenvolvido a partir do legado
de Marx.” (BRITTOS; BOLAÑO; ROSA, 2010, p. 1); as formulações
de Antonio Gramsci (2001) sobre cultura; e os Estudos Culturais
(MARTÍN-BARBERO, 2009) latino-americanos. Sob a inspiração da
EPC enquadro a organização das corporações de comunicação as-

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT