Mutações na comunicação: velhos atores, novas técnicas e as perspectivas de democratização no brasil
Autor | Ed Wilson Ferreira Araújo |
Cargo | Graduado em Jornalismo |
Páginas | 159-185 |
Artigo recebido em: 05/10/2017 Aprovado em: 09/05/2018
MUTAÇÕES NA COMUNICAÇÃO: velhos
atores, novas técnicas e as perspectivas de
democratização no Brasil
Ed Wilson Ferreira Araújo1
Resumo
As relações entre Estado, mercado e comunicação compõem o núcleo deste ar-
tigo. Seu objetivo é analisar a participação dos conglomerados de mídia no foco
da acumulação capitalista contemporânea. Adota-se o método dialético para
explorar o con ito entre dominação e resistência, avanços e recuos na movi-
mentação de forças e projetos políticos que interferem na formulação de dire-
trizes no campo da comunicação no Brasil. Por meio de revisão bibliográ ca e
documental, toma-se como referência a Economia Política da Comunicação,
formulações de Gramsci e Estudos Culturais latino-americanos. O diálogo en-
tre essas vertentes permite situar a comunicação no foco da reprodução, mas
aponta caminhos para a democratização, tomando como marco temporal as
práticas de comunicação sindical e alternativa na Ditatura Militar e as suas res-
signi cações na transição entre os meios de comunicação analógicos e digitais.
Palavas-chave: Estado, mercado, comunicação, democracia, cultura.
MUTATIONS IN COMMUNICATION: old actors, new
techniques and perspectives of democratization in Brazil
Abstract
Relations between state, market and communication form the core of this arti-
cle. Its purpose is to analyze the participation of media conglomerates in the fo-
1 Graduado em Jornalismo, Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica
do Rio Grande do Sul (PUCRS), Professor do Departamento de C omunicação Social da
Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail:
blogdoedwilson@gmail.com
/
Universidade Federal do Maranhão - UFMA: Av. dos Portugueses, 1966, Bacanga - São
Luís – MA. CEP 65080-805
160
Ed Wilson Ferreira Araújo
cus of contemporary capitalist accumulation. e dialectical method is used to
explore the con ict between domination and resistance, advances and retreats
in the movement of forces and political projects that interfere in the formulation
of directives in the eld of communication in Brazil. rough a bibliographical
and documentary review, the Political Economy of Communication, Gramsci’s
formulations and Latin American Cultural Studies are taken as references. e
dialogue between these asp ects allows us to place communication in the focus
of reproduction, but points to democratization, taking as a time frame the prac-
tices of trade union and alternative communication in the Military District and
its re-signi cances in the transition between analog and digital media.
Key words: State, market, communication, democracy, culture.
1 INTRODUÇÃO
Entender o papel dos meios de comunicação na contempo-
raneidade é um desa o para estudos em vários campos do conhe-
cimento. Marcado pela expressiva oferta de redes, dispositivos tec-
nológicos e novas possibilidades de produção, distribuição e consu-
mo dos bens simbólicos, o cenário da comunicação no século XXI
confronta a perspectiva democratizante e o controle dos meios por
grupos político-empresariais vinculados ao projeto de manutenção e
reprodução do capital.
As pulsaçõ es democráticas na comunicação e a emergência
de uma cultura participativa nas redes digitais, fora do controle pri-
vado e estatal dos meios, apontam um horizonte de tensionamento
do modelo concentrador. Há, portanto, um embate entre aquilo que
permanece (a concentração dos meios) e o horizonte de possibili-
dades aberto com a múltipla oferta de novas plataformas, principal-
mente na internet, que permitem a profusão de conteúdos e a disputa
de opinião no espaço público. Esse embate passa necessariamente
pela interferência do Estado e do mercado na sociabilidade contem-
porânea.
No artigo faço uma revisão bibliográ ca sobre as mutações
na comunicação a partir de três referências teóricas necessárias à
abordagem acima delineada: a Economia Política da Comunicação
(EPC)1, de nida por “[...] um construto teórico-metodológico es-
truturador do pensamento crítico, desenvolvido a partir do legado
de Marx.” (BRITTOS; BOLAÑO; ROSA, 2010, p. 1); as formulações
de Antonio Gramsci (2001) sobre cultura; e os Estudos Culturais
(MARTÍN-BARBERO, 2009) latino-americanos. Sob a inspiração da
EPC enquadro a organização das corporações de comunicação as-
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO