A mutação como metáfora para o discurso da diferença: representações das práticas de racismo e de homofobia no universo literário dos x-men

AutorRodrigo Lima Maciel
CargoMestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil. Professor de Literatura, Gramática e Produção Textual no Colégio Sartre, Salvador, BA, Brasil
Páginas56-72
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.16, n.1, p.57-73 Jan-Abr 2019
ISSN 1807-1384 DOI: https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n1p56
Artigo recebido em: 19.01.2018 Revisado em 14.09.2018 Aceito em: 07.11.2018
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons
A MUTAÇÃO COMO METÁFORA PARA O DISCURSO DA DIFERENÇA:
REPRESENTAÇÕES DAS PRÁTICAS DE RACISMO E DE HOMOFOBIA NO
UNIVERSO LITERÁRIO DOS X-MEN
Rodrigo Lima Maciel
1
Resumo:
Este artigo propõe uma leitura crítico-sociológica de questões histórico-sociais
abordadas nas american graphic novel´s X-Men. Publicada inicialmente em 1963,
nos Estados Unidos, essa História em Quadrinhos (HQs) tem apresentado diferentes
personagens, histórias e temáticas bastante pertinentes aos atuais problemas da
contemporaneidade, tais como: os conflitos étnicos, a violência urbana e a
desigualdade social. Para além dessas temáticas, as HQs dos X-Men, em um
discurso metafórico, possibilitam-nos também pensar em outras questões sociais
como as práticas de racismo e de homofobia. Desse modo, analisando trechos de
revistas e filmes, em paralelo à realidade social de negros e de pessoas lésbicas,
gays, bissexuais, trans e intersexos (LGBTI) no Brasil e no mundo, propomos
estabelecer uma relação entre o discurso da mutação dos quadrinhos com o
discurso da diferença, isto é, de respeito à alteridade. Como recurso teórico para
empreender tal análise, estão articuladas, nesse texto, as reflexões do filósofo Giles
Deleuze, quanto à “reversão ao simulacro”, bem como à lógica da diférrance do
filósofo Jacques Derrida. Assim, a partir disso, verificamos que essa literatura nos
possibilita flagrar intersecções entre as práticas discriminatórias sofridas pelos
mutantes nas HQs e as práticas racistas e homofóbicas sofridas pelos negros e
pelas pessoas LGBTI.
Palavras-chave: X-Men. Racismo. Homofobia.
THE MUTATION AS METAPHOR FOR THE DISCOURSE OF DIFFERENCE:
REPRESENTATIONS OF RACIST AND HOMOPHOBIC PRACTICES IN THE X-
MEN LITERARY UNIVERSE
Abstract:
The purpose of this article is to analyze historical-social issues in the american
graphic novel´s X-Men through a critical-sociological reading. The comic books were
first published in 1963, in the United States. Those stories have present different
characters, stories and themes that are extremely relevant for our contemporary
issues, such as: ethnic conflicts, urban violence, and social inequality. Apart from
these themes, the X-Men’s comics, in a metaphoric speech, allow us to think about
other social issues like racism and homophobia. By analyzing excerpts from
magazines and movies, parallel to the social reality of black people and lesbian, gay,
bisexual, trans and intersex people (LGBTI) in Brazil and in the world, we propose to
1
Mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil. Professor de Literatura,
Gramática e Produção Textual no Colégio Sartre, Salvador, BA, Brasil. E-mail: rodrigo.let@gmail.com
57
establish a relation between the discourse of comic mutation and the discourse of
difference, that is, of respect for otherness. Our work and analyzes are based on the
reflexions of the philosopher Giles Deleuze and his ideas about the “reversal of
simulacrum”, as well as the logic of the diférrance by philosopher Jacques Derrida.
Thus, we have verified this literature allows us to identify intersections between the
discriminatory practices undergone by the mutants in the graphic novels and the
racist and homophobic practices suffered by blacks and LGBTI people.
Keywords: X-Men. Racism. Homophobia
LA MUTACIÓN COMO METÁFORA PARA EL DISCURSO DE LA DIFERENCIA:
REPRESENTACIONES DE LAS PRÁCTICAS DE RACISMO Y HOMOFOBIA EN
EL UNIVERSO LITERARIO DE LOS X-MEN
Resumen:
Este artículo propone una lectura crítico-sociológica de cuestiones histórico-sociales
abordadas en las american graphic novel's X-Men. Publicadas, inicialmente, en los
Estados Unidos, estos comics han presentado diferentes personajes, historias y
temáticas bastante pertinentes a los actuales problemas de la contemporaneidad,
tales como: los conflictos étnicos, la violencia urbana y la desigualdad social.
Además de estas temáticas, los Comics de los X-Men, en un discurso metafórico,
nos posibilitan también pensar en otras cuestiones sociales - como las prácticas de
racismo y de homofobia. De este modo, analizando fragmentos de revistas y
películas, en paralelo a la realidad social de negros y de personas lésbicas, gay,
bisexuales, trans e intersexos (LGBTI) en Brasil y en el mundo, proponemos
establecer una relación entre el discurso de la mutación de los comics con el
discurso de la diferencia, es decir, de respeto a la alteridad. Como recurso teórico
para emprender tal análisis, están articuladas, en ese texto, las reflexiones del
filósofo Giles Deleuze, en cuanto a la "reversión al simulacro", así como la lógica de
la diférrance del filósofo Jacques Derrida. Así, a partir de esto, verificamos que esa
literatura nos permite flagrar intersecciones entre las prácticas discriminatorias
sufridas por los mutantes en los comics y las prácticas racistas y homofóbicas
sufridas por los negros y por las personas LGBTI.
Palabras clave: X-Men. Racismo. La homofobia.
1 INTRODUÇÃO
As histórias em quadrinhos (HQs) são literaturas que misturam textos verbais
e não verbais, eventos históricos, ficção científica e narrativas fantásticas,
combinando roteiros instigantes que envolvem ação, romance, comédia e drama,
tradicionalmente, representadas em artes gráficas de desenho e de publicidade.
Desde a década de quarenta, os quadrinhos de super-heróis norte-americanos em
especial, das empresas Marvel Comics Entertainment Group e DC Comics
apresentam ao público infantil e adulto, problemáticas que permanecem atuais.
Essas produções vêm construindo o sentimento patriótico norte-americano, ao
mesmo tempo em que são capazes de promover crítica e posicionamentos
ideológicos. Nessa mesma abordagem, afirmou Silva (2017, p.632) “é intrínseca não

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT