Os múltiplos olhares da História

AutorAlexandre Busko Valim - Marcio Roberto Voigt
CargoEditor - Editor
Páginas265-267
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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2018v25n40p265
Os múltiplos olhares da História
The multiple glances of History
A capa deste número da Esboços é uma composição elaborada a partir
da fotomontagem Bouquet of Eyes (1930), de Hannah Hoch (1889-1978).
Considerada precursora da fotomontagem, Hoch também foi uma intelectual
feminista importante a partir da República de Weimar, quando sua arte passou
a abordar como as dicotomias são estruturadas socialmente e qual o lugar dos
discursos políticos nestas construções. Os temas e problemas da artista dadaísta e
intelectual alemã, elaborados há quase 90 anos, permanecem perturbadoramente
atuais. Se há pouco, muitos intelectuais das humanidades expressavam suas
preocupações acerca da polarização política no país, da supercialidade em
perspectivas conservadoras e alinhadas a movimentos e políticos de Direita,
hoje as avaliações relativas à um recrudescimento destas questões estão bem
mais adensadas. Os múltiplos olhares lançados por historiadores e historiadoras
sobre os retrocessos, divergências, desaos e soluções para os problemas
nacionais nas últimas décadas vão ao encontro de como Hoch buscava uma
perspectiva crítica capaz de encorajar a libertação e ação das mulheres em
um momento de grave crise política e social. Os trabalhos neste número
representam bem a vitalidade, diversidade e vigor crítico das humanidades em
um momento delicado, de ataque aos Direitos Humanos, desprezo por pessoas
em situação de vulnerabilidade social e de tentativas sistemáticas de interdição
das lutas contra privilégios de grupos dominantes. No artigo Da segurança
à cobiça: um breve relato da transição dos argumentos abolicionistas nas
propostas legislativas no Parlamento, que abre essa edição, Guilherme Del
Negro discute como os debates legislativos no parlamento brasileiro sobre
a proibição do tráco e a abolição da escravidão desmontam a imagem de
uma apatia institucionalizada ou de um comprometimento dissimulado com
a causa abolicionista no cenário internacional. Em seguida, Thiago Tremonte
de Lemos com o trabalho Modiano historiador: a ambiguidade francesa
durante a ocupação alemã compreendida na obra Ronda da noite, aborda a
obra do escritor francês Patrick Modiano, para reetir sobre os limites e os
encontros entre a história e a cção literária nas narrativas da ocupação alemã
Editorial

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