Um levantamento sobre do uso de ferramentas da Web 2.0 entre os estudantes da Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina

AutorEduarda Bodaneze de Oliveira - Moisés Lima Dutra
CargoUniversidade Federal de Santa Catarina
Páginas153-181
153
v. 19, n. 39, 2014.
p. 153-182
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n. 39, p. 153-
182, jan./abr., 2014. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2014v19n39p15 3
Um levantamento sobre do uso de ferramentas da Web 2.0
entre os estudantes da Ciência da Informação da Universidade
Federal de Santa Catarina
A survey on the Web 2.0 tools usage by Information Science students
from the Federal University of Santa Catarina
Eduarda Bodaneze de OLIVEIRA
1
Moisés Lima DUTRA2
RESUMO
Nas últimas décadas, puderam-se verificar enormes mudanças nas relações sociais e grandes
transformações nos sistemas de comunicação que tornaram mais rápidos os fluxos de
informação por meio dos recursos da Internet. A ideia de uma Web 2.0 (a Web colaborativa)
agrega ideais de colaboração, interação e participação que p roporcionam, através de uma
organização em rede, uma intensa produção de informação. Este trabalho analisa o uso de
ferramentas da Web 2.0 pelos alunos do Departamento de Ciência da Informaç ão da
Universidade Federal de Santa Ca tarina através da caracterização do perfil dos estudantes como
usuários destas ferramentas, da identif icação das áreas de interesse, das ferramentas mais
utilizadas e das principais finalidades de uso das redes sociais Facebook, Twitter e LinkedIn. O
estudo concluiu que há um grande potencial, dentro do segmento avaliado, para a troca de
informações e difusão de conhecimentos através das ferramentas da Web 2.0. Além disso, estas
ferramentas são vistas pelo público-al vo da pesquisa como sendo de grande util idade, tanto
para funções pessoais e de relacionamento quanto para interesses acadêmicos e profissionais.
PALAVRAS-CHAVE: Fer ramentas Colaborativas. Tecnologia s Web. Web 2.0. Ciência da
Informação.
ABSTRACT
During the last decades, it has been noticed quite a l ot of changes in social relations and
communication systems, which have made information flows move faster through the Internet
resources. In this context, the concept of Web 2.0 (collaborative Web) comes up proposing new
ways of col laborating, interacting and participating, which enable huge amounts of information
to be managed by networked organizations. This work addresses the use of collaborative Web
tools by the students of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), Information Science
Department. This work's specific objectives aim to describe the profile of UFSC stu dents as users
of Web 2.0 tools, by identifying their subjects of interest, and by indicating the most used tools,
along with the motivation for using the social networks Facebook, Twitter, and LinkedIn. We
could conclude that there is a great potential for the excha nge of information and dissemination
of knowledge through Web technologies. Finally, we could find out that Web tools are seen by
the research subjects as being extremely useful, not only for personal and relationship purposes,
but also for academic and professional interests as well.
KEYWORDS: Collaborative tools. Web technologies. Web 2.0. Information Science.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
1 Universidade Federal de Santa Catarina doodadeoliveira@gmail.com
2 Universidade Federal de Santa Catarina - moises@cin.ufsc.br
ARTIGO
Recebido em:
11/11/2013
Aceito em:
26/02/2014
154
1 INTRODUÇÃO
A Internet comercial teve sua difusão e expansão mundial a partir da
segunda metade dos anos 1990. O uso da Internet como meio de comunicação
trouxe mudanças para o fluxo de informações gerado por sistema em rede, em
especial quando se considera o aumento das conexões entre usuários com
interesses em comum, o que ocasionou um expressivo acúmulo de
conhecimento em diversas áreas. A influência da Internet vai além do número
de usuários, diz respeito também à qualidade do uso. De acordo com Castells
(2003), atividades econômicas, sociais, políticas e culturais por todo o planeta
estão sendo estruturadas pela Internet e em torno dela. Percebemos, cada vez
mais, que o fenômeno da Internet e as transformações tecnológicas como um
todo modificaram o funcionamento da sociedade. Estas mudanças são
perceptíveis principalmente em termos de cultura, relacionamentos e
comunicação.
Neste contexto surge o conceito de Web  ORE)LLY  com seus
ideais de colaboração, interação e participação, trazendo consigo uma produção
intensa de informação e a característica de organização em rede. Uma rede é um
conjunto de nós interconectados: sua formação é uma prática muito antiga, mas
as redes ganharam vida nova em nosso tempo transformando-se em redes de
informação energizadas pela Internet (CASTELLS, 2003).
A Web segue o modelo de comunicação muitos para muitos, em que
muitas pessoas produzem conteúdos que serão consumidos por outros que, em
determinado momento, se comportarão também como produtores de conteúdo.
Este comportamento torna mais rápido o fluxo das informações e quase
impossível demarcar precisamente as fronteiras da Web 2.0. Enquanto, nos
primeiros anos da história da Web, os sites eram considerados unidades

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