Por que ler?

AutorHugo Anciães
Páginas25-28
POR QUE LER?
Hugo A nciães5
Sempre me incomodaram frases como “No meu tempo isso não era
assim” ou “Na minha época tudo era muito melhor”. Quem nunca ouviu
uma desse tipo que atire a primeira pedra. É uma forma de nostalgia. Não
os condenemos. Eu e você com sorte chegaremos lá para dizer às nossas
filhas o quanto as meninas de hoje eram bem comportadas e os meninos
cavalheiros natos.
Não os condenemos, mas não nos deixemos levar pela sabedoria dos
mantras saudosistas. Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Hitler,
dizia que uma mentira repetida por mil vezes se torna uma verdade e cer-
tamente temos muitas “ex-mentiras” circulando por aí. O problema – ou
a solução - é que as novas verdades preservam em sua essência parte de sua
gênese mentirosa. Basta uma análise mais profunda, um raciocínio mais
atento ou uma discussão mais demorada e essa parcela comprometedora
se revela.
Esse texto tem como escopo a análise de mais um desse s ecos de senso
comum. A afirmação “Os jovens de hoje precisam ler mais” já se fez e se
faz reverberar nas paredes das salas de aula às das salas de estar. Apaixo-
nados discursos, acalorados debates e calculadas políticas públicas foram
feitos visando à solução da recorrente questão da leitura no Brasil. Mas
será que tanta preocupação tem fundamento? Como esse diagnóstico se
relaciona, especificamente, ao cotidiano dos jovens estudantes de Direito?
A resposta para tais perguntas requer, no entanto, outra consideração.
Afinal, o que é leitura? É mister que a noção de leitura se estenda além da
simples decodificação de símbolos que unidos formam palavras, frases e
parágrafos. Uma pesquisa da universidade de Cambridge revelou que, na
verdade, a ordem em que se posicionam as letras não é tão relevante quan-
5 Aluno do 4º período do curso de graduação em Direito da FGV Direito Rio.

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