Investigações Técnicas na Engenharia Diagnóstica em Edificações

AutorTito Lívio Ferreira Gomide
Páginas113-116

Page 113

A Engenharia Diagnóstica em Edificações é a disciplina das investigações técnicas nos diversos componentes, sistemas construtivos, suas conexões e conjunto geral da edificação, visando qualidade total, sustentabilidade e responsabilidade social. Essas investigações técnicas podem ser desenvolvidas com diversos focos e graus de amplitude, dependendo do objetivo técnico pretendido no diagnóstico.

Tradicionalmente, todas as investigações técnicas se desenvolvem através de método dedutivo que ao final bem demonstra o diagnóstico, com conclusão e fundamentação.

Iniciando-se de premissas gerais, colhidas através de observações, o Engenheiro Diagnóstico parte para posteriores análises e comparações, visando finalizar o diagnóstico técnico com sua conclusão e fundamentação.

Page 114

Em geral, as quatro principais atividades intelectuais do investigador são aquelas decorrentes da percepção, intuição, comparação e dedução. Outras atividades práticas contribuem para o êxito da investigação técnica, tais quais as indagações, questionamentos, pesquisas, ensaios, exames laboratoriais, etc. No entanto, as quatro ações diretas do intelecto são fundamentais e indispensáveis no processo investigativo.

E o que é a percepção? De maneira simplista pode-se definir a percepção como sendo a obtenção do conhecimento pelos sentidos e, no caso específico da engenharia diagnóstica, a visão é o sentido predominante, redundante da constatação que se faz na vistoria, primeira ferramenta diagnóstica. As vistorias de vizinhança para a constatação das condições físicas gerais dos imóveis confrontantes ao terreno da obra é o exemplo mais típico dessa investigação diagnóstica preliminar.

E a intuição diagnóstica, o que seria? É o discernimento instantâneo, a análise decorrente da experiência, que denominamos de inspeção, segunda ferramenta diagnóstica. A inspeção predial para se analisar as condições técnicas dos prédios em uso é exemplo marcante dessa segunda ferramenta diagnóstica, pois contém as análises gerais da qualidade predial quanto à técnica, manutenção e uso da edificação.

Page 115

E a comparação, como se processa? A comparação se processa entre dois polos, a realidade e o ideal técnico. O ideal técnico é uma norma ou outro diploma, e a comparação visa apurar conformidades, ou não, da realidade em relação ao documento, ou seja, é auditoria técnica a terceira ferramenta. Essa ferramenta diagnóstica comparativa é muito utilizada nas auditorias de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT