Introdução

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INTRODUÇÃO
Desde sua criação em 2003 o Centro de Tecnologia e Sociedade da
Fundação Getulio Vargas (CTS-FGV) tem se destacado como polo de
reflexão sobre as implicações jurídicas, sociais e culturais advindas das
mudanças nas tecnologias da informação e da comunicação. Essas reflexões,
por sua vez, sempre tiveram como objetivo impactar a formação de políticas
públicas comprometidas com a democracia, os direitos fundamentais e a
preservação do interesse público.
Como é de se esperar, o ritmo da reflexão acadêmica é diferente do
ritmo das mudanças tecnológicas – e ainda mais destoante do ritmo das
mudanças legislativas e regulatórias. Há uma diversidade muito grande
de temas, abordagens e metodologias dentro do campo que viria a ser
conhecido como Direito e Tecnologia – que pensamos ser, por sua vez,
um recorte de perspectiva dos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia.
Portanto, o desafio de acompanhar as mudanças tecnológicas e legislativas,
e ao mesmo tempo em manter a qualidade da reflexão acadêmica, sempre
impulsionou o CTS a garantir-se como referência no campo. Podemos
destacar, por exemplo, os trabalhos que o centro realizou nas discussões
sobre propriedade intelectual, governança da internet e democracia digital.
Por se tratar de um campo amplo e controverso, sujeito a mudanças
constantes que trazem, muitas vezes, mais questões do que respostas, os
pesquisadores do Centro decidiram realizar uma abordagem exploratória
dos desafios de atuação e reflexão de determinados temas. Em 2015 ini-
cia-se o projeto Ciclo de Debates, com apoio da Presidência da Fundação
Getulio Vargas, que trazia especialistas de diversos setores para debater
transformações tecnológicas, políticas públicas, desafios regulatórios, re-
sultados de pesquisas, posicionamentos da sociedade civil, preocupações,
soluções e oportunidades.
Foram, ao todo, cinco eventos do Ciclo de Debates que envolveram pes-
soas e instituições de formas variadas – como organizadores, palestrantes,
moderadores e pesquisadores – e que trouxeram inúmeras oportunidades
de diálogo, aprendizado e construção de redes. Os temas escolhidos para
enquadrar cada um dos eventos se complementam e se relacionam, pois

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