Educação infantil e mundo político

AutorDeise Gonçalves Nunes
CargoDoutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Páginas86-93
86
Educação infantil e mundo político
Deise Gonçalves Nunes
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Recebido em 05.08.2008. Aprovado em 17.02.2009.
ESTUDO
Rev. Katál. Florianópolis v. 12 n. 1 p. 86-93 jan./jun. 2009
Educação infantil e mundo político
Resumo: Neste estudo1, analisa-se a forma como a organização de saberes e práticas no campo da Educação Infantil reflete e condiciona
a internalização da ideia de mundo político, tanto na dimensão do conformismo e da reiteração da ordem quanto da resistência e
construção de uma nova sociedade. Na primeira parte focaliza-se a educação infantil como produto histórico, demonstrando como as
práticas inscritas no seu interior veem sendo tecidas a partir de uma determinada concepção de assistência social dominante no campo
das políticas sociais. Na segunda, aborda-se o educador infantil como um ser social que tem parte de sua subjetividade formada a partir
das determinações materiais de sua prática profissional. Por fim, apresenta-se, a título de conclusão, uma breve reflexão sobre a
educação infantil como um acontecimento político que é socialmente determinado e que nos fala de relações e poderes que podem definir
sociabilidades mais ou menos afeitas à ordem social dominante.
Palavras-chave: educação infantil, subjetividades, mundo político.
Early Childhood Education and the Political World
Abstract: This study analyzes how the organization of knowledge and practices in the field of Early Childhood Education conditions
the idea of the political world. It can function both to encourage conformism and the reiteration of order as well as to build resistance
and encourage the construction of a new society. The first portion of the study focuses on early childhood as a historic product,
demonstrating how the practices inscribed within it have been woven from a given concept of dominant social assistance in the field of
social policies. It then approaches the elementary school teacher as a social being who has part of his or her subjectivity formed from
the material determinations of his or her professional practice. Finally, it concludes with a brief review of early childhood education as
a political event that is socially determined and which involves relations and powers that can define sociabilities that are more or less
inured to the dominant social order.
Key words: childhood education, subjectivities, political world.

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