Imagem e conhecimento o uso de recursos didáticos visuais nas aulas de Sociologia

AutorLisandro Lucas de Lima Moura
CargoMestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul-Campus Bagé)
Páginas159-182
DOI:10.5007/1984-8951.2011v12n100p159
Imagem e conhecimento
o uso de recursos didáticos visuais nas aulas de Sociologia
Image and knowledge
the use of visual didactic resources in Sociology classes
Lisandro Lucas de Lima Moura
1
RESUMO
O trabalho busca compreender a utilização de recursos didáticos visuais (fotografias,
vídeos, filmes, documentários, pinturas etc.) nas aulas de Sociologia no Ensino
Médio. O objetivo é saber de que modo esses instrumentos podem contribuir para a
compreensão da sociedade, e em que medida essa compreensão está baseada no
pensamento crítico, uma das finalidades da Sociologia na escola. Através de
entrevistas com professores(as) de Sociologia de escolas de nível médio do Brasil,
observamos a dificuldade dos(as) professores(as) em desenvolver uma reflexão
mais consistente do ponto de vista metodológico e sociológico, de modo a
possibilitar a construção do conhecimento através das imagens, para além da
simples transmissão de conteúdos e temas curriculares. O conhecimento produzido
pelo campo da Sociologia Visual pode vir a enriquecer a experiência pedagógica
dos(as) professores(as) e possibilitar o exercício da imaginação mediante a
educação do olhar.
Palavras-chave: Imagem e conhecimento. Ensino de Sociologia. Educação do
olhar. Sociologia visual.
ABSTRACT
This work aims to understand the use of visual didactic resources (photos, videos,
movies, documentaries, pictures, etc) in High School Sociology classes. The
objective is to learn how such tools can contribute to understand society, as well as
in what extent this understanding is based on critical thought, one of the goals of
teaching Sociology in school. Through interviews with Sociology teachers from
Brazilian high schools, we have also noticed that teachers have trouble developing a
more consistent reflection from both methodological and sociological viewpoints, so
that it makes the knowledge building through images possible. Knowledge built by
Visual Sociology can improve the pedagogical experiences of teachers and enable
the exercise of imagination through the education of sight.
Key-words: Image and knowledge. Sociology teaching. Education of sight. Visual
Sociology.
1 Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas
(UFPel). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS). Professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-
grandense (IFSul-Campus Bagé). lisandromoura@ifsul.edu.br
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
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Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.12, n.100, p.159-182, jan/jul 2011
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca investigar metodologias de ensino para a disciplina
de Sociologia no Ensino Médio, pautadas no uso de recursos visuais: fotografias,
filmes, vídeos, documentários e pinturas. A relação entre imagem, conhecimento e
ensino revelou-se como o principal problema abordado nesta pesquisa, fruto das
minhas inquietações como professor de Sociologia na educação básica, o que me
levou a estudar o tema atentamente durante meu Trabalho de Conclusão de Curso
em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, sob orientação da Professora Dr.ª Luiza
Helena Pereira. (MOURA, 2010).
A pesquisa buscou identificar os usos da imagem em sala de aula, bem como
os problemas de ordem metodológica, teórica e epistemológica encontrados pelos
professores e professoras de Sociologia da educação básica quando da utilização
destes recursos. Mais do que isso, os artefatos imagéticos revelaram-se de grande
importância para a compreensão do mundo social contemporâneo, marcado por
uma intensa visualidade que ganha status de algo natural e desprovida de
historicidade e disputas ideológicas.
Dessa forma, a intenção deste trabalho é indicar a importância das imagens
para a construção do conhecimento sociológico, já que estamos trabalhando com
uma disciplina que recentemente se tornou obrigatória nos currículos de todas as
escolas do Brasil
2, e que através dela milhares de jovens terão algum tipo de relação
com o modo sociológico de pensar. E com isso, surgem algumas perguntas: é
possível conhecer a realidade social a partir de uma simples fotografia? De que
forma? E que tipo de conhecimento ela nos propõe? Quais as relações possíveis
entre imagem e realidade social? Como utilizar as imagens em sala de aula desde
uma perspectiva criativa e sensível para os alunos, e que ao mesmo tempo
possibilite um conhecimento crítico do viver social? A partir destes questionamentos,
percebemos que existem várias formas de tentar respondê-los, e as Ciências
2 Parecer CNE/CEB 38/2006. Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008 que altera o Art. 36 da Lei no
9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para
incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio.

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