Gramsci e os estudos culturais: uma abordagem teórica para além da reprodução ideológica na comunicação

AutorEd Wilson Ferreira Araújo
CargoBacharel em Jornalismo
Páginas723-740
Artigo recebido em: 08/03/2018 Aprovado em: 09/05/2018
GRAMSCI E OS ESTUDOS CULTURAIS:
uma abordagem teórica para além da
reprodução ideológica na comunicação
Ed Wilson Ferreira Araújo1
Resumo
Este estudo aborda as aproximações entre as teorias da Comunicação, com ên-
fase nos Estudos Culturais, e as formulações de Antonio Gramsci sobre cultura.
Toma como ponto de partida uma síntese do pensamento comunicacional de
tendência administrativa, base dos estudos quantitativos e de uma visão estática
do sistema social. Em seguida, assinala os aportes teóricos que rompem com o
modelo estático de investigação dos efeitos da comunicação na sociedade de
massa. A Teoria Crítica, os Estudos Culturais e a visada gramsciana sobre cultu-
ra incorporam novos pressupostos para entender a comunicação para além da
reprodução ideológica.
Palavras-chave: Comunicação, Gramsci, estudos culturais.
GRAMSCI AND CULTURAL STUDIES: a theoretical approach
beyond ideological reproduction in communication
Abstract
is study approaches the approximations between Communication  eories,
with emphasis on Cultural Studies, and Antonio Gramsci’s formulations on cul-
ture are discussed. As a starting point, a synthesis of the communicational thou-
ght of administrative tendency, base of the quantitative studies and of a static
1 Bacharel em Jornalismo, Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica
do Rio Grande do Sul (PUCRS), Professor do Departamento de Comunicação S ocial
da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: blogdoedwilson@gmail.com
/ Endereço: Universidade Federal do Maranhão - UFMA: Av. dos Portugueses, 1966,
Bacanga - São Luís - MA. CEP 65080-805
724
Ed Wilson Ferreira Araújo
vision of the social system. Next, it highlights the theoretical contributions that
break with the st atic model of investigation of the e ects of communication
in mass society. Critical  eory, Cultural Studies, and Gramsci’s approach to
culture incorporate new assumptions to understand communication beyond
ideological reproduction.
Key words: Communication, Gramsci, cultural studies.
1 INTRODUÇÃO
No  nal dos anos 1950 começaram a ingressar no pensamento
comunicacional novos ingredientes teóricos que superaram a visão
dicotômica do emissor dominante e do receptor dominado, passan-
do a vislumbrar um horizonte além da mera reprodução ideológica
perpassada nos meios de comunicação. A relação entre os dois polos
– emissor e receptor – passou a receber outros enfoques no âmbito
das teorias da Comunicação. No presente trabalho, de cunho explo-
ratório, apresentamos uma revisão bibliográ ca a partir do diálogo
entre os conceitos de Antonio Gramsci sobre cultura e hegemonia; e
os Estudos Culturais, visando articular o pensamento gramsciano à
Teoria das Mediações formulada por Martín-Barbero.
Nessa perspectiva, discorremos sobre os subsídios do pensa-
mento gramsciano absorvidos e ressigni cados na vertente teórica
dos Estudos Culturais, articulando a constituição do complexo in-
dustrial e tecnológico dos meios de comunicação à Teoria das Me-
diações. A dimensão apresentada entrelaça as relações entre infraes-
trutura e superestrutura, reforça concepções já  rmadas e resenha as
visadas teóricas sobre a dominação e a emancipação no contexto da
luta de classes, território fundante para o debate sobre mídia e poder.
O artigo está organizado de acordo com os tópicos: 2) De-
senvolvimento, contemplando um panorama das teorias da Comu-
nicação; 2.1.) Os Estudos Culturais e a contribuição de Gramsci, no
qual constam a gênese e os desdobramentos da corrente culturalista
e os fundamentos da questão cultural em Gramsci; 2.2 Aportes de
Gramsci para a Comunicação, contemplando as inserções do autor
sobre a importância dos meios de comunicação no processo de di-
fusão ideológica.
A estruturação do texto visa atender a um método de expo-
sição das ideias e conceitos que possibilitam entender o momento
histórico de virada na pesquisa em Comunicação, que marca a rup-
tura com o pensamento positivista-funcionalista e inaugura novas

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT