A Graduação do Rábula

AutorPedro Paulo Filho
Ocupação do AutorFormado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, foi o 1º presidente da 84ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil
Páginas226-227

Page 226

Aos 45 anos, Evaristo de Moraes tornou-se bacharel pela Faculdade de Direito "Teixeira de Freitas".

Leôncio Correia, seu colega de turma proclamou: "O grau de bacharel em Direito não aumentou o valor do insigne criminalista, que era aluno da Faculdade; apenas concorreu para as facilidades do exercício da nobre profissão, a que ele consagrou todas as suas energias morais e intelectuais e que não são acessíveis aos solicitadores.

Como Augusto Goldschmidt, Evaristo de Moraes já era, em 1916, ano de sua formatura, figura de remarcado relevo nos setores forenses em todo o Brasil (...) Orador na solenidade de grau foi o bacharelando Evaristo de Moraes e, nessa qualidade, o admirava Rui Barbosa".

Em sua oração de formatura, Evaristo de Moraes proclamou: "Ei-nos, enfim, bacharéis - como toda a gente - dirão, com sediça ironia, os impertinentes chasqueadores do bacharelismo.

Cumpre, entretanto, reconhecer que nós, os que aqui hoje recebemos a consagração do diploma, já éramos sem ele, em quase totalidade, esforçados caminheiros da estrada da vida.

Dir-se-á que o acaso - expressão fácil da ignorância dos motivos - nos reuniu debaixo do mesmo teto, com a intenção comum de consquistar esse título que, de costume, abre à maioria em plena juventude as portas das chamadas "profissões liberais".

Mas, falar em acaso a tal respeito, orçaria por verdadeira ingratidão, pois o gesto tardio que nos conduziu aos bancos acadêmicos resultou da atração irresistível, da simpatia irradiante que se desprende deste que, unanimemente, escolhemos para o nosso paraninfo, o qual foi de fato, o impulsionador das nossas vontades, o sugestionador da nossa deliberação, vencendo em uns a tenaz repugnância pelos diplomas; em outros, fazendo nascer a legítima ambição de os possuir.

A ele, Joaquim Abílio Borges, o educador emérito, o professor ilustre, o preclaro jurista, cabem, pois, grandes responsabilidades pela nossa formatura outoniça.

Page 227

Outrossim, a ele cabem as primeiras palavras de louvor pelo entranhado carinho que pôs na...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT