Excesso de confiança: análise comparativa da capacidade cognitiva de julgamento entre profissionais de mercado e estudantes de graduação

AutorThais Mota Crabbi, Clesia Camilo Pereira, Cesar Augusto Tiburcio Silva
CargoMestre em Ciências Contábeis na Universidade de Brasília (UNB) Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (UNB)/Doutora em Ciências Contábeis na Universidade de Brasília (UNB) Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (UNB)/Doutor em Ciências Contábeis...
Páginas169-189
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n40p169
169 ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 169-18 9,
jul./set. 2019
Excesso de confiança: análise comparativa da capacidade cognitiva de
julgamento entre profissionais de mercado e estudantes de graduação
Overconfidence: comparative analysis of cognitive judgment ability between market
professionals and undergraduate students
Sobreconfianza: análisis comparativo de la capacidad de juicio cognitivo entre profesionales
del mercado y estudiantes de pregrado
Thais Mota Crabbi
Mestre em Ciências Contábeis na Universidade de Brasília (UNB)
Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília
(UNB)
Endereço: Campus Darcy Ribeiro s/n, Asa Norte
CEP: 70.910-900 – Brasília/DF - Brasil
Email: thaiscrabbi@gmail.com
Telefone: (61) 98229-2991
Clésia Camilo Pereira
Doutora em Ciências Contábeis na Universidade de Brasília (UNB)
Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília
(UNB)
Endereço: Campus Darcy Ribeiro s/n, Asa Norte
CEP: 70.910-900 – Brasília/DF - Brasil
Email: clesia@unb.br
Telefone: (61) 3107-0798
César Augusto Tibúrcio Silva
Doutor em Ciências Contábeis na Universidade de São Paulo (USP)
Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília
(UNB)
Endereço: Campus Darcy Ribeiro s/n, Asa Norte
CEP: 70.910-900 – Brasília/DF - Brasil
Email: cesartiburcio@unb.br
Telefone: (61) 3107-0812
Artigo recebido em 30/12/2018. Revisado por pares em 30/10/2019. Reformulado em 12/12/2019.
Recomendado para publicação em 15/12/2019 por Carlos Eduardo Facin Lavarda (Editor-Chefe).
Publicado em 30/03/2020.
Thais Mota Crabbi, Clésia Camilo Pereira, César Augusto Tibú rcio Silva
170
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 169-189 , jul./set. 2019
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo verificar a relação do viés cognitivo excesso de confiança
entre profissionais de mercado e estudantes de graduação. O procedimento utilizado para coleta
de dados foi a aplicação de um questionário com perguntas popularmente conhecidas como
questões de conhecimento geral, sendo que, para cada questão, o indivíduo aponta sua confiança
na resposta dada. A pesquisa contou com uma amostra de 424 indivíduos das três áreas científicas:
Humanidades, Ciências Exatas e Ciências da Vida, sendo 270 estudantes de graduação e 154
profissionais já estabelecidos no mercado de trabalho. Para análise do excesso de confiança foi
utilizado o modelo formulado por Murphy (1973), cuja fórmula derivou do Brier Score. Também
foram verificadas as relações quanto a calibração, por meio da metodologia de Lichtenstein,
Fischhoff e Phillips (1982), e a acuidade, proporção de respostas corretas. Os resultados
demonstraram que os profissionais de mercado são mais excessivamente confiantes do que os
estudantes de graduação. Os estudantes acertaram proporcionalmente mais questões em cada
categoria de confiança, mas obtiveram uma menor calibração em seus julgamentos de
probabilidade. Além disso, verificou-se, também, a relação entre o excesso de confiança, acuidade
e calibração no tocante a qualificação dos profissionais, à relação entre gêneros feminino e
masculino relacionados as três áreas científicas, entre idade, entre os cursos mais representativos
da amostra e o grau de dificuldade das questões.
Palavras-chave: Excesso de confiança; Profissionais; Estudantes
Abstract
The present research aims to verify the relation of the cognitive bias overconfidence between
market professionals and undergraduate students. The data collection procedure was done by
applying a questionnaire with questions usually known as almanac questions, and for each
question, the individual points out their confidence level in the given answer. The research had a
sample of 424 individuals from the three scientific areas: Exact Sciences, Life Sciences and
Humanities, composed by 270 undergraduate students and 154 already established professionals.
The model formulated by Murphy (1973) was applied for the analysis of the excess of confidence,
whose formula derived from the Brier Score. Relationships regarding calibration were also
verified by using the methodology of Lichtenstein, Fischhoff and Phillips (1982), and acuity, the
proportion of correct answers. The results showed that market professionals are more
overconfident than undergraduates. Students had more correct answers proportionally in each
confidence category but obtained a lower calibration in their probability judgments. In addition,
the research concluded about the relationship between overconfidence, acuity and calibration with
regard to the specialization of professionals, gender, the three scientific areas and the individual's
age, among the most representative courses of the sample and the difficulty level of the questions.
Keywords: Overconfidence; Professionals; Students
Resumen
La presente investigación tiene por objetivo verificar la relación del sesgo cognitivo exceso de
confianza entre profesionales de mercado y estudiantes de graduación. El procedimiento utilizado
para la recolección de datos fue la aplicación de un cuestionario con preguntas popularmente
conocidas como cuestiones de almanaque, siendo que, para cada cuestión, el individuo apunta su
confianza en la respuesta dada. La investigación contó con una muestra de 424 individuos de las
tres áreas científicas: Ciencias Exactas, Ciencias de la Vida y Humanidades, siendo 270
estudiantes de graduación y 154 profesionales ya establecidos en el mercado de trabajo. Para el
análisis del exceso de confianza se utilizó el modelo formulado por Murphy (1973), cuya fórmula
derivó del Brier Score. También se verificaron las relaciones en cuanto a la calibración, a través
de la metodología de Lichtenstein, Fischhoff y Phillips (1982), y la agudeza, proporción de
respuestas correctas. Los resultados demostraron que los profesionales de mercado son más

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT