Ética na pesquisa científica - O papel do professor na construção de um cidadão ético

AutorCláudia Maria Tagata
CargoAdvogada formada pela Universidade Estadual de Londrina. Docente em prática jurídica na mesma Universidade. Mestranda em Direito Processual e Cidadania na UNIPAR - Universidade Paranaense
Páginas115-125
TAGATA, C. M. 115
Rev. Ciên. Jur. e Soc. da Unipar, v. 11, n. 1, p. 115-125, jan./jun. 2008
ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA – O PAPEL DO PROFESSOR NA
CONSTRUÇÃO DE UM CIDADÃO ÉTICO
Cláudia Maria Tagata1
TAGATA, C. M. Ética na pesquisa cientíca - o papel do professor na construção
de um cidadão ético. Rev. Ciên. Jur. e Soc. da Unipar. Umuarama. v. 11, n. 1, p.
115-125, jan./jun. 2008.
RESUMO: O presente artigo trata da importância do papel dos professores,
e dos educadores de uma maneira geral, na formação ética e prossional de
seus alunos. Ressalta a importância da pesquisa cientíca na formação do
raciocínio lógico e consciente. Destaca a utilização cada vez mais freqüente do
plágio e a importância do papel dos educadores, a m de que façam os alunos
se interessarem pela pesquisa cientíca ao invés de copiar as idéias alheias.
Demonstra que o crescente número de plágio não está diretamente relacionado
à facilidade de acesso às informações, mas sim, e principalmente, à mentalidade
dos alunos que preferem soluções práticas e fáceis a pesquisas geralmente
trabalhosas e cansativas. Enm, destaca a importância de instigar e promover
o desenvolvimento ético do aluno, uma vez que esse aprendizado irá reetir no
caráter do prossional do futuro.
PALAVRAS-CHAVE: Ética; Pesquisa cientíca; Professor; Educação
ETHICS IN SCIENTIFIC RESEARCH – THE PROFESSOR’S ROLE FOR THE
BUILDING UP OF AN ETHIC CITIZEN
ABSTRACT: This article deals with the importance of the professors and
educators’ role in general for the ethical and professional formation of their
pupils. The importance of scientic research for the formation of the logical and
conscientious reasoning is pointed out. It highlights the even more more usual use
of plagiarism as well as the importance of the educators’ role so that they make
the pupils if to interest for the scientic research instead of copying the other
people’s ideas. It demonstrates that the increasing number of plagiarism directly
is not related to the access easiness the information, but yes, and mainly, to the
mentality of the pupils who prefer practical and easy solutions the laborious and
generally tiring research. At last, it detaches the importance of instigating and
1 Advogada formada pela Universidade Estadual de Londrina. Docente em prática jurídica na
mesma Universidade. Mestranda em Direito Processual e Cidadania na UNIPAR – Universidade
Paranaense. E-mail: claudiatagata@yahoo.com.br

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT