Estratégia metacognitiva de aprendizagem autorregulada, percepção docente sobre a aprendizagem e métodos educacionais em contabilidade

AutorThiago Bruno de Jesus Silva, Vania Tanira Biavatti
Páginas3-33
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n37p3
3
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 15, n. 37, p. 03-33,
out./dez. 2018
Estratégia metacognitiva de aprendizagem autorregulada, percepção
docente sobre a aprendizagem e métodos educacionais em contabilidade
Metacognitive strategy of learning, teaching perception on learning and education methods
on accounting
Estrategia metacognitiva de aprendizaje autorregulada, percepción docente sobre
aprendizaje y métodos educativos en contabilidad
Thiago Bruno de Jesus Silva
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Professor do Curso de Contabilidade na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Endereço: Rodovia Dourados - Itahum, km 12, Zona Rural,
CEP 89012900 - Dourados, MS Brasil
E-mail: thiagobsilva@ufgd.edu.br
Telefone: (67) 98174-8661
Vania Tanira Biavatti
Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP)
Professora no Programa de Pós-Graduação Ciências Contábeis na Universidade Regional de
Blumenau (FURB)
Endereço: Rua Antonio da Veiga, 140, Vila Nova.
CEP 89010-971 Blumenau (UFSC)
E-mail: vania@hprada.com.br
Telefone: (47) 99136-1155
Artigo recebido em 19/12/2016. Revisado por pares em 28/03/2018. Reformulado em
29/05/2018. Recomendado para publicação em 25/02/2019 por Carlos Eduardo Facin Lavarda
Editor-Chefe). Publicado em 10/04/2019.
Thiago Bruno de Jesus Silva e Vania Tanira Biavatti
4
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 15, n. 37, p. 03-33, out./dez. 2018
Resumo
O objetivo geral desta investigação foi analisar a relação entre o perfil autorregulado de
aprendizagem dos discentes aos métodos educacionais de ensino e a percepção docente sobre a
aprendizagem no curso de Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau (FURB).
A investigação utilizou como estratégia de pesquisa o estudo de caso único. A amostra foi
composta por 202 discentes e 16 professores do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da
instituição, que responderam aos instrumentos de pesquisa. O instrumento de levantamento de
dados que foi aplicado aos discentes, sobre o uso das estratégias metacognitivas, foi proposto
por Zimerman e Martinez-Ponz (1986) e o aplicado aos docentes foi proposto por Silva (2016).
Para análise dos dados, identificaram-se as estratégias de aprendizagem autorregulada, através
da estatística descritiva, a análise fatorial e o uso de testes paramétricos de comparação de
médias (teste t); a percepção docente sobre a aprendizagem e os métodos de ensino foram
alcançados pela análise descritiva dos dados. Por fim, relacionaram-se o perfil do discente
quanto à utilização da estratégia metacognitiva de aprendizagem autorregulada, os métodos
educacionais de ensino e a percepção docente sobre a aprendizagem. Conclui-se que o ensino
tem a consecução de aproximar o conteúdo teórico com o conteúdo prático da contabilidade.
Entretanto, ao serem utilizados diferentes métodos de ensino, mesclam-se métodos ativos e
passivos de aprendizagem, o que pode ter contribuído no desenvolvimento de nível maior de
estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada. Tem-se como implicação a
percepção docente sobre aprendizagem que enfatiza à formação de um profissional com
concepções técnicas, o que se limita às regras e desempenho de tarefas rotineiras de
contabilidade.
Palavras-chave: Andragogia; Aprendizagem; Metacognição; Métodos educacionais;
Educação superior
Abstract
The present study aimed at analyzing the relationship among the self-regulated learning profile
of students, education methods and the professors’ perception of learning in the Accounting
undergraduate course at the Regional University of Blumenau (FURB), in Brazil. To reach
such a goal, the single case study design was employed. The sample consisted of 202 students
and 16 professors of the Social and Applied Sciences Center of the institution. The instrument
for data collection with students was the one proposed by Zimerman and Martinez-Ponz (1986)
while the one with professors was proposed by Silva (2016). For data analysis, w e identified
the self-regulated learning strategies by means of descriptive statistics, factorial analysis and
t-tests for parametric data comparison. As for the professors’ perception of learning and
education methods, we analyzed the data descriptively. In addition, we related the student’s
profile with respect to the use of the metacognitive self-regulated learning strategy, education
methods and the professors’ perception of learning. Results revealed that accounting education
has the objective of approximating theory and practice. Nevertheless, when different education
methods are employed, active and passive learning methods were combined, which may have
contributed to the development of a higher level of metacognitive self-regulated learning
strategies. As an implication, the professors’ perception about learning emphasized the
education of a professional through technical concepts, who is limited to the rules and to the
performance of routine accounting tasks.
Keywords: Andragogy; Learning; Metacognition; Educational Methods; Higher education
Resumen
El objetivo general de esta investigación fue analizar la relación entre el perfil autorregulado
del aprendizaje de los discentes a los métodos educativos de enseñanza y la percepción docente
sobre el aprendizaje en el curso de Ciencias Contables en la Universidad Regional de

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT