Escusa de consciência e alternativas ao uso de animais no curso de ciências biológicas da Universidade Federal do Pará - UFPA
Autor | Sara Elaine Lopes da Silva - Rodrigo Sousa Dos Santos |
Cargo | Graduanda em Licenciatura em Ciencias Biológicas pela Universidade Federal do Para´; ativista do Vegetarianos em Movimento, VEM - Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Para´; ativista do Vegetarianos em Movimento, VEM |
Páginas | 79-95 |
79
A7 V11 JD2012 |
E
UF
PUFPA
Sara Elaine Lopes da Silva*, Rodrigo Sousa dos Santos**
RA escusade consciência égarantia constitucionalao direi-
todeliberdadedepensamentoque podeserinstrumentalizadapara
eximiralunosdoscursosdeciênciasbiológicasemdeterminaçõesque
infrinjamsuas concepçõesmoraise éticasquantoao usode animais
paransdidáticosAlém desserespaldolegalas alternativasaouso
deanimaisvêmse mostrandomaisecazes noensinoatravésde re-
cursos como vídeos software ou modelos sintéticos Portanto neste
artigobuscaseaexposiçãodeviaslegaisedidáticasquepossibilitem
aosdiscentesumaformaçãoplenamascomrespeitoaosanimais
PDireito EscusadeConsciência BiologiaAlternati-
vasAnimal
AThepretextofconscienceisguaranteedconstitutionalright
tofreedomofthoughtwhich canbemanipulatedtorelievestudents
ofbiological sciencesat determinationsthat violatetheir moraland
ethicalissuesregardingtheuseofanimals forteachingpurposesBe-
sidesthis legal backingalternatives toanimal use havebeen more
eectivein teaching through resources such as videos software or
syntheticmodelsThereforethisarticleseekstoexposureoflegaland
teachingwhich will providestudents afull educationbut with re-
spectforanimals
* GraduandaemLicenciaturaemCiênciasBiológicaspelaUniversidadeFederaldoPará
ativistadoVegetarianosemMovimentoVEM
** Bacharelem DireitopelaUniversidade Federaldo Paráativistado Vegetarianosem
MovimentoVEM
|RBDA
80
KRightExclusionof ConsciousnessBiologyAlternatives
animal
SIntroduçãoObjeçãodeconsciênciaOusodeanimais
emaulaspráticasnocursodeciênciasbiológicasdaUniversidadeFe-
deraldoParáConclusõesNotasdereferência
Introdução
Aquestãodoensinopormeiodautilizaçãodeanimaisvivos
vemrecebendofortescríticasnoqueconcerneasuarealneces-
sidadediantede técnicasalternativasque garantemo mesmo
resultado prático de aprendizagem do conhecimento porém
semsubmissão aosacrifícioou mutilaçãode animaisparafor-
mação de prossionais neste estudo especíco das ciências
biológicas
Aresistêncianomeioacadêmicoembuscaroumesmoapli-
caras alternativasjádisponíveis vemdaconcepçãopositivista
estabelecidaporRenéDescarte posteriormenteaplicadaàárea
biológicapelosiologistaClaudeBernardosquais determina-
ramum dogmacientíco ocialde validadedo conhecimento
sobreoestudodavida
Arupturacomestaconcepçãorequerademonstraçãodeque
estecenáriocientícoconstruídoemséculospassadosnãopode
manterseemaplicaçãoplenaprincipalmenteseconsiderarmos
a disponibilidade de métodos alternativos comprovadamente
ecazesparaoensinoeaprendizagem
Ressaltarsequeaexposiçãodessenovocenáriolivredauti-
lizaçãode animaisna práticado ensinosuperiordeveserad-
mitido como o modelo metodológico ordinário naAcademia
conforme previsão expressa trazida pela Lei n Lei
deCrimesAmbientaisart Apesar destaconstatação
quandoodiscentevêsediantedeobstáculosporpartedagestão
docenteemseutilizardemodelosdeensinoalternativosentão
teremosformadas ascircunstâncias propíciasparaaaplicação
dorecursojurídicoquepossibilitaoexercíciodaescusadecons-
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO