A educação do campo e o fim das políticas públicas como as conhecemos: questões para reflexões de futuro

AutorClarice Aparecida Santos
CargoPedagoga. Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana
Páginas501-513
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O FIM DAS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO AS
CONHECEMOS: questões para reflexões de futuro
Clarice Aparecida Santos1
Resumo
O presente ensaio propõe -se a analisar a Educação do Campo no seu triplo signo – Campo – Educação – Política s
Públicas, com ênfase no processo de institucionalização de políticas públicas num contexto histórico de abertura na
construção da democracia como regime que institui direitos, em relação ao contexto atual de regressividade nas políticas
educacionais. O projeto de empresariamento da educação em todos os níveis impõe um conjunto de medidas visando o
encolhimento dos espaços de luta dos /as trabalhadores/as, especialmente dos 3camponeses, indígenas e quilombolas e
elimina os mecanismos garantidores das condições de acesso e permanência ao ensino público e gratuito por estas
populações. Apresenta ainda um conjunto de questões para reflexão dos/as educadores/as e movimentos sociais populare s
na perspectiva da resistência ativa e ampliação do espaço público.
Palavras-chave: Educação do Campo. Políticas públicas. Empresariamento. R esistência.
FIELD EDUCATION AND THE END OF PUBLIC POLICIES AS W E KNOW IT: questions for future reflections
Abstract
This essay proposes to analyze Field Education in its triple sign - Field - Education - Public Policies, with emphasis on the
process of institutionalization of public policies in a historical context of openness in the construction of democracy as a
regime that establishes rights, in relation to the current context of regressivity in educational policies. The project of
entrepreneurship of education at all levels imposes a set of measures aimed at shrinking the spac es of struggle ofworkers,
especiallypeasants, indigenous and quilombolas and eliminates the mechanisms guaranteeing the conditions of access and
permanence to public education and free by these populations. It also presents a set of questions for the reflection of
educators and popular social movements in the perspective of active resistance and expansion of the public space.
Keywords: Field Education. Public policies. Entrepreneurship. Resistance.
Artigo recebido em: 18/06/2019 Aprovado em: 24/10/2019
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p501-513.
1 Pedagoga. Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana. Docente do ensino superior da Universidade de Brasília.
E-mail: claricesantos61@gmail.com

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT