Educação a distância como ferramenta de inclusão social e digital.

AutorÍtalo José Bastos Guimarães - Marckson Roberto Ferreira de Sousa - Izabel França de Lima
CargoDepartamento de Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil - Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil - Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil
Páginas1-19
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 01-19, set./dez.,
2019. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e58846
Artigo
Original
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA DE
INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO
COM ALUNOS DA UFPBVIRTUAL
Distance education as a tool for social and digital inclusion: a case study with UFPBVIRTUAL students
Ítalo José Bastos GUIMARÃES
Departamento de Ciência da Informação,
Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil
adm.italoguimaraes@gmail.com
https://orcid.org/0000-0001-6523-4025
Marckson Roberto Ferreira de SOUSA
Departamento de Ciência da Informão,
Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil
marckson.dci.ufpb@gmail.com
https://orcid.org/0000-0003-2001-1631
Izabel França de LIMA
Departamento de Ciência da Informão,
Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil
belbib@gmail.com
https://orcid.org/0000-0003-2701-5432
Mais informações da obra no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Apresenta a modalidade de ensino superior a distância como uma possibilidade de inclusão s ocial e digital. A
partir de 2006, com a regulamentação da educação a distânc ia (EAD) em instituições federais de ensino superior, f oi
possível ter uma expansão significativa no número de vagas oferecidas, e a EAD, antes vista como uma educação
marginalizada e sem reconhecimento, agora se apresenta como uma possibilidade concreta de uma educação de
qualidade. O objetivo do artigo foi identificar como o acesso aos cursos de ensino superior a distância pode contribuir no
processo de inclusão social e digital de pessoas residentes em pequenas cidades do Nordeste.
Método: Realizou-se uma pesquisa direta por meio de um estudo de caso com 42 ingress os do curso de licenciatura em
Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. O in strumento de coleta de dados foi um questionário online misto
(com perguntas fechadas e abertas), adotando-se uma amostra por conv eniência.
Resultado: Evidencia-se que a EAD pode se tornar uma das opções mais adequadas para algumas pessoas que
possuem fatores limitantes, como trabalho em tempo integr al, ausência de tempo para dedicação exclusiva a graduaçã o
presencial ou residem em locais que não possuem proximidade com as universidades públicas tradicionais.
Conclusões: Os estudantes ainda percebem que há preconceito ou discriminaç ão da sociedade por realizarem um curso
a distância, mas reconhecem que se sentem socialmente incluídos, espera m ser incorporados pelo mercado de trabalho
e não acreditam que haja distinção das empresas em relação a EAD.
PALAVR AS-CHAVE: Educação a distância. Inclusão social. Inclusão digi tal. UFPB.
ABSTRACT
Objetive: This article presents the mode of distance educati on as a possibility of social and digital inclusion. As of 2006,
with the distance education regulation in federal institutions of higher e ducation, it was possible to have a significant
expansion in the number of vacancies offered, and the long-dista nce education, previously seen as a marginalized and
unrecognized education, now presents itself as a concrete possibilit y of a quality education. The objective of the article
was to identify how access to Distance Higher Education can contribut e to the social and digital inclusion process of people
located in small towns in the Northeast.
Methods: For this, the quantitative-qualitative research was carried out with 42 students of the degree course in Agrarian
Sciences of the Universidade Federal da Paraíba. The instrument of data collec tion was a mixed online questionnaire (with
closed and open questions), adopting a sample for convenience.
Results: It can be seen that EAD can become one of the most approp riate options for some people who have limiting
factors, such as full-time work, absence of time for exclusive dedication t o graduation, or reside in places that do not have
proximity to traditional public universities.
Conclusions: The students still perceive that there is prejudice or discrimination in society by taking a distance course,
but recognize that they feel socially included, expect to be incorporated by the labor market, and do not believe that there
is a distinction between companies in relation to EAD.
KEYWORDS: Distance education. Social inclusion. Digital inclus ion. UFPB.
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 01-19, set./dez.,
2019. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e58846
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1 INTRODUÇÃO
O conceito de exclusão social vem sendo amplamente discutido e busca apresentar
a comparação ou diferença entre o que é ser ou estar incluído socialmente e o processo
inverso, ou seja, o que é ser ou estar excluído socialmente. A exclusão origina-se na
desigualdade social desde os tempos coloniais, associada a processos sociais excludentes
como baixos níveis de escolaridade, acirramento da competição social e alteração de
valores morais. Sendo assim, entende-se que a inclusão existe devido às consequências
históricas vinculadas a exclusão (DAL POZZO; FURINI, 2010).
Kowarick (2003) define a inclusão social como um processo que pretende promover
a inserção dos segmentos que estão em situação de vulnerabilidade em diversos contextos,
tais como: sua cidade, escola, universidade, emprego e proteção social. Neste artigo,
aborda-se a educação na modalidade a distância como uma forma de inclusão social e
digital. Para Sheppard (2006) a inclusão está relacionada diretamente com a procura de
uma estabilidade social, que só é possível com cidadania social, onde todos os indivíduos
possuem os mesmos direitos na sociedade. Por mais utópico que pareça, as pessoas
buscam alternativas para sentirem-se reconhecidas no meio em que vivem.
Nesse sentido, a educação a distância (EAD) surge como importante ferramenta de
inclusão social, especialmente em um país em desenvolvimento como o Brasil, onde
existem diversas pessoas que não possuem acesso à educação de qualidade por diversos
motivos, especificamente: (a) número de municípios onde não há universidades públicas
geograficamente próximas, ou (b) necessidade de pessoas com baixa renda trabalhar com
o objetivo de auxiliar nas despesas familiares, limitando seu tempo para se adequar às
exigências de uma instituição pública convencional/presencial.
O presente estudo tem por objetivo identificar como o acesso aos cursos de ensino
superior a distância (EAD) pode contribuir no processo de inclusão social e digital de
pessoas localizadas em pequenas cidades do Nordeste. Busca-se evidenciar a evolução
da EAD, antes vista como uma educação sem reconhecimento, e atualmente,
apresentando-se como uma possibilidade concreta de uma educação de qualidade com
interatividade humana, infraestrutura tecnológica adequada e professores capacitados para
interagir com seus alunos sem limitação de tempo e espaço físico.

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