Mídia digital e sociedade

Autor:Pedro Mizukami - Jhessica Reia - Joana Varon
Páginas:59-75
 
TRECHO GRÁTIS
3.1 Conteúdo gerado pelo usuário (UGC)
3.1.1 Panorama do UGC
A cultura da web brasileira é fortemente impulsionada pelo consumo de con-
teúdo publicado ou encontrado em portais on-line e pela utilização de diversas
mídias sociais. Quatro dos dez sites mais visitados no Brasil em setembro de
2013 eram essencialmente de UGC (Facebook, YouTube, Mercado Livre e Wi-
kipédia); outros quatro eram portais (UOL, Globo.com, Live.com e Yahoo!). Os
dois restantes eram domínios de busca do Google (Google.com).
Tabela 11.
Dez sites mais visitados (setembro de 2013)
Ranking da Alexa URL Categoria
1 Google.com.br Mecanismo de busca
2 Facebook.com Rede social
3 Google.com Mecanismo de busca
4 Youtube.com Vídeo on-line
5 Uol.com.br Portal on-line
6 Globo.com Portal on-line
7 Live.com Portal on-line
8 Yahoo.com Portal on-line
9 Mercadolivre.com.br Comércio eletrônico
10 Wikipedia.org Enciclopédia
Fonte: Os 500 sites mais visitados no Brasil segundo a Alexa
(Alexa, Top 500, Brazil), acesso em: 9 de setembro de 2013.
3. MÍDIA DIGITAL E SOCIEDADE
60
MAPEAMENTO DA MÍDIA DIGITAL NO BRASIL
Os brasileiros são conhecidos por adotarem rapidamente e se tornarem
usuários assíduos das mídias sociais. Essa reputação remonta a 2004, quando
a base de usuários do Orkut (99o na Alexa) se tornou predominantemente bra-
sileira64. Previsivelmente, as redes sociais são o tipo mais popular de UGC no
Brasil, com o Facebook (2o na Alexa) dominando o mercado. Segundo o Ibope
Nielsen Online, as redes sociais possuíam uma penetração de 86,3% entre os
usuários brasileiros da Internet em 200965. Os números da comScore para o
mesmo ano foram mais conservadores, mas mesmo assim signi cativos: 77,9%
para 2009, atingindo 85,3% em 2010. Em dezembro de 2012, os brasileiros des-
penderam uma média de 579 minutos por semana em redes sociais, bastante
acima da média global de 328,3 minutos66.
A plataforma de compartilhamento de vídeo YouTube (4o lugar no ranking
da Alexa) é extremamente popular no Brasil, da mesma forma que o consumo
on-line de vídeo em geral. Segundo a comScore, seis entre cada sete usuários
brasileiros da Internet assistiram a vídeos on-line durante o mês de julho de
2010, o que representa mais de 85% da população on-line. O YouTube obteve
a maior audiência (28,3 milhões de visitantes únicos), seguido pelos sites das
Organizações Globo (8,5 milhões) e da UOL (5 milhões). Em dezembro de 2011,
os brasileiros visualizaram 4,7 bilhões de vídeos, correspondendo a um aumen-
to de 74% em relação a dezembro de 2010, impulsionado por um crescimento
de 19% do número de visitantes únicos67.
As plataformas para criação de blogs e compartilhamento de conteúdo
também estão entre os sites mais visitados no Brasil. A pesquisa sobre mídias
sociais “Wave 4” de 2009, realizada pela Universal McCann, indica que, de uma
64 S. Fragoso, WTF a Crazy Brazilian Invasion. In: C. Ess, F. Sudweeks e H. Hrachovec (Org.).
CATaC 2006: Fifth International Conference on Cultural Attitudes Towards Technology and
Communications, 2006, Tartu, Estônia. School of Information Technology, Murdoch Univer-
sity, 2006, vol. 1, p. 255-274.
65 Redes sociais foram acessadas por 86% dos internautas ativos em fevereiro. IDG Now!, em
http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/03/31/redes-sociais-foram-acessadas-por-86-
-dos-internautas-ativos-em-fevereiro-diz-ibope (Acesso em: 22 de agosto 2013).
66 comScore, 2013 Brazil Digital Future in Focus, 15 de março de 2013, em http://www.coms-
core.com/Insights/Presentations_and_Whitepapers/2013/2013_Brazil_Digital_Future_in_
Focus (Acesso em: 22 de agosto de 2013).
67 A Copa do Mundo de 2010, encerrada no dia 11 de julho, pode ter in uenciado os resul-
tados. No entanto, os vídeos on-line são, sem dúvida, muito populares entre os usuários
brasileiros da Internet. Independentemente do pico em julho de 2010, o YouTube continua
a crescer no Brasil. Consulte 6 in 7 Brazilian Internet Users Watched Online Video in July.
comScore, 27 de agosto de 2010, em http://www.comscore.com/Press_Events/Press_Re-
leases/2010/8/6_in_7_Brazilian_Internet_Users_Watched_Online_Video_in_July (Acesso
em: 22 de agosto de 2012); A. Banks, The Brazilian Online Audience: February 2011. Apre-
sentação da comScore, em http://www.comscore.com/Press_Events/Presentations_Whi-
tepapers/2011/State_of_the_Internet_in_Brazil (Acesso em: 22 de agosto de 2012); e A.
Banks, 2012 Brazil Digital Future in Focus. Apresentação da comScore, em http://www.
slideshare.net/ra nas/brazil-future-infocus-12121447 (doravante, A. Banks, O futuro digital
do Brasil em foco, 2012) (Acesso em: 22 de agosto de 2012).

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