Impacto da adoção de mecanismos de governança de Tecnologia de Informação (TI) no desempenho da gestão da TI: uma análise baseada na percepção dos executivos

AutorGuilherme Lerch Lunardi, João Luiz Becker, Antonio Carlos Gastaud Maçada
CargoDoutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. - Doutor em Management Science pela Anderson School of Managament da University of Califórnia at Los Angeles. - Doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Páginas11-39

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Guilherme Lerch Lunardi 1

João Luiz Becker 2

Antonio Carlos Gastaud Maçada 3

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1 Introdução

Sob uma perspectiva organizacional, a gestão da informação visa auxiliar a organização a atingir seus objetivos competitivos e estratégicos (DETLOR, 2010). A Tecnologia da Informação (TI), por sua vez, desempenha um papel crítico nas organizações, tornandose parte integral das organizações modernas (NEVO; WADE, 2010). Deve ser ressaltado, entretanto, que a TI não é um fim em si mesma, representando tão somente o meio pelo qual as informações são armazenadas, acessadas, distribuídas e utilizadas. Assim, os executivos de TI devem preocuparse com a gestão da informação, e não apenas com a gestão da TI. Essa nova orientação faz emergir o conceito de governança de TI.

Apontada em artigos e pesquisas4 – publicadas, na sua grande maioria, em revistas comerciais – como uma das principais prioridades das empresas brasileiras na atualidade, a governança de TI vem recebendo grande destaque entre acadêmicos e praticantes. O interesse dos executivos por essa temática tem se justificado pelo reflexo da mudança do papel (de predominantemente operacional para um papel mais estratégico e de apoio à decisão) e da relevância da TI nas organizações e, consequentemente, da necessidade de assegurar que ela seja adequadamente gerenciada. A governança de TI tem impacto direto sobre a gestão da TI, uma vez que é através dela que um conjunto de regras é elaborado e, a partir disso, tais regras são definidas, aplicadas e avaliadas para governar toda a função da TI na organização (VERHOEF, 2007).

A governança de TI, propriamente dita, envolve a aplicação de princípios de governança corporativa para dirigir e controlar a TI de forma estratégica, preocupandose exclusivamente com dois assuntoschave: o valor que a TI proporciona à organização e o controle e a diminuição dos riscos relacionados à TI (ITGI, 2003; PETERSON, 2004; HARDY, 2006). O primeiro assunto é direcionado pelo alinhamento estratégico entre os negócios e a tecnologia, enquanto o segundo é direcionado pela definição dos responsáveis na organização pelas decisões envolvendo os assuntos ligados à TI. Ambos precisam ser suportados por medidas e recursos adequados, para que os resultados desejados sejam alcançados (ITGI, 2003).

Medidas como a presença de comitês, a participação da área de TI na formulação da estratégia corporativa, os processos de elaboração e aprova-

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ção de orçamentos e projetos de TI, bem como o uso de modelos tradicionalmente encontrados na literatura especializada (como: COBIT, ITIL, ISO17799, SLA, PMI...) são apenas alguns mecanismos que procuram encorajar um comportamento consistente da organização, buscando alinhar os investimentos de TI com a missão, estratégia, valores e cultura organizacional (WEILL; ROSS, 2005). Em pesquisa realizada por Tarouco e Graeml (2009), com 51 grandes empresas brasileiras, pode- se que o conceito de governança de TI está ligado diretamente às iniciativas relacionadas ao aumento do controle e qualidade dos serviços prestados pela TI para a empresa.

Ainda que a governança de TI apareça como um meio de justificar e, principalmente, otimizar os investimentos realizados em tecnologia, a questão sobre como implementála na prática tem intrigado tanto executivos quanto acadêmicos (DE HAES; GREMBERGEN, 2009; WILLSON; POLLARD, 2009; BORGMAN; HEIER, 2010). A simples elaboração de um modelo não significa necessariamente que a governança de TI esteja funcionando na organização. Quando os processos de governança são mal projetados, eles acabam sendo contraproducentes. Meyer (2004), por exemplo, relata resultados de várias iniciativas de governança de TI malsucedidas (muitas vezes impondo processos complicados de fiscalização, prejudicando a organização e aumentando os custos administrativos).

Por outro lado, quando os processos de governança são bem planejados, cada aspecto da organização é coordenado: as pessoas, os equipamentos e os recursos financeiros trabalham em conjunto, em direção aos objetivos estratégicos da organização. Nesse sentido, estruturar e definir quais mecanismos de governança de TI devem ser implementados tornase relevante para que as organizações possam gerenciar melhor os seus ativos de TI e, por conseguinte, obter maior retorno a partir dos investimentos que vêm realizando.

As pesquisas realizadas até o momento têm sido quase unânimes quanto a não existência de uma “melhor forma” de estruturar a TI, uma vez que a solução para qualquer organização é contingenciada por fatores como: tamanho da organização, ramo de atuação, localização geográfica, estrutura organizacional, estratégia e natureza da organização, dentre outros (BROWN; GRANT, 2005; BOWEN et al., 2007). Entretanto, a necessidade de aprofundamento de estudos sobre a adoção de mecanismos de governança e seus efeitos nas organizações é evidente, até mesmo porque além dos investimentos realizados na aquisição e manutenção da estrutura tecnológica da empresa, muitas organizações têm gasto elevadas quantias em consultorias,

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certificações, treinamentos e aquisições de softwares específicos para governarem a TI (“Governança movimenta R$ 3,5 bilhões por ano”, Computerworld, 17/10/2007). Peterson (2004) estabelece uma clara diferença entre a gestão da TI e a governança da TI. Enquanto a gestão da TI se atém ao fornecimento efetivo interno dos serviços e produtos de TI e no gerenciamento das suas operações, a governança de TI, por sua vez, é mais ampla, e se concentra na execução e na transformação da TI para atender às demandas presentes e futuras dos negócios (foco interno) e dos clientes desses negócios (foco externo). Acreditase que a adoção de mecanismos de governança de TI acabe modificando o modo com que as organizações gerenciam e utilizam a sua tecnologia aplicada aos negócios de forma mais eficaz, refletindo, dessa forma, no desempenho global da organização (WEILL; ROSS, 2005).

Desse modo, pretendese nesta pesquisa avaliar, sob a percepção dos executivos, o impacto da implementação de diferentes mecanismos de governança de TI no desempenho da gestão da TI. O estudo, realizado com 83 executivos, permitiu identificar os mecanismos de governança de TI que mais afetam a gestão da TI na percepção dos executivos, além de apresentar insights quanto à forma com que os mecanismos se correlacionam com diferentes aspectos da gestão da TI. O artigo estruturase da seguinte forma: na Seção 2, apresentase uma visão geral da governança de TI e seus mecanismos, juntamente com o modelo de pesquisa proposto. Na Seção 3, descrevese o método empregado no estudo; enquanto na Seção 4, são apresentados os principais resultados obtidos. O artigo se encerra na Seção 5, em que são apresentadas as conclusões e limitações do estudo.

2 Governança de TI e seus Mecanismos

Segundo Peterson (2004), a governança de TI tem sido assunto de muito debate e especulação entre pesquisadores e praticantes há vários anos. Algumas questões e assuntos hoje ligados à governança de TI têm sido discutidos desde a introdução da TI nas organizações; entretanto, mesmo com mais de 30 anos de pesquisa empírica, ainda existem muitas brechas a serem preenchidas, especialmente por não existir um corpo teórico consistente e bem estabelecido sobre o tema.

A governança de TI e, mais especificamente, suas regras, são definidas com a finalidade de operacionalizar a função da TI na organização de forma

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mais eficiente e eficaz. A maioria dessas regras é resultado do senso comum, da padronização, da experiência e de “melhores práticas” aceitas pelo mercado (VERHOEF, 2007). Ainda assim, executivos de várias empresas acabam ignorando mesmo as regras mais básicas, como a elaboração de projetos de viabilidade de investimentos, ajustes periódicos do orçamento de acordo com as necessidades de negócio, uso de benchmarking ou, ainda, de métricas não financeiras, o que certamente influencia a forma como a TI é gerenciada e utilizada pela organização.

De modo geral, temse percebido uma grande insatisfação por parte dos executivos quanto à forma com que as decisões e os projetos de TI vêm sendo executados e justificados, o que tem levado pesquisadores, praticantes e até mesmo consultores de TI a proporem diferentes modelos, tendo por objetivo desenvolver e potencializar a governança de TI (McLANE, 2003; ALBERTIN, 2008). Segundo Van Grembergen, De Haes e Guldentops (2004), a governança de TI caracterizase por uma combinação de diferentes mecanismos associados à estrutura, processos e relacionamento (Quadro 1). Estruturas envolvem a existência de responsáveis pelas diferentes decisões de TI, além do uso de uma diversidade de comitês. Processos referemse às técnicas e procedimentos ligados às estratégias de TI e seu monitoramento. Já os mecanismos de relacionamento incluem a participação da TI com as demais áreas de negócio, o diálogo estratégico, o aprendizado compartilhado e a comunicação apropriada. Lunardi e Dolci (2009) apresentam uma breve descrição dos principais mecanismos de governança de TI encontrados na literatura, indicando os mais difundidos entre as empresas brasileiras.

[IMAGEM EM PDF ANEXO]

Quadro 1: Diferentes mecanismos de governança de TI Fonte: Adaptado de Peterson (2004)

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Cada um desses mecanismos se destina a um ou mais objetivos da governança – seja diminuir riscos, gerar maior valor para a organização, ou até mesmo, garantir que os investimentos estejam alinhados à estratégia corporativa. A literatura de Sistemas de Informação (SI) destaca diferentes pontos – também chamados de áreasfoco – que devem ser observados pelas organizações ao governarem sua TI, sendo os mais frequentemente...

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