O descompasso entre os saberes canelas e as práticas biomédicas

AutorElizabeth Maria Beserra Coelho - Diego Rodrigo Pereira
CargoSocióloga - Sociólogo
Páginas223-231
223
O DESCOMPASSO ENTRE OS SABERES CANELAS E AS PRÁTICAS BIOMÉDICAS
R. Pol. Públ., São Luís, v.16, n.1, p. 223-231, jan./jun. 2012
O DESCOMPASSO ENTRE OS SABERES CANELAS E AS PRÁTICAS BIOMÉDICAS
Diego Rodrigo Pereira
Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (SEDUC-MA)
Elizabeth Maria Beserra Coelho
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
T
guwoq
C"Eqpuvkvwk›«q" Hgfgtcn" Dtcukngktc." rtqownicfc" go" 3;::." hqtocnk¦c" q" tgeqpjgekogpvq" fc" fkxgtukfcfg" f‌ivpkec"
fq"Guvcfq" Dtcukngktq."pq"eqpvgzvq" fg"wo" rtqeguuq" fg"fguegpvtcnk¦c›«q" cfokpkuvtcvkxc"fcu" c›gu"fq" iqxgtpq0"Cu"c›gu"
kpfkigpkuvcu."cpvgu"egpvtcnk¦cfcu"go"wo"„ti«q"gurgeÝeq." c"Hwpfc›«q"Pcekqpcn"fq"ëpfkq."hqtco" vtcpuhgtkfcu"rctc"qwvtqu"
órgãos públicos, passando a ser parte do Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, foi elaborada a Política Nacional
fg"Cvgp›«q" " Uc¿fg" fqu" Rqxqu" Kpfigpcu." eqpuvtwfc" eqo" dcug" go" rtkperkqu" g" fktgvtk¦gu" gurgeÝequ" g" gzenwukxqu."
concernentes ao respeito aos direitos indígenas. Objetiva-se neste trabalho analisar a relação entre os saberes indígenas
g"qu"dkqof‌ifkequ."hqecnk¦cpfq"q"cvgpfkogpvq"fg"uc¿fg"qhgtgekfq"cq"rqxq"kpfigpc"Ecpgnc0"C"rguswkuc"swg"uwdukfkqw"guug"
vgzvq"vqoqw" eqoq" hqpvgu" fqewogpvqu" qÝekcku"tgncvkxqu" " uc¿fg" kpfkigpkuvc." q" fkuewtuq"fg" Ecpgncu" g" fqu" iguvqtgu" fc"
Rqnvkec"Kpfkigpkuvc"fg"Uc¿fg."cnf‌io"fg"gvpqitcÝcu"rtqfw¦kfcu"uqdtg"guug"rqxq0"
Rcncxtcu/ejcxg
Uc¿fg"kpfkigpkuvc."ucdgtgu"vtcfkekqpcku."Dkqogfkekpc0
THE MISMATCH BETWEEN THE CANELA’S HEALING PRACTICES AND BIOMEDICAL PRACTICES
Cduvtcev
Vjg"Dtc¦knkcp" Eqpuvkvwvkqp" qh" 3;::" hqtocnk¦gu"vjg" tgeqipkvkqp" qh" gvjpke" fkxgtukv{" qh"vjg" Dtc¦knkcp" Uvcvg" kp" vjg"
eqpvgzv"qh" cp"cfokpkuvtcvkxg" fgegpvtcnk¦cvkqp"rtqeguu" qh"iqxgtpogpv" cevkqpu0"Vjg" kpfkigpkuv" cevkqpu."qpeg" egpvtcnk¦gf"kp"
c"urgekÝe" kpuvkvwvkqp." vjg"Pcvkqpcn" Kpfkcp" Hqwpfcvkqp." ygtg"vtcpuhgttgf" vq" qvjgt" rwdnke"kpuvkvwvkqpu." dgeqokpi" rctv"qh" vjg"
WpkÝgf"Jgcnvj" U{uvgo"Kp" vjku"eqpvgzv." vjg"Pcvkqpcn" Kpfkigpqwu"Jgcnvj" Ectg"Rqnke{" ycu"ytkvvgp" cpf"dwknv" qp"urgekÝe" cpf"
gzenwukxg" rtkpekrngu" cpf" iwkfgnkpgu."eqpegtpkpi" vjg" tgurgev" hqt" kp fkigpqwu" tkijvu0"Vjg" cko" qh" vjku" rcrgt" ku" vq" cpcn{¦g"
vjg"tgncvkqpujkr"dgvyggp" kpfkigpqwu"cpf" dkqogfkecn"mpqyngfig." hqewukpi"qp" vjg"jgcnvj" ectg"qhhgtgf" vq"vjg" Ecpgnc0"Vjg"
tgugctej"yjkej" uwrrqtvgf" vjku" vgzv" vqqm" cu" uqwtegu" uqog" qhÝekcn" fqewogpvu" tgncvgf" vq" kpfkigpqwu" jgcnvj." vjg" Ecpgnc"
speech and managers of the Indigenous Health Policy, apart from ethnographies produced about this people.
Mg{"yqtfu
Kpfkigpqwu"jgcnvj."vtcfkvkqpcn"mpqyngfig."Dkqogfkekpg0
Recebido em: 28.02.2012. Aprovado em: 09.04.2012.
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Diego Rodrigo Pereira, Elizabeth Maria Beserra Coelho
R. Pol. Públ., São Luís, v.16, n.1, p. 223-231, jan./jun. 2012
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo foi elaborado com base na
rguswkuc" tgcnk¦cfc" pq" ¤odkvq" fq" rtqlgvq" ÐRqnvkec"
Indigenista de Saúde e Participação Indígena”,
desenvolvido na Universidade Federal do Maranhão
*WHOC+" g" Ýpcpekcfq" rgnc" Hwpfc›«q" fg" Corctq"
" Rguswkuc" g" cq" Fgugpxqnxkogpvq" EkgpvÝeq" g"
Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), através de
eqpx‒pkq" eqo" q" Rtqitcoc" Rguswkuc" rctc" q" UWU/"
PPSUS/2004.
C" rguswkuc" vgxg" eqoq" rtkpekrcn" tghgt‒pekc"
empírica o modelo de saúde indigenista previsto
na atual Política Nacional de Atenção à Saúde
dos Povos Indígenas (PNASPI), com vistas a
compreender a participação indígena e a correlação
entre os saberes tradicionais dos povos indígenas e
os serviços de saúde a eles oferecidos.
No presente artigo, são analisadas as
relações entre as práticas biomédicas e os saberes
kpfigpcu." gurgekÝecogpvg" fq" rqxq" Ecpgnc0" Guug"
povo é falante de uma língua Timbira, tronco Macro-
Jê (RODRIGUES, 1986) e habita a terra indígena
Ecpgnc."nqecnk¦cfc" go"Hgtpcpfq" Hcne«q." pq"guvcfq"
do Maranhão.
Hqtco" wvknk¦cfcu" eqoq" hqpvgu" gvpqitcÝcu"
sobre os Canelas, documentos do Ministério da
Saúde (MS), da Fundação Nacional de Saúde
(FUNASA) e do Ministério Público, além dos
registros das observações de campo no Sub Polo
Tcomqmcogmtƒ/Ecpgnc." go" Dcttc" fq" Eqtfc" g" pq"
Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão
(DSEI/MA), em São Luis, associados aos discursos
fg" hwpekqpƒtkqu" swg" vtcdcnjco" eqo" c" uc¿fg"
kpfkigpkuvc."gurgekÝecogpvg."eqo"q"rqxq"Ecpgnc0
A Política Nacional de Atenção à Saúde
dos Povos Indígenas (PNASPI) foi elaborada no
âmbito do Ministério da Saúde (MS), em 31 de
janeiro de 2002, tendo a FUNASA como gestora
fc" uc¿fg" kpfkigpkuvc" pq" Dtcukn0" Rctc" eqorqt" c"
dcug"fc" qticpk¦c›«q" fqu" ugtxk›qu" fg" uc¿fg"hqtco"
criados os Distritos Sanitários Especiais Indígenas
(DSEI); e para atender aos nove povos indígenas
swg"xkxgo"pq" Octcpj«q."hqk"fgugpxqnxkfq" wo"¿pkeq"
DSEI, com sede em São Luís. O modelo do DSEI
ugtkc"qrgtcekqpcnk¦cfq"cvtcxf‌iu"fqu"Rqnqu/Dcug."swg"
são a primeira referência para os agentes indígenas
fg" uc¿fg" swg" cvwco" pcu" cnfgkcu0" Rqfgo" guvct"
nqecnk¦cfqu" pwoc" eqowpkfcfg" kpfigpc" qw" pwo"
owpkerkq"fg"tghgt‒pekc0"*DTCUKN."4224."r0"43:+0
No âmbito do DSEI/MA foram instituídos,
kpkekcnogpvg." ekpeq" Rqnqu/Dcug." qticpk¦cfqu" fg"
oqfq"swg" wo" oguoq" Rqnq" cvgpfguug" c"fkhgtgpvgu"
povos indígenas, conforme pode ser observado no
Quadro 1.
Swcftq"3"/"R„nqu/Dcug"pq"Octcpj«q14222
R„nqu/Dcug
Povos
1.Zé Doca
Vgpgvgjctc1Iwclclctc."Cyƒ1Iwclƒ."
McÓcrqt1Wtwdw
2.Arame
Tenetehara/Guajajara
3.Amarante
Vgpgvgjctc1Iwclclctc."Mtkmcvk"g"Rwmq
-
biê/ Gavião
4.Grajaú
Tenetehara/Guajajara
70Dcttc"fq"Eqtfc
Tcomqmcogmtƒ1Ecpgnc."Crcpkgmtƒ1
Ecpgnc."MtgrwÓomcvg{‒"g"Vgpgvgjctc1
Guajajara.
Fonte: Elaborado pelos autores.
Fonte: Elaborado pelos au
los autores.
los au
Pq"ecuq"gurgeÝeq"fq"Rqnq/Dcug"fg"Dcttc"fq"
Eqtfc."qpfg" hqtco" tgcnk¦cfcu" cu" qdugtxc›gu" swg"
uwdukfkco"guvg"ctvkiq."gtco"cvgpfkfqu"swcvtq" rqxqu"
fkhgtgpvgu
Ecpgnc."MtgrwÓomcvg{‒"g"Vgpgvgjctc1Iwclclctc
1
.
Guuc"guvtwvwtc"p«q"hwpekqpqw"cfgswcfcogpvg"
g"qu"pfkqu"rtguukqpctco"rctc"swg"hquug"tghqtowncfc0"
C" pqxc" eqpÝiwtc›«q" fqu" Rqnqu/Dcug." swg" p«q"
rqfg" ugt" xkuvc" eqoq" fgÝpkvkxc." kpfkec" eqpukfgtƒxgn"
cornkc›«q." fg" ekpeq" rctc" fq¦g" Rqnqu1P¿engqu0" Q"
novo desenho atende a dissidências entre e intra
povos, conforme Quadro 2.
C" ockqtkc" fqu" Rqnqu/Dcug" hqk" htcekqpcfc."
separando o atendimento por povo, como ocorreu
go" Dcttc" fq" Eqtfc0" C" uqnw›«q" cfokpkuvtcvkxc"
gpeqpvtcfc"hqk"c"etkc›«q"fg"P¿engqu"swg"hwpekqpctkco"
como subdivisões dos antigos Polos e têm sido
fgpqokpcfqu" Uwdrqnqu0" Go" Dcttc" fq" Eqtfc."
qu" Ecpgncu" eqpugiwktco" swg" hquugo" kpuvkvwfqu"
dois Subpolos, sendo um para atendimento aos
Tcomqmcogmtƒ"g"qwvtq"cqu"Crcpkgmtƒ0
Swcftq"4"/"TgeqpÝiwtc›gu"fqu"R„nqu/Dcug"pq"Octcpj«q
Pólos-Base
Povos
Nova
eqpÝiwtc›«q
Zé Doca
Tenetehara/Guajajara,
Cyƒ1Iwclƒ.""McÓcrqt1
Urubu
Um
Arame
Tenetehara/Guajajara
Dois
Amarante
Tenetehara/Guaja
-
lctc."Mtkmcvk"g"Rwmqdk‒1"
Gavião.
Três
Grajaú
Tenetehara
Três
Dcttc"fq"
Corda
Tcomqmcogmtƒ1Ecpg
-
nc."Crcpkgmtƒ1Ecpgnc."
Mtgrwpmcvg{‒"g"Vgp
-
etehara/Guajajara
Três
Fonte: Elaborado pelos autores.
O atendimento primário aos Canelas está
ugpfq" tgcnk¦cfq" pq" rquvq" fg" uc¿fg" nqecnk¦cfq" pc"
própria aldeia. Entretanto, com a complexidade dos
problemas de saúde, são encaminhados ao Subpolo
Tcomqmcogmtƒ/Ecpgnc." qpfg" u«q" cvgpfkfqu0" Pqu"
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O DESCOMPASSO ENTRE OS SABERES CANELAS E AS PRÁTICAS BIOMÉDICAS
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casos mais complexos, ocorre o encaminhamento
para a rede de serviços do Sistema Único de Saúde
(SUS).
2 OS CANELAS E A SAÚDE INDIGENISTA
Desde as primeiras formas de tratamento de
uc¿fg"gpvtg" qu" rqxqu" kpfigpcu" fq" Dtcukn." swcpfq"
os procedimentos médicos curativos estavam
a cargo das missões religiosas, eram fortes as
divergências entre as práticas biomédicas e os
saberes tradicionais desses povos. Segundo aponta
Libório (2000, p. 78):
As atividades missionárias,
desempenhadas por instituições cristãs,
vkpjco"eqoq"rtgokuuc" c"etgp›c"fg" swg"
certos costumes indígenas detinham
uma essência pecaminosa incompatível
com a teologia e a ética cristã. Com
isso, recomendavam a eliminação dos
oguoqu" g" c" rwpk›«q" fcswgngu" swg"
insistissem em praticá-los.
Com a PNASPI, foi proposto um modelo de
uc¿fg"kpfkigpkuvc" swg" ctvkewncuug" guugu" ucdgtgu" g"
rtƒvkecu."xkuvq"swg"qu"ukuvgocu"vtcfkekqpcku"fg"uc¿fg"
passam a ser considerados
Imprescindíveis para execução de ações
e projetos de saúde e para a elaboração
de propostas de prevenção/promoção e
gfwec›«q"rctc" c"uc¿fg." cfgswcfcu" cq"
eqpvgzvq"nqecn0"*DTCUKN."4224."r039+0"
Ademais,
Todas as sociedades humanas
dispõem de seus próprios sistemas
de interpretação, prevenção e de
tratamento de doenças. Esses sistemas
tradicionais de saúde são, ainda hoje, o
principal recurso de atenção à saúde da
população indígena, apesar da presença
de estruturas de saúde ocidentais.
*DTCUKN."4224."r039+
Gpvtgvcpvq."godqtc"q"rtkperkq"swg"rgtogkc"cu"
fktgvtk¦gu"fc"RPCURK"uglc"
O respeito às concepções, valores e
práticas relativos ao processo saúde-
doença próprios a cada sociedade
indígena e a seus diversos especialistas.
*DTCUKN."4224."r0"3:+0"
No DSEI/MA, os saberes tradicionais dos
povos indígenas costumam ser desconsiderados, e
os procedimentos são pautados no saber biomédico,
numa lógica de colonialidade do saber. (QUIJANO,
2005).
Os Canelas, como outras sociedades Timbira,
desenvolvem em seu cotidiano saberes tradicionais
pautados em um conjunto de práticas para a
eqpuvtw›«q" fq" swg" fgpqokpco" wo" eqtrq" hqtvg0"
(OLIVEIRA, 2008). Uma dessas regras consiste em
pintar o corpo para proteger as crianças de doenças.
Tqncpfg"*4232+"crqpvc"swg"c"rkpvwtc"eqtrqtcn"fgkzc"
os Canelas bonitos e protege-os contra doenças.
Outras estratégias de construção do corpo
forte estão presentes nos rituais de iniciação. O
ciclo ritual de iniciação masculina efetiva-se através
fg" vt‒u" tkvwcku" fkuvkpvqu." Mj‒‒v¿yc{‒." Rgr{‒" g"
Rgrmcjm0" Eqphqtog" fgocteqw" Qnkxgktc" *422:+."
guvgu"ukodqnk¦co"g"fgocteco"c"rcuucigo" fc"hcug"
kphcpvkn"rctc"c"hcug"cfwnvc0"U«q"ectcevgtk¦cfqu"eqoq"
“rituais de internação”, pois possuem um momento
de exclusão e/ou isolamento da comunidade, da
maioria da família e dos cônjugues. Os iniciandos
u«q" ocpvkfqu" tguiwctfcfqu" go" swctvqu" pc" cnfgkc"
*Mj‒‒v¿yc{‒+."pq"kpvgtkqt"fc"ecuc"fc"hconkc"*Rgr{‒+."
g" go" cecorcogpvqu" hqtc" fc" cnfgkc" *Rgrmcjm+0"
(CROCKER, 1982). Ainda sobre esses rituais de
rcuucigo."Qnkxgktc"*422:."r0"5:+"crqpvc"swg<
[...] são momentos cruciais de
construção e formação do corpo do
jovem indígena, pois é nesse momento
swg" qu" kpfigpcu." fq" ugzq" ocuewnkpq."
tgcnk¦co"c"eqpuvtw›«q"g"q"hqtvcngekogpvq"
fq"eqtrq." cvtcxf‌iu" fq" kuqncogpvq" swg" f‌i"
exigido nesse período, dos resguardos
ugzwcku"g"cnkogpvctgu"g"fq"crtgpfk¦cfq"
dos costumes tradicionais; assim como
dos papéis sociais na comunidade
cuuwokfqu" g" fgÝpkfqu" pguugu"
momentos, como ser corredor de tora,
ec›cfqt"g"rclf‌i"*mc{+0"
As restrições alimentares e sexuais
eqpuvkvwgo" woc" hqtoc" fg" rwtkÝec›«q" fq" eqtrq" g."
eqpugswgpvgogpvg." fg" hqtvcngekogpvq" *QNKXGKTC."
2008), tornando o corpo forte, e, evitando o corpo
fraco. Segundo a autora, esses tabus servem como
mecanismos de controle para cuidar da saúde, ou
seja, do bem-estar físico e social. Seriam práticas
terapêuticas preventivas, desenvolvidas através de
diferentes resguardos:
[...] os indígenas não comiam o coração
do boi, pois caso comessem poderiam
cfswktkt"ewt‒." wo" vkrq" fg" hwt¿pewnq" pcu"
costas. [...] um homem no período de
resguardo evitou matar uma cobra, pois
vkpjc" wo" Ýnjq" ckpfc" rgswgpq0" Ecuq"
ocvcuug" c" eqdtc" ugw" Ýnjq" ktkc" ejqtct"
muito só podendo ser curado pelo pajé.
¡" q" swg" gngu" fgpqokpco" fg" ejqtq" fg"
recém-nascido. Ao evitar essas ações
eles estavam protegendo sua saúde e
vcodf‌io" c" fg" ugwu" Ýnjqu0" *QNKXGKTC."
2008, p. 67).
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Diego Rodrigo Pereira, Elizabeth Maria Beserra Coelho
R. Pol. Públ., São Luís, v.16, n.1, p. 223-231, jan./jun. 2012
Segundo a mesma autora, formas de
eqpvtqng" uqekcn" vcodf‌io" u«q" tgcnk¦cfcu" go" ecuqu"
fg"ogpuvtwc›«q." itcxkfg¦"g" r„u/rctvq." swcpfq"u«q"
exigidos os devidos resguardos para a formação
e construção simbólica do corpo social Canela.
Qdugtxc/ug" swg" f‌i" eqowo" q" fguewortkogpvq"
fcu" tguvtk›gu." qecukqpcpfq" q" swg" fgpqokpcoqu"
enfermidades. Tais enfermidades, um estado de
corpo fraco, também podem ocorrer por causas
sobrenaturais.
Para o corpo voltar ao estado saudável de
“corpo forte”, os Canelas recorrem às práticas
curativas. Tais práticas se dão na procura pelos
curadores e/ou pajés e pelo uso de plantas
ogfkekpcku0" Ugiwpfq" Qnkxgktc" *422:+." rctc" swg" ug"
gzgewvgo"c›gu"rctc"c"ewtc."g."eqpugswgpvgogpvg."
o restabelecimento do corpo forte, é necessário a
fgueqdgtvc" fcu" ecwucu" fcu" gphgtokfcfgu." swg"
rqfgt«q"guvct" cuuqekcfcu" " swgdtc" fg" tguiwctfqu"
ou feitiço.
Apesar de todos terem certo conhecimento
sobre as práticas terapêuticas curativas, geralmente
f‌i"q"rclf‌i"swgo"ÐfgueqdtgÑ"c"ecwuc"g"kpfkec"q"tgof‌ifkq0"
(OLIVEIRA, 2008, p. 80).
O sistema terapêutico canela, descrito
acima, demarca os saberes e práticas desse povo.
Kpvgtguuc"cpcnkuct"go"swg"ogfkfc"guugu"ucdgtgu"u«q"
articulados aos saberes biomédicos no atendimento
prestado pelo DSEI/MA.
2.1
O atendimento no Posto de Saúde Canela
Segundo Oliveira (2008, p. 94-95),
O posto de saúde da aldeia Escalvado
foi construído pela Fundação Nacional
do Índio (FUNAI) e reformado pela
FUNASA, sendo de responsabilidade
desta o seu cuidado e manutenção.
Sobre a estrutura do posto, a autora explica:
A estrutura do posto de saúde é
eqorquvc"fg"woc" ecuc"swg"ugtxg" vcpvq"
como posto de saúde como a moradia
das técnicas de enfermagem. Num
espaço é o posto propriamente dito,
uwdfkxkfkfq"go"swcvtq"ucncu
qpfg" u«q" cvgpfkfqu" qu" rcekgpvgu." swg"
serve de consultório onde se encontram
ctoc¦gpcfqu" qu" ogfkecogpvqu" ocku"
wvknk¦cfqu"g"qu"rtqpvwƒtkqu"fqu"rcekgpvgu0"
Local onde são registrados o histórico
das doenças consideradas graves para
a nossa sociedade como problemas
cardíacos, hipertensão, tuberculose,
epilepsia e diabetes. Na segunda sala
são guardados os “medicamentos
controlados”, denominação das técnicas
de enfermagem para os medicamentos
rtguetkvqu"cqu"kpfigpcu."swg"Ýeco" uqd"
c"tgurqpucdknkfcfg"fcu" rtqÝuukqpcku" fg"
saúde. Numa terceira sala se encontra
o rádio de comunicação com o pólo-
dcug0" Q" swctvq" e»oqfq" f‌i" wvknk¦cfq"
como espaço para as reuniões das
técnicas de enfermagem e dos agentes
indígenas, além de servir como sala de
consulta, onde está instalada uma maca
ginecológica. A continuação desse
ambiente é conhecida como “casa das
enfermeiras”, a residência das técnicas
de enfermagem [...]. O espaço da
casa das técnicas é dividido em sala,
swctvq." eq¦kpjc." dcpjgktq" g" fgurgpuc0"
(OLIVEIRA, 2008, p. 95-96).
C" gswkrg" ownvkfkuekrnkpct
2
" swg" cvgpfg"
aos Canelas é composta por oito técnicas de
enfermagem, uma chefe de enfermagem, um dentista
e um nutricionista. Das técnicas de enfermagem,
swcvtq" fgncu" Ýeco" pq" ekvcfq" rquvq" fg" uc¿fg" pc"
cnfgkc" g" cu" qwvtcu" swcvtq" pq" Uwdrqnq" go" Dcttc"
fq" Eqtfc0" Cu" swg" vtcdcnjco" pc" cnfgkc" cvwco" go"
ukuvgoc"fg" tgxg¦cogpvq."eqpuvkvwfq" fg" 42"fkcu" fg"
trabalho e 10 dias de folga. A chefe de enfermagem
g"q" fgpvkuvc" ug" tgxg¦co" pqu" cvgpfkogpvqu" gpvtg" q"
rquvq"fg"uc¿fg" g"q" Uwdrqnq0"Q" pwvtkekqpkuvc"tgcnk¦c"
cvgpfkogpvq" c" ecfc" ugku" ogugu0" Rctc" swg" guuc"
gswkrg"guvkxguug"cfgswcfc"cq"rtgxkuvq"pc" RPCURK."
ugtkco" pgeguuƒtkqu" rtqÝuukqpcku" eqoq" of‌ifkequ."
antropólogos, assistentes sociais e psicólogos.
Q" cvgpfkogpvq" dƒukeq" tgcnk¦cfq" pq" rquvq"
é desenvolvido com a atuação dos Agentes
Kpfigpcu"fg"Uc¿fg" *CKU+"g" fcu"swcvtq"vf‌iepkecu" fg"
enfermagem, essas com regime de 24 horas. O AIS
deveria ser o responsável pela articulação entre os
saberes indígenas e os saberes biomédicos no nível
da atenção básica nos postos de saúde, juntamente
eqo"cu" gswkrgu"ownvkfkuekrnkpctgu0" *DTCUKN."4224+0"
Q" rqxq" Ecpgnc" eqpvc" cvwcnogpvg" eqo" ecvqt¦g"CKU"
swg"vtcdcnjco":"jqtcu"rqt"fkc0
Segundo Almeida Filho (2010. p. 35),
Os AIS e as Técnicas passam o dia no
posto de saúde atendendo aos índios
swg" ejgico." gzegvwcpfq/ug" q" vgorq"
swg" wvknk¦co" rctc" cu" xkukvcu" rqt" vqfc"
cnfgkc."swcpfq" u«q" hgkvqu"cvgpfkogpvqu"
a alguns pacientes.
Segundo Oliveira (2008), a participação
dos AIS é fundamental como mediadores entre os
dois saberes. Conforme a autora, principalmente
nesses momentos de visitas domiciliares, os AIS
exercem seu poderio respaldados na posição de
nativos, conhecedores da língua, da sociedade, dos
ucdgtgu"vtcfkekqpcku."gve0"Tgncvkxk¦coqu."pq"gpvcpvq."
c"cÝtoc›«q" fc"cwvqtc" pq"swg" ug"tghgtg" cq"fqopkq"
dos saberes tradicionais, pois muitos deles são de
competência exclusiva do (curador).
C"HqvqitcÝc"3" knwuvtc"c" crnkec›«q"fg" xcekpcu."
wo" vkrq" fg" cvgpfkogpvq" swg" rqt" xg¦gu" ug" fƒ" rqt"
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O DESCOMPASSO ENTRE OS SABERES CANELAS E AS PRÁTICAS BIOMÉDICAS
R. Pol. Públ., São Luís, v.16, n.1, p. 223-231, jan./jun. 2012
meio de visitas às casas dos índios, pelos AIS e
Técnicas em Enfermagem.
HqvqitcÝc"3"/"Cvgpfkogpvq"go"fqokenkq"kpfigpc
Fonte: Alencar (2010).
Pq"rquvq" fg" uc¿fg" fc" cnfgkc" u«q" tgcnk¦cfqu"
atendimentos de nível primário tais como: pré-natal,
atendimento odontológico, nutricional, a diabéticos,
hipertensos, aplicação de vacinas, além de pesagem
de gestantes e crianças.
Cdckzq."crtgugpvcoqu"c" HqvqitcÝc"4"fg" woc"
atuação conjunta entre a Técnica de Enfermagem e
o AIS, durante a pesagem de uma criança no posto
de saúde na aldeia Escalvado.
HqvqitcÝc"4" /"Cvgpfkogpvq" pq"Rquvq" fg"Uc¿fg" fc" cnfgkc"
Escalvado
Fonte: Alencar (2010).
Entretanto, o posto de saúde da aldeia e o
hospital mais próximo, pertencente ao município
de Fernando Falcão, não dispõem de estrutura
rctc" tgcnk¦c›«q" fg" rctvqu." fgxgpfq" c" rctvwtkgpvg"
ugt"ngxcfc"rctc"c" Ocvgtpkfcfg"r¿dnkec"go" Dcttc"fq"
Eqtfc0"Guug"f‌i"wo"vkrq"fg"cvgpfkogpvq"swg"gzrtguuc"q"
movimento fronteiriço (HALL, 2003) entre as práticas
ecpgncu" g" cswgncu" fc" dkqogfkekpc0" Q" vtcdcnjq" fg"
rctvq"pqtocn"rqfg"ugt"tgcnk¦cfq"go"ecuc"eqo"clwfc"
fcu" vf‌iepkecu" fg" gphgtocigo." swcpfq" uqnkekvcfcu0"
Na maioria dos casos, as técnicas são informadas
uqogpvg" swcpfq" jƒ" eqornkec›gu" fwtcpvg" q"
trabalho de parto e, nessas ocasiões, colaboram no
rtqeguuq."eqphqtog" HqvqitcÝc"50" Go"qwvtqu" ecuqu."
as técnicas simplesmente são informadas depois do
nascimento das crianças. Quando ocorrem maiores
complicações, a parturiente é encaminhada para a
rede conveniada do SUS, na cidade.
HqvqitcÝc"5"/"Rctvq"tgcnk¦cfq"go"tgukf‒pekc"kpfigpc
Fonte: Alencar (2010).
Qu" CKU." swg" fgxgtkco" ugt" qu" ogfkcfqtgu"
entre as práticas biomédicas e as práticas Canelas,
costumam atuar como meros auxiliares dos técnicos,
qw"uglc."p«q"jƒ"swcnswgt"vkrq"fg"eqttgnc›«q"gpvtg"qu"
saberes e práticas canelas e a medicina ocidental,
como prevê a PNASPI. Nesse sentido, a atuação
dos AIS restringe-se ao auxílio na comunicação,
devido o domínio da língua canela, facilitando,
assim, a interação entre os técnicos de enfermagem
e o povo. Entretanto, para exercer o papel de
ogfkcfqt."ugiwpfq"c"RPCURK"*DTCUKN."4224+."q"CKU"
deveria ser capacitado em ambos saberes, ou seja,
“apropriar-se dos saberes biomédicos para somar
cq" ugw" cegtxq" fg" rtƒvkecu" vtcfkekqpckuÑ0" *DTCUKN."
4224." r0" 37;+0" Qeqttg" swg" q"CKU." igtcnogpvg." p«q"
possui domínio em nenhum dos saberes.
No caso dos saberes Canelas, essa é uma
rtgttqicvkxc" fqu" mc{" g" guvgu" p«q" rtggpejgo" qu"
tgswkukvqu" rctc" q" ectiq" fg" CKU0" Eqphqtog" crqpvc"
Etw¦"*4229." r0";3+" qu"fqewogpvqu" qÝekcku"qtkgpvco"
swg."rctc"ugt"CKU."c"rguuqc"rtgekuc"vgt"cu"ugiwkpvgu"
características: ser indicado pela comunidade; residir
na área de atuação; pertencer à sociedade junto a
swcn"xck"cvwct."rtghgtgpekcnogpvg="p«q"vgt"qwvtq"xpewnq"
empregatício; ter um bom relacionamento com a
comunidade; ter idade, preferencialmente, acima
fg" 3:" cpqu=" ugt" cnhcdgvk¦cfq." rtghgtgpekcnogpvg="
manifestar interesse, aptidão e responsabilidade
rctc" q" vtcdcnjq" fg" uc¿fg0" Guvgu" tgswkukvqu" u«q"
ugognjcpvgu"cqu"fgÝpkfqu" go"tgnc›«q" cqu"cigpvgu"
comunitários de saúde/ ACS.
C"gzki‒pekc" fg" gueqnctk¦c›«q" fkÝewnvc" swg" q"
ectiq"fg"CKU"uglc"qewrcfq"rqt"wo"mc{."lƒ"swg"guvgu"
costumam manter-se o mais afastado possível
do mundo dos brancos. Por outro lado, indica a
228
Diego Rodrigo Pereira, Elizabeth Maria Beserra Coelho
R. Pol. Públ., São Luís, v.16, n.1, p. 223-231, jan./jun. 2012
necessidade desse atributo para a compreensão
das práticas biomédicas e dos trâmites do sistema
de saúde.
Segundo Almeida Filho (2010), as práticas do
povo Canela não são levadas em consideração pelas
técnicas de enfermagem. Esse autor acrescenta
swg" p«q" gzkuvg" pgpjwoc" ecrcekvc›«q" rctc" swg" qu"
técnicos em enfermagem possam trabalhar com os
ucdgtgu"Ecpgnc." g"q" crtgpfk¦cfq"opkoq" cfswktkfq"
ocorre em virtude do contato cotidiano.
Eqoq"tgÞgzq"fc"rtgrqpfgt¤pekc"fqu"ucdgtgu"
biomédicos, os Canelas se acostumaram a sempre
recorrer ao uso de medicamentos. A Chefe de
Gphgtocigo" fq" Uwdrqnq" Tcomqmcogmtƒ/Ecpgnc."
tgncvc"swg"
Estão deixando de buscar dos mais
cpvkiqu"qu"ogfkecogpvqu"Ývqvgtƒrkequ"g"
preferem usar a medicação laboratorial.
(Informação verbal)
3
.
2.2
O Subpolo Ramkokamekrá-Canela
Q" Uwdrqnq" Tcomqmcogmtƒ/Ecpgnc" hwpekqpc"
pc"ekfcfg" fg" Dcttc" fq" Eqtfc." jƒ" 6" cpqu." go"woc"
casa alugada, com 6 cômodos. Nele são prestados
os serviços de atendimento pré-natal, curativos,
aplicação de vacinas, consultas de hipertensos
e diabéticos, medição de pressão, distribuição
de material como insumos, medicamentos
cpvkkpÞcocv„tkqu" g" cpvkdk„vkequ." cnf‌io" fg" rtguvc›«q"
de atendimento odontológico. Consoante ao
rquvq" fc" cnfgkc." p«q" jƒ" ucncu" gurgekÝecu" rctc" qu"
atendimentos.
O deslocamento dos índios da aldeia para a
cidade deve ser feito em uma viatura da FUNASA.
Como nem sempre está disponível, também são
wvknk¦cfqu"ecttqu"htgvcfqu0"Rqt"qecuk«q"fc"rguswkuc."
q"Uwdrqnq" guvcxc" uqd" c" ejgÝc" fc"gurquc"fq" pfkq"
Antonio Kacrose Canela, ex-chefe do Subpolo, e
swg"ug"vqtpqw"xgtgcfqt0
Fg" ceqtfq" eqo" c" RPCURK" *DTCUKN." 4224+."
q" Rqnq" Dcug" vgo" q" qdlgvkxq" fg" ictcpvkt" q" ceguuq"
à atenção de média e alta complexidades e nele
fgxgt«q"ugt"fgÝpkfqu" rtqegfkogpvqu"fg" tghgt‒pekc."
contrarreferência e incentivo a unidades de saúde
rgnc"qhgtvc"fg"ugtxk›qu"fkhgtgpekcfqu."eqo"kpÞw‒pekc"
sobre o processo de recuperação e cura dos
pacientes indígenas (como os relativos a restrições/
prescrições alimentares, acompanhamento, por
parentes e/ou intérprete, visita de terapeutas
tradicionais, instalação de redes, entre outros)
swcpfq" eqpukfgtcfqu" pgeguuƒtkqu" rgnqu" rt„rtkqu"
usuários e negociados com o prestador de serviço.
Ckpfc"ugiwpfq" c"RPCURK" *DTCUKN."4224+."q"
apoio aos pacientes encaminhados à rede do SUS
deverá ser prestado pelas Casas de Saúde Indígena
*ECUCK+."swg"fgxgo" ugt"nqecnk¦cfcu"go"owpkerkqu"
de referência dos distritos. Trata-se de uma
tgcfgswc›«q"fcu"cpvkicu"Ecucu"fq"ëpfkq
4
. As CASAI
deverão estar em condições de receber, alojar e
alimentar pacientes e acompanhantes, prestar
assistênci
a de enfermagem 24 horas por dia, marcar
consultas, exames complementares ou internação
hospitalar, providenciar o acompanhamento dos
pacientes nessas ocasiões e o seu retorno às
comunidades de origem, acompanhados das
informações sobre o caso.
Go" Dcttc" fq" Eqtfc." c" ECUCK" gpeqpvtc/
se em reforma há pelo menos 2 anos. Como os
canelas doentes buscam os atendimentos sempre
acompanhados pela família, todos acabam se
alojando no Subpolo. Sobre essa situação, Almeida
Hknjq"*4232."r0"59+"cnwfg"swg<
Os pacientes e seus acompanhantes
estão sendo, provisoriamente,
atendidos, consultados e alojados no
Uwd/R„nq"Tcomqmcogmtƒ." swg"p«q" vgo"
nenhuma estrutura para prestar esse
ugtxk›q0"Qu"pfkqu"swg"guv«q"eqo"cniwoc"
debilidade, juntamente com os parentes
swg"q"ceqorcpjco."cnqlco/ug"fg"hqtoc"
improvisada, no chão, deitados em cima
de papelão ou de suas próprias coisas,
até receber alta e voltar para a aldeia.
Como a CASAI não está funcionando,
qu" pfkqu" pgeguukvco" Ýect" cnqlcfqu" pq"
Uwd/R„nq."swg" p«q" fkurg" fg" guvtwvwtc"
cfgswcfc0"
Q" nqecn" p«q" f‌i" cfgswcfq" g" p«q" rquuwk" cu"
mínim
as condições para o atendimento aos índios.
Cfgocku." q" p¿ogtq" fg" rtqÝuukqpcku" f‌i" tgfw¦kfq" g"
estes não possuem conhecimentos sobre a cultura
ecpgnc0" Fwtcpvg" c" rguswkuc." qdugtxqw/ug/" fwcu"
canelas gestantes e outro com dores de cabeça,
dormindo em condições precárias, em redes sujas
go" wo" swctvq" cdchcfq0"Cnf‌io" fkuuq." qu" hcoknkctgu."
em sua maioria, estavam deitados no chão, cobertos
por lençóis, também, sujos.
Qwvtc"ukvwc›«q"qpfg"ug"eqpÝiwtc"q"fgutgurgkvq"
aos hábitos Canela é no fornecimento da alimentação
dos pacientes e familiares alojados no Subpolo. É
oferecida uma única refeição, o almoço, através
de um contrato da FUNASA com um restaurante
fg"Dcttc"fq" Eqtfc0"Cu"fgocku" tghgk›gu"eqoq" echf‌i"
da manhã, lanche e jantar teriam sido retiradas do
cardápio por conta de cortes orçamentários. Além da
alimentação ser escassa, não está de acordo com
os hábitos alimentares Canela.
2.3
O atendimento nos Hospitais de Barra do
Corda
Os casos não tratados no âmbito do Subpolo
Tcomqmcogmtƒ/Ecpgnc." u«q" gpecokpjcfqu" "
rede de serviços do SUS. Para o atendimento
nessa rede, deverão ser consideradas a realidade
socioeconômica e a cultura de cada povo indígena.
*DTCUKN."4224+0
229
O DESCOMPASSO ENTRE OS SABERES CANELAS E AS PRÁTICAS BIOMÉDICAS
R. Pol. Públ., São Luís, v.16, n.1, p. 223-231, jan./jun. 2012
Pc" ekfcfg" fg" Dcttc" fq" Eqtfc." qu" Ecpgncu"
contam com os serviços de saúde gratuitos
oferecidos pelos hospitais municipais, laboratórios,
ocvgtpkfcfgu." Wpkfcfg" Dƒukec" fg" Uc¿fg" *WDU+."g"
clínicas particulares conveniadas com a FUNASA
5
.
Além disso, há o serviço de distribuição gratuita
de remédios. Consoante a atendente da farmácia
básica do Hospital Materno,
Qu" pfkqu" rqfgo" kt" uq¦kpjqu" qw"
acompanhados dos técnicos do Subpolo
para pegar os medicamentos, desde
swg"ngxgo"c"tgegkvc"of‌ifkec0"*Kphqtoc›«q"
verbal).
6
Entre os medicamentos mais procurados pelos
índios da localidade estão os remédios para tosse,
okequg." kpÞcoc›gu." fqtgu" pcu" equvcu." xgtogu"
g" hgdtg0" Vcodf‌io" f‌i" rtczg" qu" pfkqu" tgswgtgtgo"
preservativos. Os medicamentos para hipertensão e
fkcdgvg"u«q"gpvtgiwgu"pc"hctoƒekc"fc"WDU0
Assim como o atendimento oferecido pelo
posto de saúde da aldeia e pelo Subpolo, os
ugtxk›qu"tgcnk¦cfqu"pqu"jqurkvcku"fg"Dcttc"fq"Eqtfc"
p«q" u«q" gurgeÝequ" g" fkhgtgpekcfqu0" Rgtegdg/ug"
woc"jkgtctswkc" fq" ucdgt" dkqof‌ifkeq" go" tgnc›«q" cq"
ucdgt"vtcfkekqpcn." igtcpfq"eqpÞkvqu" pq" cvgpfkogpvq"
aos pacientes indígenas. A exemplo, citamos os
ecuqu" go" swg" q" ecpgnc" rtgekuc" Ýect" kpvgtpcfq"
no hospital, e a família do paciente interrompe o
tratamento levando-o de volta para a aldeia. Em
outras situações, há a fuga de pacientes, conforme
tgikuvtqu0" Rqt" xg¦gu." swcpfq" q" swcftq" ug" citcxc."
acabam retornando ao hospital.
Qu" rtqÝuukqpcku" fg" uc¿fg" gpvtgxkuvcfqu"
consideram esses tipos de ocorrências um dos
ockqtgu" rtqdngocu" swg" gphtgpvco" pq" cvgpfkogpvq"
aos pacientes indígenas. Uma enfermeira do
Hospital Municipal Acrisio Figueira, ao se referir
a tais situações, apontou para a fronteira (HALL,
4225+" gpvtg"cu" rtƒvkecu" vgtcr‒wvkecu
kpvgttqorgt"q"vtcvcogpvq"swg"f‌i"tgcnk¦cfq"pq"jqurkvcn"
rqt"cetgfkvctgo"swg"q"rclf‌i"ktƒ"ewtct"gnguÑ0" Rgtegdg/
ug" swg" gpswcpvq" c" ogfkekpc" qekfgpvcn" ekgpvkÝekuvc"
é legitimada pela nossa sociedade como o melhor
ucdgt" rctc" vtcvct" fq" eqtrq" g" fc" uc¿fg." q" mc{" f‌i"
legitimado e reconhecido pelos Canelas pelo seu
saber tradicional de cura e sua relação com outros
planos. A colocação da entrevistada expressa um
embate de cunho simbólico presente no campo da
uc¿fg" kpfkigpkuvc" go" swg" qu" rtkpekrcku" cigpvgu"
tgrtgugpvco" ugw" ucdgt" gurgeÝeq=" fg" wo" ncfq" q"
saber biomédico representado pela enfermeira e, do
qwvtq."q"ucdgt"vtcfkekqpcn"tgrtgugpvcfq"rgnq"mc{0
Apesar dos constantes confrontos entre
as práticas, em alguns casos é possível obter
uma articulação entre os campos semânticos em
confronto e assegurar o andamento do atendimento
prestado aos índios. Quando as mulheres canelas
x«q" rctkt" pqu" jqurkvcku." dwueco" tgrtqfw¦kt." go"
rctvg." q" egpƒtkq" fc" cnfgkc" g" tgswgtgo" c" rtgugp›c"
dos familiares dentro da enfermaria do hospital.
Para as enfermeiras, tal presença é percebida
eqoq"rtglwfkekcn." rqku" gpvgpfgo" swg" swcpvq" ockqt"
o número de pessoas na enfermaria, maiores são
os riscos de contaminação. Essa é a lógica médica.
Todavia, como relatou uma enfermeira do Hospital
Materno Infantil, o hospital, em respeito aos índios,
atende a sua demanda:
Guuc" swguv«q" fg" gpejgt" wo" jqurkvcn."
não é boa para o hospital, nem para o
recém-nascido, e nem para a paciente,
rqtswg" cwogpvc" c" kpekf‒pekc" fg"
infecção hospitalar, mas o hospital
acaba cedendo para respeitar a cultura
dos índios. (Informação verbal).
7
Entre os Canelas, o momento do parto na
cnfgkc" f‌i" ectcevgtk¦cfq" g" fgoctecfq" eqoq" cniq"
tguvtkvq"u"ownjgtgu." fq"swcn" igtcnogpvg"rctvkekrco"
vqfcu" cu" ocku" xgnjcu" fc" hconkc" g" cswgncu" ocku"
gzrgtkgpvgu" go" tgcnk¦ct" rctvqu0" *QNKXGKTC." 422:+0"
Vcn" oqogpvq" ectcevgtk¦c/ug" eqoq" wo" rtqeguuq"
interativo entre as mulheres, servindo ainda de
crtgpfk¦cfq"rctc"cu"uqnvgktcu0"Fwtcpvg"q"vtcdcnjq"fg"
parto, a parturiente permanece sentada no colo de
qwvtc"ownjgt"ocku" xgnjc."swg" rqfg"ugt" uwc"o«g" qw"
vkc." swg" ugiwtc" cu" rgtpcu" fc" rctvwtkgpvg" fqdtcfcu"
junto ao peito, para facilitar a passagem do bebê.
Durante o processo, as parentas próximas (mãe,
irmãs, tias) colocam suas mãos dentro da vagina da
parturiente para saber a dimensão da dilatação. Após
o parto, enterram a placenta no local de nascimento
do bebê. Tais práticas tradicionais deixam de ser
tgcnk¦cfcu"swcpfq"q"rctvq"ug"fƒ"pc"ocvgtpkfcfg"go"
Dcttc"fq"Eqtfc0""
Apesar da concessão em deixar os familiares
permanecerem na enfermaria, os procedimentos do
rctvq"jqurkvcnct"u«q" eqpfw¦kfqu"rgnc"tqvkpc"of‌ifkec0"
Wo" fqu" of‌ifkequ" fc" ocvgtpkfcfg" fg" Dcttc" fq"
Eqtfc"tghqt›c"c"jqoqigpgk¦c›«q"pq"vtcvcogpvq." qw"
ognjqt""c" pgic›«q"fg"wo" cvgpfkogpvq"gurgeÝeq"g"
diferenciado:
[...] o tratamento é igual, seja índio ou
p«q."q"of‌ifkeq"swg"guvkxgt"fg"rncpv«q"hc¦"
esse trabalho. Índio ou branco é tratado
de uma maneira só, como todo cidadão.
(Informação verbal).
8
Q" swg" ug" rgtegdg" f‌i" swg" crguct" fqu" rqxqu"
indígenas possuírem suas próprias concepções
fq" swg" fgpqokpcoqu" uc¿fg" g" fqgp›c." eqphqtog"
aponta Coelho (2008), a proposição das ações é
ugortg" eqpfw¦kfc" c" rctvkt" fg" etkvf‌itkqu" dwtqetƒvkeq/
vf‌iepkequ." fc" n„ikec" tcekqpcn" of‌ifkec." Ýecpfq" qu"
critérios étnicos em segundo plano.
Na prática, o Estado não reconhece a
diversidade cultural dos povos indígenas. A
Eqpuvkvwk›«q" Hgfgtcn" *3;::+." swcpfq" ug" tghgtg" "
230
Diego Rodrigo Pereira, Elizabeth Maria Beserra Coelho
R. Pol. Públ., São Luís, v.16, n.1, p. 223-231, jan./jun. 2012
saúde, coloca-a como um direito de todos e dever
do Estado, numa concepção única, assegurada
pelas políticas sociais e econômicas de redução
do risco de doença e acesso universal igualitário,
ugo" swcnswgt" tghgt‒pekc" cq" tgeqpjgekogpvq" fc"
gurgekÝekfcfg" fqu" rqxqu" kpfigpcu0" C" rt„rtkc"
RPCURK" f‌i" codiwc." lƒ" swg" c" ictcpvkc" fc" cvgp›«q"
à saúde dos povos indígenas está subordinada aos
rtkperkqu"g" fktgvtk¦gu" fq" UWU." ukuvgoc" eqo" c›gu"
voltadas para os não índios.
O atendimento hospitalar vai se constituindo
como uma necessidade para os Canelas, bem
como aos povos indígenas de um modo geral, em
fgeqtt‒pekc" fg" fqgp›cu" swg" hqtco" vtcpuokvkfcu"
a partir do contato c
qo" qu" dtcpequ." rctc" qu" swcku"
os índios nem sempre dispõem de formas de
tratamento. Com isso, numa lógica de mão única,
aos povos indígenas é cobrada a adaptação ao
ukuvgoc" of‌ifkeq." ugo" swg" jclc" woc" cfcrvc›«q"
desse sistema às lógicas indígenas. Essa dinâmica
eqortqogvg"q"cvgpfkogpvq"gurgeÝeq"g"fkhgtgpekcfq"
proposto pela saúde indigenista.
3 CONCLUSÃO
A sociedade Canela tem como base a
busca e a manutenção do “corpo forte”, evitando
o “corpo fraco”. Os tabus, resguardos e restrições
desenvolvidos, demonstram como o povo busca
exercer controle sobre os seus corpos. No entanto,
essas práticas não são consideradas pelo sistema
de saúde indigenista, não havendo, portanto, um
diálogo das práticas terapêuticas canelas com o
modelo biomédico executado no cotidiano da aldeia,
ou nas demais instâncias de atendimento articuladas
ao DSEI/MA.
A implementação da atual política de saúde
indigenista não tem ocorrido da forma proposta. Não
jƒ" q" tgeqpjgekogpvq" fc" gurgekÝekfcfg" fqu" rqxqu"
kpfigpcu0""Qu"ucdgtgu"ecpgncu"g"c"gÝeƒekc"fg"uwcu"
rtƒvkecu"u«q" uwdcnvgtpk¦cfqu" *OKIPQNQ." 4225+" pc"
ogfkfc"go"swg"qu"rtqegfkogpvqu" tgncvkxqu""uc¿fg"
no âmbito da aldeia, Subpolo e dos hospitais de
Dcttc" fq" Eqtfc" u«q" rcwvcfqu." gzenwukxcogpvg." pq"
saber biomédico.
Fguvc" hqtoc." qu" CKU" swg" fgxgtkco" ugt" qu"
articuladores entre ambas as práticas, não passam
de meros ajudantes das técnicas de enfermagem,
pq"eqvkfkcpq"fc"cnfgkc0"Qu"ecpgncu"swg"cvwco"eqoq"
AIS, não são preparados para a articulação entre os
saberes e práticas próprios da sua sociedade e a
medicina ocidental. Por outro lado, as enfermeiras e
cu"vf‌iepkecu"fg"gphgtocigo" swg"cvwco"pq" rquvq"fg"
saúde canela e no Su
drqnq"Tcomqmcogmtƒ/Ecpgnc."
dgo" eqoq" qu" fgocku" rtqÝuukqpcku" fg" uc¿fg" swg"
cvgpfgo" cqu" Ecpgncu" pqu" jqurkvcku" go" Dcttc" fq"
Eqtfc." vcodf‌io" p«q" tgegdgo" ecrcekvc›«q" pq" swg"
se refere à articulação dos saberes prescrita na
rqnvkec"go" swguv«q." Ýecpfq" fkhekn" wo" cvgpfkogpvq"
diferenciado aos povos indígenas.
A forma como a PNASPI vem sendo
korngogpvcfc."pqu"ngxc"c"tgÞgvkt"uqdtg"c"pgeguukfcfg"
de repensar seu propósito frente à proteção dos
fktgkvqu"kpfigpcu." woc" xg¦" swg" p«q"ug" ghgvkxc" wo"
cvgpfkogpvq" fg" oqfq" fkhgtgpekcfq"g." tgrtqfw¦go/
se, nesse âmbito, as práticas colonialistas, mais
gurgekÝecogpvg" fg" eqnqpkcnkfcfg" fq" ucdgt0" Qu"
canelas, em grande medida, submetem-se à força da
imposição dos saberes biomédicos e da única ordem
possível. (LANDER, 2005). Passam a reivindicar
c" ecrcekvc›«q" swg" crtgpfgo" c" eqpukfgtct" eqoq"
necessária para sua participação no atendimento à
saúde, assim como os medicamentos passam a ser
um grande sonho de consumo, em detrimento de
suas práticas terapêuticas.
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: perspectivas
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Anais
...
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NOTAS
3
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não índios, como Canelas, embora constituam povos
distintos. Neste artigo abordamos exclusivamente os
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um deles. A aldeia Escalvado reúne os seguintes
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4
Cu" gswkrgu" ownvkfkuekrnkpctgu" fg" uc¿fg" fqu" fkuvtkvqu"
deverão ser compostas por médicos, enfermeiros,
odontólogos, auxiliares de enfermagem e agentes
indígenas de saúde, contando com a participação
sistemática de antropólogos, educadores,
engenheiros sanitaristas e outros especialistas e
técnicos considerados necessários.
5
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saúde indigenista estava a cargo da FUNAI.
5 Entre tais serviços constam: parto normal ou cesariano,
exames laboratoriais, exames preventivos, raios
x, cirurgias, internação por tuberculose, rotavírus,
rtqdngocu" ectfcequ." jcpugpcug." ecnc¦ct."
medicamentação contra diarréia, febre, vomito e
pneumonia.
8"
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9"
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Diego Rodrigo Pereira
Sociólogo
Graduando Ciências Econômicas pela Universidade
Federal do Maranhão
Professor do C.E Paulo VI pela Secretaria de Estado de
Educação do Maranhão
E-mail: diegoantropologo@hotmail.com
Elizabeth Maria Beserra Coelho
Socióloga
Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do
Ceará
Professora Associado III da Universidade Federal do
Maranhão
E-mail: betahcg@elo.com.br
Secretaria de Estado de Educação do Maranhão
Av. Getúlio Vargas, n. 1908, Monte Castelo - São Luís/MA
Universidade Federal do Maranhão
Cxgpkfc"fqu"Rqtvwiwgugu."u1p."Ecorwu"fq"Dcecpic/"Ucq"
Luis/MA - CEP: 65580-085

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