Declarações internacionais

AutorWladimir Novaes Martinez
Ocupação do AutorAdvogado especialista em Direito Previdenciário
Páginas181-185

Page 181

"A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos". (Hannah Arendt).

Estas censuras ao desmando dos governos tem sentido na medida em que, quando instalados em gabinetes de ar condicionado, assessorados, ilustrados e informados, os cientistas sociais são capazes de elaborar planta baixa do que deveria ser um Estado melhor.

O conteúdo das declarações internacionais são a prova de que elas não passam de Carta de Intenções em favor dos cidadãos e dos povos, do que seria possível, revelando que esse ideal não é viável. O que falta é vontade política eicaz.

Lei das 12 Tábuas

As Doze Tábuas reuniram a legislação postada na origem do Direito Romano. Reletiam a alma de toda a República Romana. Uma das primeiras leis a limitar as diferenças de classes, atribuindo-lhes grande valor.

As recomendações prevalecentes da faceta monárquica da história não se adaptariam ao governo e deram origem ao Direito Civil.

Terentilo propôs em 462 a.C. a compilação de um código legal oicial de modo que os plebeus pudessem conhecer a positivação da norma sem que fossem surpreendidos quando da execução. Patrícios opuseram-se à proposta, mas em 451 a.C. um decenvirato elaborou o projeto do código.

As Doze Tábuas foram promulgadas, sido literalmente inscritas em 12 tabletes de madeira aixados no Fórum Romano; e, destarte, todos os alfabetizados puderam lê-las e conhecê-las.

Não são uma compilação sistemática de todo o direito da época, mas uma sequência completa de deinições de diversas pretensões privadas e de procedimentos. Admitiam certas entidades como a família e vários rituais para negócios formais.

Decálogo de Moisés

Os Dez Mandamentos ou o Decálogo é um enorme conjunto de normas de conduta do povo que, segundo a Bíblia, teria sido originalmente escrito por Deus em tábuas de pedra e entregue ao profeta Moisés.

Em sua versão original elas dizem:

  1. Então falou Deus todas estas palavras.

  2. Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

  3. Não terás outros deuses diante de mim.

  4. Não farás para ti ídolo de escultura nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

  5. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos ilhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

  6. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

  7. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

    Page 182

  8. Lembra-te do dia do sábado, para o santiicar.

  9. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu ilho, nem tua ilha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu escravo, que está dentro das tuas portas.

    1o. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santiicou.

  10. Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

  11. Não matarás.

  12. Não adulterarás.

  13. Não furtarás.

  14. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

  15. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem coisa alguma do teu próximo.

Déclaration ds Droits de l’Homme et du Citoyen

Uma Assembléia Nacional Constituinte da França aprovou em 26.8.1789 a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. São 17 artigos e um...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT