Antes da Lei, a Norma no contexto da guerra e o sacrifício de virgens na Grécia Antiga
Autor | Paulina Nolibos |
Cargo | Doutora em História (UFRGS), graduada em Filosofia e professora na Universidade Luterana do Brasil |
Páginas | 108-118 |
Revista da Faculdade de Direito da FMP – 2013, n. 8, p. 108-118
ANTES DA LEI, A NORMA NO CONTEXTO DA GUERRA,
E O SACRIFÍCIO DE VIRGENS NA GRÉCIA ANTIGA
Before the law, the regulation in the context of war and the virgin’s sacrifi ce in Ancient Greece
Paulina Nólibos*
Resumo: O presente artigo é resultado de uma investigação sobre a função social da morte
sacrifi cial de jovens, presente na tragédia e na iconografi a grega do período arcaico. O sacrifício
humano surge enquanto problema histórico, e percebe-se uma distinção entre jovens rapazes ou
moças, apontando para uma discussão sobre a questão de gênero no sacrifício e suas fundamen-
tações. Entre Micenas e o Oriente imaginário, no ciclo da Guerra de Troia, o sangue feminino co-
necta o Mediterrâneo. Ifi gênia e Polixena, duas personagens do mito, representam o problema da
morte das donzelas, e estão presentes na abertura e no fechamento da guerra. Apontamos suas
presenças ora como signos de conotação erótica, numa relações entre casamento e morte, ora
como parte de uma estratégia reguladora dos costumes e normas sociais antes das leis escritas
serem produzidas e confi guradas como padrão civilizatório.
Palavras-chave: Arte. Mito. Morte. Justiça. Norma.
Abstract: The present article is part of an inquiry about the social function of sacrifi cial death of
young people, in tragedy and greek iconography of the archaic period. The human sacrifi ce apears
as a historic problem, and we perceive a distinction between young male and female, pointing a
gender issue in sacrifi ce and its meanings. Between Mykenae and the imaginary orient, in the cicle
of Trojan war, the feminine blood connects the Mediterranean sea. Iphigenia and Polixene, two
mythical characters, show the women’s death problem, and they are present in the beginning
and in the end of the war. We point out their presences as signs of erotic meaning, in a relation
between marriage and death, or as part of rules and social norms strategies of social regulation,
before written laws had been produced and confi gurated as civilized pattern.
Keywords: Art. Myth. Death. Justice. Social rule.
Na Grécia antiga, muitas práticas sociais que nos parecem estranhas eram
observadas como parte de um universo de normas sociais reconhecidas. O pro-
blema é não apenas oferecer um contexto compreensivo dessas práticas ar-
caicas, mas valorizá-las como parte de um discurso acerca dos costumes e sig-
nifi cados existentes muito antes que leis escritas tivessem concedido o direito
de praticá-las ou as tivessem proibido defi nitivamente.
* Doutora em História (UFRGS), graduada em Filosofi a e professora na Universidade Luterana
do Brasil.
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO