Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas

AutorAlessandro Rasteli - Lídia Eugênia Cavalcante
CargoUNESP/Marília
Páginas43-58
43
v. 19, n. 39, 2014.
p. 43-58
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n. 39, p.
43-58, jan./abr., 2014. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2014v19n3 9p43
Mediação cultural e apropriação da informação em
bibliotecas públicas
Cultural mediation and appropriation of information in
public libraries
Alessandro RASTELI1
Lídia Eugênia CAVALCANTE2
RESUMO
Reconhecer a existência de dispositivos, a exemplo das bibliotecas, como produtores de
sentido, é também verificar as ações de mediação cultural como atos de significação,
vivenciados com modos de interação entre diferentes experiências culturais. As ações
de mediação são compreendidas como práticas socioculturais e processos afirmativos
de sujeitos na construção de sentidos, remetendo-se à produção e à recepção de bens
simbólicos e aos dispositivos culturais como espaços de apropriação. Este estudo visa,
portanto, apresentar revisão da literatura sobre as mediações culturais (focando-se nas
práticas de leitura) em ambientes socioculturais, especificamente em bibliotecas
públicas.
PALAVRAS-CHAVE: Mediação cultural biblioteca pública. Apropriação cultural.
Bibliotecário mediador da leitura. Mediação da leitura biblioteca pública.
ABSTRACT
To recognize the existence of devices, such as libraries, as producers of meaning, is also
to determine the effect of cultural mediation as acts of meaning, experienced with
modes of interaction between different cultural experiences. Monitoring activities are
understood as socio-cultural practices and processes of assertive subjects in the
construction of meaning, referring to the production and reception of symbolic goods
and devices as spaces of cultural appropriation. Thus, the paper aims to review the
literature on the reflection of cultural mediation (focusing on reading practices)in
socio-cultural environments, specifically in public libraries.
KEYWORDS: Cultural mediation-public library. Cultural appropriation. Librarian -
mediator of reading. Mediated reading-public library.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
1 UNESP/Marília - alessandrorasteli@yahoo.com.br
2 UNESP/Marília - cavalcantelidiaeugenia@gmail.com
ARTIGO
Recebido em:
25/05/2013
Aceito em:
17/03/2014
44
1 INTRODUÇÃO
As ações envolvidas na mediação cultural são muitas. Porém, como
observa Martins e Picosque (2012), a paisagem conceitual e o fazer da mediação
em diferentes situações e lugares é ainda nova e sedenta de pesquisas e
reflexões, embora isso venha se transformando nos últimos anos.
No exercício da mediação cultural em bibliotecas públicas, no encontro
dialógico entre bibliotecários e usuários, mediar informações solicita um olhar
atento para a constituição de acervos, organização dos espaços, frequência na
realização das atividades culturais e práticas pedagógicas desenvolvidas nessas
instâncias. Por conseguinte, estabelece-se fundamentalmente uma convergência
entre dois horizontes: a produção e recepção de bens simbólicos e os
dispositivos culturais (bibliotecas) como espaços de apropriação do
conhecimento.
Foucault (1984 apud CABRAL, 2011) traça os primeiros estudos que
revelam o reconhecimento dos mecanismos de mediação nos processos de
significação denominados por ele como dispositivos. Para Perrotti e Pieruccini
(2007), dispositivo é considerado em duas dimensões da mediação (material e
simbólica) e, se aplicado ao campo da informação e do conhecimento, permite
constatar que o indivíduo não é mais o centro exclusivo dos processos de
significação do mundo, passando a compartilhá-los com os objetos, os artefatos,
as ferramentas e os não humanos em geral.
Nessa vertente, considera-se que as bibliotecas, como dispositivos
produtores de sentidos, permitem o acesso à informação, observando a
construção de significados vivenciados através dapesquisa, da leitura, da
literatura em geral, dos eventos culturais e do contato com as artes.
As demandas informacionais configuram significados (sentidos) a partir
do momento em que tais dispositivos culturais propiciam a capacidade de
construção do conhecimento. Esta, por sua vez, está imbricada em um processo
que deve garantir não somente a apropriação, mas também a produção e a
participação coletiva e ativa dos indivíduos, não como meros expectadores, mas
como partícipes nos processos de mediação.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT