Conceitos Básicos

AutorTuffi Messias Saliba
Ocupação do AutorEngenheiro Mecânico. Engenheiro de Segurança do Trabalho. Advogado. Mestre em Meio Ambiente. Ex-professor dos cursos de Pós-Graduação de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Diretor Técnico da ASTEC ? Assessoria e Consultoria em Segurança e Higiene do Trabalho Ltda.
Páginas9-17

Page 9

O calor é um agente presente em diversos ambientes de trabalho, tais como: siderúrgicas, indústrias de vidro e, em certas situações, até mesmo ao ar livre, já que podem ocorrer exposições superiores ao limite, dependendo das condições climáticas da região e do tipo de atividade desenvolvida.

Ao contrário de outros agentes ambientais, na avaliação do calor diversos fatores ambientais e individuais devem ser considerados; por essa razão, vários índices de avaliação de calor foram desenvolvidos correlacionando esses fatores.

Antes de entrar nos estudos dos índices de avaliação do calor, é importante explicar de forma sucinta o comportamento isiológico do indivíduo quando está exposto ao calor.

I - Trocas térmicas entre o organismo e o ambiente

Quando o trabalhador está exposto junto a uma ou várias fontes de calor, ocorrem as trocas térmicas entre o ambiente e o organismo, conforme a igura 1 abaixo:

Figura 1 — Trocas térmicas entre o organismo e o ambiente

Page 10

— Condução/Convecção — C

— Radiação — R

— Evaporação — E

— Metabolismo — M

A) Condução - (C)

É o processo de transferência de calor que ocorre quando dois corpos sólidos ou luidos, que não estão em movimento e se encontram submetidos a diferentes temperaturas, são colocados em contato. O corpo de maior temperatura transfere o calor em excesso para o corpo de menor temperatura, até que se estabeleça um equilíbrio térmico entre eles, isto é, até as temperaturas dos corpos se igualarem.

Ex.: aquecimento de uma barra de ferro.

B) Convecção - (C)

Esse processo de transferência de calor é idêntico ao anterior; nesse caso, porém, as trocas caloríicas se realizam através de luido em movimento.

Desse modo, quando o trabalhador encontra-se próximo a uma fonte de calor, conforme mostra a igura, pelo mecanismo de condução/ convecção esse calor é transferido para o corpo do indivíduo.

C) Radiação - (R)

Quando a transferência de calor ocorre sem nenhum suporte material, o processo é denominado radiação. A energia radiante passa através do ar sem aquecê-lo apreciavelmente, aquecendo somente a superfície atingida. Essa energia se movimenta através do vácuo ou de outros meios, a diferentes velocidades que variam de acordo com esses meios.

Ex.: Radiação emitida pelo Sol.

Quando um trabalhador encontra-se próximo a uma fonte de ca-lor, ele recebe calor através da transferência por radiação.

D) Metabolismo - (M)

É o calor gerado pelo metabolismo resultante da atividade física do trabalhador. Quanto mais intensa for a atividade física, maior será o calor produzido pelo metabolismo.

Page 11

E) Evaporação - (E)

É o processo de passagem de um líquido, a uma determinada temperatura, para a fase gasosa, dispersando o vapor para o meio ambiente. Não é necessária a diferença de temperatura para o desenvolvimento do processo. O calor transferido dessa forma é chamado calor latente, diferenciando-se, assim, daquele que se transmite através de variação de temperatura, que é chamado calor sensível. No fenômeno de evaporação, o líquido retira calor do sólido para evaporar-se, assim, é possível airmar que o sólido perde calor para o meio ambiente por evaporação. O organismo perde calor devido ao seu resfriamento por evaporação (efeito refrigerante decorrente da evaporação do suor pela pele). Segundo a Engenheira Berenice Goelzer, a evaporação de 1g de água elimina 0,59kcal.

Ex.: Suor emanado após uma atividade física (jogar futebol).

II - Fatores que influenciam nas trocas térmicas entre o ambiente e o organismo

A complexidade do estudo do calor reside no fato de haver diver-sos fatores variáveis que inluenciam nas trocas térmicas entre o corpo humano e o meio ambiente, deinindo, dessa forma, a severidade da exposição ao calor.

Entre os inúmeros fatores que inluenciam nas trocas térmicas, cinco principais devem ser considerados na quantiicação da...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT