Caracterização das capacidades de tecnologia da informação: estudo de caso em uma instituição de ensino superio

AutorJosué Vitor de Medeiros Júnior - Manoel Veras de Sousa Neto - Miguel Eduardo Moreno Anez
CargoDoutor em Administração - Doutor em Administração - Pós-Doutorado em Administração
Páginas76-92
Josué Vitor de Medeiros Júnior • Manoel Veras de Sousa Neto • M iguel Eduardo Moreno Anez
R C A
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
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RESUMO
Este artigo busca identicar as capacidades de Tecnologia da
Informação criadas pela Universidade Federal do Rio Grande
do Norte (UFRN) durante a concepção, desenvolvimento,
implantação e disseminação dos seus sistemas integrados de
gestão entre os anos de 2004 e 2014. Tal sistema encontra-se
em implantação em mais de 30 instituições do governo federal
através de acordos de cooperação. Adotou-se como estratégia
de pesquisa o estudo de caso e entrevistas semiestruturadas a
partir de categorias de análise advindas da literatura. Enquanto
resultado, foram identicadas as seguintes capacidades: ca-
pacidade técnica, habilidade organizacional em desenvolver
aprimoramentos e correções nos sistemas; capacidade de
relacionamento interno, habilidade organizacional em apoiar
o uso efetivo dos sistemas por outras unidades organizacionais
da instituição; e capacidade de cooperação externa, habilidade
organizacional em transferir conhecimento para as institui-
ções cooperadas. Espera-se que este trabalho contribua na
compreensão do valor gerado pelas capacidades de TI em
contextos organizacionais diversos.
Palavras-chave: Capacidades Organizacionais; Capacidades
de Tecnologia da Informação; Sistemas integrados de gestão.
ABSTRACT
This article aims to identify the IT capabilities created by the
Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) during the
design, development, implementation and dissemination of
its integrated systems management between 2004 and 2014.
This integrated system is currently being implemented in more
than 30 federal government institutions through cooperation
agreements. It was adopted as research strategy case study
and semi-structured interviews from categories of analysis
identied in the literature. As a result, the following relevant
capabilities were identied: the technical capability, organiza-
tional ability to develop improvements and corrections in the
systems; internal relationship capability, organizational ability
to support the eective use of the systems by other organiza-
tional units; and external cooperation capability, organizational
ability to transfer technological knowledge and business to
the cooperative institutions. It is hoped that this research will
contribute to the understanding of the value generated by IT
capabilities in diverse organizational contexts.
Keywords: Organizational Capabilities; Information Technolo-
gy Capabilities; Integrated Systems Management.
CARACTERIZAÇÃO DAS CAPACIDADES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:
ESTUDO DE CASO EM UMA EM INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
Characterization of Information Technology Capabilities:
Case Study in an Institution of Higher Education
Josué Vitor de Medeiros Júnior
Doutor em Administração. Professor da Universidade
Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN. Brasil.
e-mail: josuevitor16@gmail.com
Manoel Veras de Sousa Neto
Doutor em Administração. Professor da Universidade
Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN. Brasil.
e-mail: manoel.veras@uol.com.br
Miguel Eduardo Moreno Anez
Pós-Doutorado em Administração. Professor da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN.
e-mail: anez1957@yahoo.com.br
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Revista de Ciências da Administração • v. 20, n. 50, p. 76-9 2, Abril. 2018
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2018 V20n50p76
Recebido em: 15/11/2016
Revisado em: 21/02/2018
Aceito em: 12/03/2018
Caracterização das Capacidades de Tecnologia da Informação: Estudo de caso em uma em instituição do ensino superior
Revista de Ciências da Administração • v. 20, n. 50, p. 76-92, Abril. 2018 77
R C A
1 INTRODUÇÃO
A Tecnologia da Informação (TI) é uma função
cada vez mais indispensável para as organizações
que buscam maior efetividade no ambiente em que
atuam, e tem evoluído de uma orientação de suporte
às atividades organizacionais para um papel mais
estratégico e necessário à sobrevivência em longo
prazo das organizações. Pesquisas na área de Sistemas
de Informações (SI) buscam compreender como os
recursos de Tecnologia da Informação, componentes
tecnológicos usados para armazenar, processar e
disseminar informações (NEVO; WADE, 2010) são
relevantes para melhoria no desempenho operacional
e nanceiro das organizações (BHARADWAJ, 2000;
WADE; HULLAND, 2004).
Em geral, tais recursos são vistos como commo-
dities e disponíveis para aquisição no mercado, de
maneira que não são considerados estratégicos para
as organizações MATA ET AL., 1995; CARR, 2003.
Por outro lado, é cada vez mais disseminada a ideia de
que são as capacidades de Tecnologia da Informação
responsáveis mais diretamente por desempenhos
superiores LIANG ET AL., 2010. Do ponto de vista
estratégico, organizações que constroem capacidades
se valem desse importante mecanismo de criação de
valor a partir de seus recursos para se adaptarem aos
ambientes em que se encontram TEECE ET AL.,
1997; LEVINTHAL, 2000; MAKADOK, 2001.
Esta pesquisa trata especicamente das capaci-
dades de Tecnologia da Informação, habilidades or-
ganizacionais compostas por rotinas que permitem à
função de Tecnologia da Informação entregar serviços
utilizando recursos complementares BHARADWAJ,
2000; RAVICHANDRAN; LERTWONGSATIEN,
2005, tais como capacidade de relacionamento en-
tre o setor de TI e demais unidades organizacionais;
capacidade técnica e capacidade de infraestrutura
ROSS ET AL., 1996; BARNEY; CLARK, 2007; BHA
TT ET AL., 2010. Tais habilidades organizacionais
têm um papel relevante enquanto responsáveis pela
vantagem competitiva e desempenho superior das
organizações, dado seu papel ativo em transformar
os ativos tecnológicos essencialmente estáticos em
elementos importantes para a formulação e imple-
mentação de estratégias.
Neste contexto, identicá-las permite direcionar
melhorias e elaborar políticas de desenvolvimento
destas habilidades organizacionais, através de inicia-
tivas especícas HARRISON ET AL., 2001; STIE
GLITZ; HEINE, 2007; NEVO; WADE, 2010; NEVO;
WADE, 2011, como reestruturação organizacional,
treinamentos de pessoal e implementação de sistemas
de apoio às atividades. Neste sentido, há uma lacuna
na literatura quanto à identicação das capacidades
de Tecnologia da Informação nas organizações, prin-
cipalmente quando se trata de pesquisas realizadas
na Administração Pública no Brasil.
Como em outros contextos organizacionais, a
relevância da função de Tecnologia da Informação
já é reconhecida nas instituições de ensino superior
(SABHERWAL; KIRS, 1994). No entanto, há uma
carência de estudos que tenham o foco em capaci-
dades especícas de TI desenvolvidos nestas insti-
tuições, embora a literatura reconheça o papel de
capacidades organizacionais gerais, seja, por exemplo,
pela necessidade de adaptação ao ambiental externo
(NAVARRO; GALLARDO, 2003), seja para identicar
e avaliar recursos e capacidades destas instituições
(PEREIRA; FORTE, 2004).
Isto diculta a criação de visões de longo prazo
das IES por não ter um alinhamento estratégico
consistente que relacione as atividades diárias da
função de Tecnologia da Informação com a estratégia
organizacional, tendo em vista que a identicação das
capacidades contribui no cumprimento deste papel
(HELFAT, C. E.; WINTER, 2011).
Assim, este artigo se propõe e responder a
seguinte questão: quais foram as capacidades de
Tecnologia da Informação criadas na IES foco do
caso e resultantes da trajetória de concepção, desen-
volvimento, implantação e disseminação dos sistemas
institucionais integrados de gestão desta organização?
Neste sentido, o presente artigo contribui para
o avanço em estudos desta natureza ao possibilitar
a construção efetiva destas capacidades em outras
instituições de ensino superior, a partir do foco da
gestão em políticas de desenvolvimento institucional
e planejamentos de longo prazo, envolvendo mobi-
lização e desenvolvimento de recursos (SIRMON;
HITT; IRELAND, 2007).
Ademais, contribui ao adaptar critérios na
identicação de características próprias das capa-

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