Cantos femininos: a participação da mulher na renovação das tradições luso-brasileiras

AutorRicardo Mendes Mattos
CargoDoutor em Psicologia Social da Arte pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
Páginas73-91
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.15, n.2, p.73-91 Mai.-Ago. 2018
ISSN 1807-1384 DOI: 10.5007/1807-1384.2018v15n2p73
Artigo recebido em: 12/06/2017 Aceito em: 03/02/2018
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons
CANTOS FEMININOS: A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA RENOVAÇÃO DAS
TRADIÇÕES LUSO-BRASILEIRAS
Ricardo Mendes Mattos
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Resumo:
O presente artigo discute a participação dos cantos de mulheres na renovação das
tradições luso-brasileiras. Para tanto, coteja versos tradicionais de coletivos femininos
nomeadamente Catadoras de Mangaba, Meninas de Sinhá e cantigas registradas
pela Cia. Cabelo de Maria com algumas versões de cancioneiros populares
portugueses. A grande quantidade de versos idênticos ou similares deixa claro o papel
fundamental dos cantos femininos na renovação de tradições portuguesas no Brasil,
além de apresentar elementos do modo de vida, da expressão cultural e das formas
de luta da mulher nas comunidades tradicionais do mundo contemporâneo.
Palavras-chave: Cultura Popular. Cantos de Mulheres. Literatura Oral. Tradição
Luso-Brasileira.
1 INTRODUÇÃO
“As mulheres não são somente o principal arquivo das tradições orais; são
também as autoras de muitas destas tradições”– afirma Silvio Romero (1888, p. 233),
pioneiro nas coletas da literatura tradicional nacional. Mais atualmente, em seu
registro da poesia oral no Conselho de Baião (Portugal), Carlos Nogueira pondera:
“...na nossa experiência de recolha, as mulheres são na generalidade informantes
mais valiosas, quantitativa e qualitativamente” (2011c, p. 38-9).
O reconhecimento da importância das mulheres na produção e transmissão da
literatura oral remete a própria aurora dos estudos sobre tais tradições. O clássico
poeta português Almeida Garret, desbravador dos estudos da literatura oral lusitana,
destaca lembranças de sua infância que o levaram ao acervo da cultura tradicional:
“Foi o caso, que umas criadas velhas de minha mãe, e uma mulata brasileira de minha
irmã, apareceram sabendo vários romances...” (GARRET, apud BRAGA, 1883, p.
XIII). Nessa última passagem, não apenas fica clara a relevância das mulheres, mas
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Doutor em Psicologia Social da Arte pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. E-mail:
ricardomendesmattos@gmail.com
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o entrosamento entre as culturas brasileira e portuguesa na formação de uma tradição
oral em comum.
Na cultura portuguesa, tal fenômeno acompanha a própria criação da cantoria
popular. Em Cantares do Povo Português, Rodney Gallop (1960, p. 24-25) ressalta
que as mulheres são portadoras de uma tradição muito antiga, que se manifesta com
pungência desde o século XII até a atualidade. De fato, a afirmação pode ser
verificada, nos diais de hoje, nas contemporâneas desgarradas e outras cantigas ao
desafio que trazem o duelo poético entre um homem e uma mulher. Tais desafios são
importantes porque neles a mulher não apenas canta, mas, de certa forma, discute a
própria estrutura patriarcal da sociedade contemporânea.
Por sua vez, Rodrigues Lapa (1977, p. 113) aponta que a saliência das
mulheres na cantoria tradicional está ancorada em sua importância social e
econômica. Isso, por que em seu entendimento, o papel das mulheres nas canções
de amor e amigo, destaca que a ausência dos homens recrutados para a guerra ou
imigradosfavorece o empenho das mulheres no cultivo das terras.
Ou seja, a contribuição das mulheres nos cantos tradicionais brota de sua
centralidade no interior das comunidades rurais. A esse respeito, é Carlos Nogueira
quem estuda a questão mais a fundo. Para o autor, as mulheres, nas comunidades
rurais portuguesas, têm aumentado muito sua participação no trabalho rural num
processo denominado “feminização da agricultura”. Dessa forma, o papel central da
mulher na vida familiar se fortalece por sua participação econômica e cultural: “A
mulher, contudo, não se afirma na comunidade apenas pelo trabalho. Impõe-se
também pelo uso da palavra literária, pelo canto, exercendo o papel de transmissora
dos conhecimentos que garantem a coesão da comunidade” (NOGUEIRA, 2011c, p.
39-41).
Ao estudar a presença das quadras tradicionais no contexto urbano
contemporâneo da cidade do Porto (Portugal), Francisco Topa (1998) verificou que
são sobretudo as jovens as responsáveis pela renovação da tradição.
Temos ressaltado a participação da mulher portuguesa na produção e
transmissão de tradições orais por considerar a importância do legado lusitano na
constituição da poesia oral cantada no Brasil como bem notaram diversos
estudiosos do assunto, de Celso Magalhães a Câmara Cascudo (1984). Contudo, se
observarmos as tradições de matriz africana, também é avultante a importância
comunitária e cultural da mulher.

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