Bibliotecas públicas e o acesso às informações artísticas sob a perspectiva da Ciência da Informação

AutorAlessandro Rasteli - Rosângela Formentini Caldas
CargoBibliotecário e Doutorando em Ciência da Informação UNESP - Professora do Departamento de Ciência da Informação UNESP
Páginas21-34
21
v.21,n.45,2016
p.21-34
ISSN1518-2924
EncontrosBibli:revistaeletrônicadebiblioteconomiaeciênciadainformação,v.21,n.45,p.
21-34,jan./abr.,2016.ISSN1518-2924.DOI:10.5007/1518-2924.2016v21n45p21
Bibliotecas públicas e o acesso às informações
artísticas sob a perspectiva da Ciência da Informação
Publiclibrariesandaccesstoinformationartisticfromthe
perspectiveofInformationScience
AlessandoRASTELI
Bibliotecário e Doutorando em Ciência da Informação UNESP -
alessandrorasteli@yahoo.com.br
RosângelaFormentiniCALDAS
ProfessoradoDepartamentodeCiênciadaInformaçãoUNESP-rcaldas@marilia.unesp.br
Resumo
Ao dialogar sobre a biblioteca e as atividades artísticas, percebe-se que raros são os
trabalhosquediscorremsobreas informaçõesartísticasnesseuniverso.Observa-setambém
um aumento das dificuldades enfrentadas pelo profissional da informação no que tange à
definição do que seja informação não registrada, especialmente a info rmação artística.
Assim, o trabalho tem como objetivo o de explorar o termo informação no universo
simbólicoda culturaed asatividadesartísticas embibliotecas, sobaperspectiva daCiência
daInformação. Destaca-se que o desenvolvimento social sejafruto das práticas culturais e
artísticas, preconizando na cultura a ideia de poder transformador, quando os elementos
culturaissão interiorizados e alterados em substância vitalizadora modificando os estados
deconhecimento,oquesepodechamardeapropriaçãocultural.
Palavras-chave: Informaçãoartística.Culturaebiblioteca.Cultura–desenvolvimentosocial.
Biblioteca-atividadesartísticas.
Abstract
Todialogue aboutthe libraryand artisticactivities, realizesthat thereare fewstu diesthat
discussthe informationin this universe.There hasalso beenan increase inthe difficulties
facedbyprofessionalinformationregardingthedefinitionofwhatinformationunregistered,
especiallythe artisticinformation. Thus,thestudy aimsto explorethe terminformation in
thesymbolic universe of culture and artistic activities in libraries, from the perspective of
Information Science. Noteworthy is that social development is the result of cultural and
artisticpractices,advocatingculturetheidea oftransformingpower,whenculturalelements
are internalized and changed in vitalizing substance modifying the states of knowledge,
whichcanbecalledculturalappropriation.
Keywords:Artistic info rmation.Culture and library. Culture - social development. Artistic
activities-library.
EstaobraestálicenciadasobumaLicençaCreativeCommons.
ARTIGO
Recebido em:
01/10/2015
Aceito em:
04/12/2015

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT