Movimiento dos Monges Barbudos: representacoes e significacoes do Monge João Maria como processo identitário da cultura cabocla

AutorHenrique Aniceto Kujawa
CargoProfessor na Faculdade Meridional
Páginas151-168
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2012v19n28p151
MOVIMENTO DOS MONGES BARBUDOS:
REPRESENTAÇÕES E RESIGNIFICAÇÕES DO MONGE
JOÃO MARIA COMO PROCESSO IDENTITÁRIO DA
CULTURA CABOCLA
THE BEARDED MONKS MOVEMENT: MONK JOÃO
MARIA’S REPRESENTATIONS AND REINTERPRETATIONS
AS THE IDENTITY PROCESS OF CABOCLA CULTURE
Henrique Aniceto Kujawa*
Resumo: Os Monges João Maria D’Agostini e João Maria de Jesus foram
personagens na história da resistência cabocla no sul do país, no início do século
XX. Apesar de serem presença mais forte no Movimento do Contestado, a
fqwvtkpc"fgngu."eqpvwfq."hqk"corncogpvg"fkhwpfkfc"g"xƒtkcu"xg¦gu"tguukipkÝecfc"
de acordo com o contexto histórico e social. É isso que ocorre no Movimento
dos Monges Barbudos na década de 1930 em Coloninha, região de Soledade,
Rio Grande do Sul, onde um grupo de caboclos se utiliza da doutrina e da
“autoridade” do Monge João Maria para constituir identidade e produzir
resistência. Abordamos o contexto em que este movimento aconteceu, o
seu desenrolar e, principalmente, a forma como este grupo social construiu
rtqeguuqu"fg"kfgpvkÝec›«q"eqo"c"fqwvtkpc"fq"Oqpig"Lq«q"Octkc."tguicvcpfq."
mesmo depois de mais de duas décadas do movimento do Contestado, a Figura
e a doutrina do Santo Monge na organização de um movimento de caráter
social e religioso.
Palavras-chave: Monge João Maria. Movimento dos Monges Barbudos.
Cultura cabocla.
* Professor na Faculdade Meridional (IMED), na Universidade Comuntária da Região de
Chapecó (UNOCHAPECÓ) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências
Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
E-mail: kujawa@imed.edu.br
152
Revista Esboços, Florianópolis, v. 19, n. 28, p. 151-168, dez. 2012.
Abstract: The Monks João Maria D’ Agostini and João Maria de Jesus were
characters in the history of the cabocla resistance in the South of the country,
at the beginning of the 20th century. Despite being the strongest presence in
the Contestado Movement, their doctrine, however, was widely diffused and
qxgt" ukipkÝgf" ugxgtcn" vkogu" ceeqtfkpi" vq" vjg" jkuvqtkecn" cpf" uqekcn" eqpvgzv0"
This is what occurs in the Bearded Monks Movement in the 1930 decade in
Coloninha, Soledade region, Rio Grande do Sul, where a group of caboclos
used Monk João Maria’s doctrine and “authority” to provide identity and to
produce resistance. We discuss the context in which this Movement happened,
kvu"rtqitguu"cpf."cdqxg"cnn."jqy"vjku"uqekcn"itqwr"dwknv"kfgpvkÝecvkqp"rtqeguugu"
with Monk João Maria’s doctrine, rescuing, even after more than two decades of
vjg"Eqpvguvcfq"Oqxgogpv."vjg"Jqn{"OqpmÓu"Ýiwtg"cpf""fqevtkpg"kp"qticpk¦kpi"
a social and religious movement.
Keywords: Monk João Maria. Bearded Monks Movement. Cabocla culture.
INTRODUÇÃO
Pq" oqogpvq" go" swg" tgÞgvkoqu" uqdtg" q" egpvgpƒtkq" fc" Iwgttc" fq"
Contestado é importante lembrarmos que as repercussões desta guerra e,
rtkpekrcnogpvg." c" kpÞw‒pekc" fc" fqwvtkpc" fq" Ucpvq" Oqpig" Lq«q" Octkc" p«q"
se restringe àquele momento histórico, nem tampouco àquele contexto
igqitƒÝeq0"C"rtgugp›c"fc"fqwvtkpc"fq"Ucpvq" Oqpig"guvƒ"rtgugpvg"go" qwvtqu"
movimentos sociais de caráter religioso que ocorrem durante o século XX, tais
como o Movimento dos Monges do Pinheirinho e o Movimento dos Monges
Barbudos, bem como ainda nos dias atuais fazem parte do imaginário de várias
comunidades caboclas.
Neste texto abordaremos o Movimento dos Monges Barbudos, que
ocorreu na região de Soledade, tendo seu ápice em 1938, buscando entender
o que propiciou, mais de duas décadas após a Guerra do Contestado, o resgate
fc" Ýiwtc" fq" Oqpig" Lq«q" Octkc" rctc" c" qticpk¦c›«q" fg" wo" oqxkogpvq"g."
principalmente, como a sua doutrina serve de processo identitário para os seus
adeptos. Os dados empíricos utilizados na elaboração deste texto são frutos de
uma longa pesquisa realizada em 1999 por ocasião da dissertação de mestrado,
apresentada em 2000 no PPG de História da Universidade de Passo Fundo e
publicada em 2001.1
Em um esforço didático, organizamos o texto em três momentos:
primeiro contextualizamos geo-historicamente a questão que seria debatida em
uma palestra, por que e de que forma os caboclos do Movimento dos Monges
Dctdwfqu"tguukipkÝeco"c"fqwvtkpc"fqu"tghgtkfqu"Oqpigu."cuuko"eqoq"kuuq"ug"
constitui em identidade e autoridade para o movimento.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT