Angela Davis: a escrita de si desafia o poder arconte

AutorAna Gabriela Mendes Braga
CargoPós-doutoranda no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) na Universidade do Minho. Professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP
Rev. Direito Práx., Rio de Janeiro, Vol. 11, N. 02, 2020, p. 753-774.
Ana Gabriela Braga
DOI: 10.1590/2179-8966/2019/41035| ISSN: 2179-8966
753
Angela Davis: a escrita de si desafia o poder arconte
Angela Davis: The Self-Writing Challenge The Arconte Power
Ana Gabriela Braga¹
¹ Universidade do Minho, Braga, Portugal. E-mail: professora.anagabriela@gmail.com.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5291-7580.
Artigo recebido em 27/03/2019 e aceito em 20/06/2019.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Rev. Direito Práx., Rio de Janeiro, Vol. 11, N. 02, 2020, p. 753-774.
Ana Gabriela Braga
DOI: 10.1590/2179-8966/2019/41035| ISSN: 2179-8966
754
Resumo
Este paper apresenta algumas reflexões da pesquisa Levada pela paixão”: gênero, raça
e classe no processo criminal de Angela Davis que tem por objet ivo investigar um caso
de produção de subjetividade de mulher criminosa pelo sistema de justiça criminal.
Trata-se de um trabalho empírico de natureza qualitativa com uso de análise
documental, com o objetivo de pensar as condições de possibilidade da emergência do
discurso penal e do contra-discurso da acusada a part ir da escrita autobiográfica de
Angela Davis. Inspirada pela epistemologia feminista negra proponho a estratégia do
estudo de caso único para escavar o processo criminal a partir das lentes da autora-
acusada e revelar as disputas de sentido em torno da narrativa criminal e subjetividade
das pessoas envolvidas. Ao final, costuro três acontecimentos de sua biografia, nos quais
Angela se marcara para desnudar a ação do poder.
Palavras-chave: Criminologia; Prisão; Feminismo Negro; Arquivo; Angela Davis.
Abstract
This paper presents some reflections of the research “Driven by passion”: gender, race
and class in the Angela Davis criminal process that aims to investigate a case of
subjectivity production of a female offender by the criminal justice system. This is an
empirical work of a qualitative nature wich uses documentary analysis, with the pur pose
of thinking about the conditions of possibility of the emergence of the criminal discourse
and the counter-discourse of the accused from the aut obiographical writings of Angela
Davis. Inspired by black feminist epistemology, I propos e the strategy of the single case
study to excavate the criminal process from the author's lenses, and reveal the disputes
of meaning around the criminal narrative and subjectivity of the people involved. In the
end, I stitch three events of her biography, in which Angela, when masking, unmasks the
power.
Keywords: Criminology; Prison; Black feminism; Archive; Angela Davis.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT