Avaliação da percepção ambiental da sociedade frente ao conhecimento da legislação ambiental básica

AutorRoosevelt da Silva Fernandes/ Debora Guerra Maia Coelho Dias/ Gina Strauch Serafim/ Alessandra Albuquerque
CargoCoordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil da Faculdade Brasileira/ Professora Responsável pelo Núcleo de Pesquisas Jurídicas/ Coordenadora de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade Brasileira/ Coordenadora Geral do Curso de Direito da Faculdade Brasileira
Páginas149-160

Page 149

1. Introdução

O1 Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA, ligado a Fa-culdade Brasileira - UNIVIX, Vitória - ES, criado em 2003, vem se de-dicando à análise da percepção ambiental em segmentos formadores de opinião, recebendo o apoio da ArcelorMittal Tubarão, Aracruz Celulose, e da VALE, através da manutenção de bolsas de iniciação científica para alunos ligados ao núcleo, e cobertura de despesas de participação de bol-sistas e professores em eventos técnicos e científicos. Page 150

O Núcleo busca conhecer, de diferentes segmentos sócio-econômi-cos, a percepção do segmento em relação ao meio ambiente, de forma a conhecer e quantificar a relação do homem com o meio como qual que interage. Desse modo, vale pensar que todo processo de percepção de acordo com Berdague, et al (2006): "[...] inclui apreensão da realidade através dos sentidos, cognição, avaliação e conduta. As três primeiras fases têm como produto um modelo pessoal da realidade, que influencia diretamente na conduta do indivíduo".

A presente pesquisa objetiva à avaliação da percepção ambiental, que para Okamoto (2003), é a visão individual do ambiente, acerca do contexto, que o leva a reagir de forma diferente com o meio a sua volta. Desse modo buscou-se analisar como as comunidades, órgãos de governo, lideranças co-munitárias, estudantes e professores do ensino superior, entre outras classes, percebem o meio ambiente e seu conhecimento em Legislação Ambiental.

De acordo com Faggionato (2002): "[...] cada indivíduo percebe, re-age e responde diferentemente frente às ações sobre o meio. As respostas ou manifestações são, portanto, resultado das percepções, dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada indivíduo".

Dessa forma, estudar a percepção ambiental da sociedade se faz ne-cessário para a compreensão da relação homem e ambiente.

O objetivo da pesquisa é a estruturação de um banco de dados a partir das não conformidades identificadas e quantificadas nos segmento amostrados, relacionadas ao não conhecimento ambiental da sociedade, e aspectos ligados ao comportamento social frente à Legislação Ambien-tal básica, de forma que sejam criados programas específicos, que visem corrigir tais lacunas através do pré-diagnóstico das necessidades do gru-po, bem como, verificar pontos de programas de educação ambiental, já implantados, que demandem a necessidade de ações corretivas.

2. Metodologia

Segundo Faggionato (2002), existem várias formas de se estudar a percepção ambiental, entre elas o uso de questionários, mapas mentais e até representação fotográfica. Para a autora existem trabalhos de percep-ção ambiental: "[...] que buscam não apenas o entendimento do que o indivíduo percebe, mas promover a sensibilização, bem como o desen-volvimento do sistema de percepção e compreensão do ambiente". Page 151

Essa pesquisa foi desenvolvida com o intuito de conhecer a percepção ambiental, o nível de informação, o interesse na participação de ações que contribuam para a qualidade ambiental, medindo o conhecimento básico da sociedade sobre a Legislação Ambiental.

Desse modo, buscou-se desenvolver o método de pesquisa de levan-tamento de dados, que pudesse abranger todas as questões propostas. A metodologia utilizada para coletar dados foi a aplicação de um questio-nário quantitativo sobre a percepção ambiental do entrevistado. O ins-trumento da pesquisa foi estruturado pelo NEPA, contendo 42 (quarenta e duas) perguntas de opções objetivas do tipo "fechada", podendo, em algumas questões, ser justificada a resposta, uma vez que o sucesso deste tipo de pesquisa está intimamente ligado a estruturação do questionário (FERNANDES et al., 2003).

A população amostral foi de 1.028 (hum mil e vinte oito) cidadãos interessados em participar da pesquisa. Dessa forma, estruturou-se uma equipe composta de 26 (vinte e seis) pesquisadores, formada por alunos do Curso de Direito da Faculdade Brasileira, de todos os períodos, para aplicação dos questionários, que atuaram junto a diferentes segmentos da sociedade, fazendo parte da amostra, servidores municipais e estaduais, professores e alunos de nível superior de diferentes cursos e instituições, pessoas das comunidades, e lideranças comunitárias, entre outros.

A análise dos dados quantitativos foi feita através do SPSS (Statistical Package Science Social), versão 8.0, que é um programa especializado em análise de dados, tendo como foco análises estatísticas. Os resulta-dos da pesquisa irão sustentar debates internos ao curso de Direito da UNIVIX, com a consequente geração de propostas de intervenção junto à sociedade.

3. Resultados da Pesquisa
3. 1 Perfil dos Entrevistados

Gênero: Observa-se que houve um equilíbrio representativo entre os gêneros, sendo 59,6% representado pelo sexo feminino, e 40,1% pelo sexo masculino.

Idade: A idade de maior incidência entre os entrevistados foi 18 anos. O valor médio de idade ficou entre 30 e 31 anos, com limites extremos entre 18 e 84 anos. Page 152

Amostra: Foram entrevistadas 1.028 (Hum mil e vinte oito) pessoas, nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Cariacia, Montanha, Viana e Aracruz.

Localidade: Foram aplicados 856 (oitocentos e cinquenta e seis) ques-tionários na Região da Grande Vitória, e 172 (cento e tenta e dois) no Interior do Estado.

Grau de escolaridade: Entre os entrevistados, constatou-se 6,5% com En-sino Fundamental, 3,9% com Ensino Médio Técnico, 16,1% com Ensino Médio, 42,5% com Ensino Superior, sendo que, 1,9% não responderam.

3. 2 Síntese dos Resultados

Participação em cursos, palestras, ou atividades ligadas ao Meio Ambiente: Observa-se na predominância da opção "não", com 76,8%, fato que evidencia a carência de informações na área ambiental, disponibilizada à sociedade. Não há como inferir se as informações foram disponibilizadas e não percebidas pela sociedade ou se, efetivamente, não foram oferecidas.

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT