Análise de mercado -O e'commerce na cidade de Londrina

AutorFlávia Pellissari Pomin Frutos/Kelly Wigmann Santini/Lilian Matsumura/Rodrigo Andrade
CargoUniversidade Estadual de Londrina(UEL). Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
Páginas39-49

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1 Introdução

O Comércio Eletrônico via Internet é toda atividade comercial (compra, venda e prestação de serviços), praticada pela rede mundial de computadores. O "E-Commerce" revolucionou o modo como os negócios são feitos hoje, tanto na comercialização direta de produtos em novos mercados digitais, como também na velocidade das relações comerciais entre clientes e fornecedores.

Todas as projeções e pesquisas divulgadas mostram que a Internet hoje é um poderoso instrumento de negócios. Segundo matéria publicada no Jornal "O Estado de São Paulo" em 17 de janeiro de 2006, o Brasil tem 12,2 milhões de usuários residenciais de Internet. Esse total equivale a um crescimento de 12,4% sobre dezembro de 2004. De acordo com o acompanhamento, cada um desses usuários navegou por 17h59 em dezembro -34% mais do que no final de 2004 e cinco minutos mais do que em novembro. Ainda segundo a matéria, o Brasil continua liderando o ranking de tempo de uso da internet entre os onze países medidos, na frente de Estados Unidos, Japão, Austrália, França, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido. O Comitê Gestor da Internet no Brasil, informou que em dezembro de 2005, o número de domínios.br chegou a 858.596.

Porém, para garantir a utilização da Internet como fonte de recursos é fundamental a implementação de tecnologias adequadas às necessidades das empresas, como também o desenvolvimento de sistemas e soluções para o comércio eletrônico. Sabe-se que em toda a rede mundial há uma infinidade de sites

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institucionais e empresariais, que realizam um número cada vez maior de transações comerciais, que vão desde simples compras (revistas, livros, CDs, etc.) até a realização de negócios que exijam maior investimento com a máxima segurança.

Para que isso seja viável, faz-se necessário que a empresa implante todo o sistema de comércio eletrônico, incluindo equipamentos, sistemas operacionais, planejamento e profissionais treinados para o funcionamento do sistema, e também o devido suporte para o atendimento ao consumidor.

Entretanto o simples cuidado com a qualidade dos softwares e suporte técnico não garante sucesso na Web. Considerando-se a competitividade global apresentada pela Internet, torna-se essencial combinar as ferramentas de Marketing de maneira criativa e eficaz, tornando o site interessante e atrativo, diferenciando-o dos demais.

Considerar a Internet como uma das maiores revoluções tecnológicas e comerciais ocorridas nas últimas décadas, não é exagero ou novidade. O que poucos sabem é que o Paraná, dentre os segmentos em que vem se despontando e crescendo, também está no comando do terceiro maior pólo de e-commerce do Brasil, ficando atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro. Estes dados foram revelados pelo relatório da revista INFO EXAME* , que em maio de 2003, trouxe o título "Os Reis do e-commerce Brasileiro". Neste relatório as operações foram divididas em b2c (business to consumer), b2b (business to business) e a terceira categoria banco e corretoras. O Estado do Paraná entrou no ranking com cinco empresas entre as 100 maiores do Brasil -GVT, Renault, HSBC, Furukawa e Redemarket.com. O mais interessante é que cada uma delas representa um setor do comércio eletrônico.

Diante desta realidade promissora apresentada pelo Paraná, surge a necessidade de conhecer melhor o desenvolvimento do E'commerce na cidade de Londrina. Este trabalho, através de pesquisa de campo realizada na cidade de Londrina/PR, estabeleceu como objetivo geral compreender o desenvolvimento do e'commerce on line na cidade de Londrina e para tanto, assumiu como objetivos específicos conhecer o perfil dos Webdesigners e como utilizam as ferramentas de Marketing na criação das páginas de Internet, bem como levantar dados acerca das empresas londrinenses que possuem Websites, sua satisfação em relação à qualidade das páginas desenvolvidas localmente, os resultados obtidos através das mesmas e as perspectivas de investimentos futuros na área.

Pode-se considerar esta pesquisa como um estudo "pioneiro" na área, uma vez que não foram encontradas informações anteriores referentes ao e'commerce local. Espera-se que os resultados deste estudo venham de encontro com a necessidade que a cidade apresenta em incrementar o desenvolvimento de negócios empresariais. Importante também considerar que esta pesquisa visou ressaltar a importância do Marketing dentro do contexto da Internet na cidade de Londrina, identificando nichos de mercado para atuação do profissional de Marketing e inclusive apontando possibilidades de incentivar interdisciplinaridades com objetivo de fortalecer a formação dos Web Designers londrinenses.

2 O Marketing na Atualidade

O mundo vive uma era de grandes transformações. O consumidor deixou de ser consumidor de uma única região para se tornar consumidor mundial. As oportunidades de consumo se ampliaram, o que tornou o comprador mais exigente e seletivo em relação às ofertas do mercado.

As inovações tecnológicas introduzidas constantemente nos produtos e serviços já não são suficientes para agradar ao consumidor que a cada dia está mais exigente e é por esse motivo que o relacionamento da empresa com o cliente tem tomado nova importância, procurando não apenas encantá-lo, mas, sobretudo surpreendê-lo.

Nas últimas décadas, o Marketing desenvolveu-se intensamente em vários setores que reconheceram a necessidade de aplicar técnicas mercadológicas em seus negócios. Este fator permitiu a aplicação de recursos mais avançados de comercialização, inclusive em organizações sem fins lucrativos, como entidades filantrópicas, organizações religiosas, entre outras.

O grande desafio proposto aos administradores de marketing é, portanto, entender o consumidor, conhecendo suas expectativas em relação a determinado tipo de produto, antes, durante e após a compra. Identificando tanto necessidades e desejos, como satisfações e insatisfações, buscando atingir a lucratividade necessária para a manutenção das empresas e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

3 Marketing Direto

A explosão da mídia de massa foi um dos fatores cruciais para o crescimento do marketing direto. Segundo Kotler (2001, p.668), "marketing direto é um sistema de marketing interativo que usa um ou mais meios de comunicação para provocar uma resposta ou transação mensurável em qualquer local".

Hoje a mídia de massa está completamente diferente, pois a cultura se diversificou muito nos últimos tempos em âmbito internacional. Essas mudanças propiciaram a criação de vários novos produtos, que são voltados para grupos específicos de consumidores. Há linhas de produtos ampliados com atributos para atender às mais diversificadas necessidades de uma sociedade, podendo dessa forma oferecer mensagens, ofertas, formas de pagamento e entregas personalizadas aos seus clientes.

De acordo com Kotler (2001), com o surgimento de novos meios de comunicação, muito mais empresas podem vender seus produtos e serviços aos clientes sem intermediários. A mídia existente -impressa, rádio e televisão, catálogos, mala direta e telemarketing - foi complementada por aparelhos de fax, e-mail, Internet e serviços on-line. As empresas, cada vez mais, fazem uso desses meios eletrônicos para fazer ofertas

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diretamente aos clientes, bem como para identificar futuros clientes.

Houve uma grande revolução quando a eletrônica entrou na área do marketing, afinal na forma de database (marketing de banco de dados), o marketing eletrônico fornece uma incrível infinidade de informações sobre os consumidores. Esses preciosos dados dão ao profissional de marketing o poder de manipular e de averiguar o que foi o que é e o que poderá ser sucesso de vendas e que tipo de meio utilizar para conquistar o nicho de mercado que pretende alcançar.

Essa previsão sobre os consumidores e suas necessidades se deve quase que exclusivamente ao marketing eletrônico. A Internet facilita o acesso a informações demográficas, psicossociais, valores de compras passadas, e até mesmo de itens visitados pelo público alvo, através de dados secundários e de triagens feitas nos próprios sites.

4 Marketing Eletrônico

As revoluções tecnológicas ocorridas no último século, especialmente nas últimas décadas, indicam que dentro em breve, o marketing sofrerá uma reengenharia completa. É certo que os mercados e o próprio marketing operarão de acordo com princípios bem diferentes dos que os praticados na atual economia de mercado.

Conforme Kotler (2001) o termo e'marketing (marketing eletrônico) significa fazer marketing utilizando canais e ferramentas eletrônicas. Em uma visão correta da utilização de canais e ferramentas eletrônicas, o Marketing vem identificando as seguintes possibilidades: fax, call-center, wap, Home-Shopping, TV digital interativa, Smart-card, website, e-mail, CRM/ERP (laptop, palmtop, pager, etc), groupware (video-conferência, Negociação holográfica, etc). Logo, a Web é mais um canal de ação para o Marketing e não caracteriza o sinônimo de e'marketing, sendo este bem mais amplo. De certa forma, pode-se dizer que o e'marketing é o desenvolvimento de ações de marketing voltadas para o e'commerce. A aplicação do Marketing especificamente na Internet pode ser classificada como...

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