Introdução

AutorKühn, Vagner Felipe
Páginas17-20

Page 17

Vagner Felipe Kühn

estabelecer quais são os possíveis conceitos de verdade, de modo a

fixar um referencial ao objeto do processo.

No ponto quatro, é percorrida a discussão sobre o conceito de ação processual, desde sua consolidação como direito autônomo e concreto até as modernas reinterpretações abstrativistas da teoria eclética. A utilidade desse panorama ficará clara ao se evidenciar as antigas respostas a problemas considerados novos pela grande maioria.

Ao ser adentrado o item cinco, é avaliada, mais detidamente, a utilização da teoria da asserção para compreensão das condições da ação, atentando-se para a opção cognitiva que a sua aceitação ou seu repúdio podem suscitar, o que se demonstrará ser a verdadeira razão da extensiva celeuma que existe sobre o tema.

São estudados os conceitos da doutrina italiana que influenciaram a adoção da teoria da asserção pelo Superior Tribunal de Justiça, bem como sua relação com os conceitos de posição jurídica subjetiva, de iter processual e de preclusão.

No item seis, são lançadas as bases para a identificação de um princípio, de modo a ser demonstrado que é possível apontar um princípio da asserção no processo civil, baseado nos reflexos lógicos da aplicação convencional da teoria da asserção.

Mesmo que o objetivo do trabalho não seja de aferição quantitativa nem a demonstração da aplicação necessária do princípio da asserção (o que contraria a própria noção de princípio de direito, como se verá), são utilizadas decisões judiciais para demonstrar a potencial aplicação dessa norma. Do mesmo modo, é contextualizado o princípio da asserção frente à classificação da cognição segundo os planos vertical e horizontal, bem como frente ao conceito de verossimilhança.

É estabelecida, ainda, no item sete, a confrontação do princípio da asserção com algumas alterações das normas processuais, propostas no Projeto de Lei do Senado n. 166/2010, de modo a verificar se esse princípio pode persistir em face da

Page 18

Asserção: Da Teoria ao Princípio de Direito Processual Civil

provável alteração legislativa.

A prática forense ainda carece de abalizada compreensão dos desafios de acesso à verdade existente no processo civil, podendo as reflexões aqui apresentadas contribuir para que sejam identificadas e solucionadas diversas dificuldades que os sujeitos processuais enfrentam no desenvolvimento da lide, ora pela utilização de expedientes investigativos inúteis, ora pela...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT