História, Artes Visuais e Música: Imagens de uma relação interativa, através de uma análise dos estilos Barroco e do Renascentista

AutorJosé D'Assunção Barros
CargoUniversidade Federal de Juiz de Fora. Universidade Severino Sombra (Vassouras)
Páginas27-55
HISTÓRIA, ARTES VISUAIS E MÚSICA – IMAGENS DE UMA
RELAÇÃO INTERATIVA, ATRAVÉS DE UMA ALISE DOS ESTI-
LOS BARROCO E DO RENASCENTISTA
José D’Assunção Barros
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Severino Sombra (Vassouras)
Resumo
Este artigo busca refletir sobre as relações entre Artes Visuais e Música no
âmbito de momentos específicos da História da Arte, elaborando uma análise
comparativa entre a arte renascentista e a arte barroca e examinando as rela-
ções entre artes visuais e Música nestes períodos. Os elementos essenciais do
estilo Barroco e do estilo Renascentista são considerados em oposição de modo
a identificar possíveis similitudes existentes entre os aspectos pictóricos e os
aspectos musicais de cada um destes estilos. O artigo parte do pressuposto de
que, uma vez que estejam envolvidas pelo mesmo contexto histórico-social, a
produção artística visual e a produção artística musical de um mesmo período e
sociedade devem trazer elementos fundamentais em comum, e que, de maneira
análoga, podem ser percebidas mudanças e rupturas entre as artes visuais e so-
noras de dois períodos históricos distintos. Metodologicamente, dialoga-se na parte
inicial do artigo com o sistema conceitual proposto por Wölfflin para análise de
estilos artísticos. Na parte final do artigo dialoga-se teoricamente com a filosofia
nietzscheniana, ao utilizar-se os conceitos de apolíneo e dionisíaco em sua
aplicabilidade às artes visuais e à música.
Palavras-chave: Arte e Música, Arte Barroca; Arte Renascentista.
History, Visual Arts and Music - Images of an interactive relation, through an
analysis of the styles Baroque and the Renaissance
Abstract
This article attempts to develop a reflection about the relations between visual
arts and music in the ambit of specifically historical periods, elaborating a
comparative analysis from the renaissance and baroque arts and examining the
relations between visual arts and Music inboth of these periods. The essential
elements of the Baroque Style and of the Renaissance Style are considered in
28 REVISTA ESBOÇOS Nº 19 UFSC
opposition in order to identify possible similarities existent between the pictorial
and musical aspects of which one of these styles. In the methodological aspects,
the initial part of the article dialogues with the conceptual system considered by
Wöfflin for analysis of artistic styles. In the last part of the article, it is establish
a dialogue with the Nietzsche’s Philosophy in the use of the concepts of apolinian
and dionysiac.
Keywords: Art and Music, Baroque Art; Renaissance Art.
Artes Visuais e Arte Musical apresentam uma longa história de diálogos e
entrecruzamentos, seja através da obra de artistas diversificados de cada um
destes campos, seja através da análise crítica de pensadores que se propuseram
a refletir integradamente sobre estes dois âmbitos de expressões artísticas1. Das
concepções estéticas de pintores como Kandinsky e Braque, que vislumbravam
relações íntimas entre a imagem e o som2, até as experiências de compositores
como Alexander Scriabin3 – que chegou a imaginar um piano foto-cromático que
além de sons emitisse feixes luminosos de diversas cores4, e até fragrâncias per-
fumadas – não são raros na História das Artes Visuais e da Música os exemplos
de artistas que, quando não transitaram entre as duas artes, freqüentemente con-
ceberam íntimas relações entre ambas.
As artes Visuais, entre as quais a Pintura, e a Música, têm naturalmente
cada qual as suas especificidades. Podemos lembrar aqui uma clássica oposição
que será retomada mais adiante: o contraste entre o princípio apolíneo e o princí-
pio dionisíaco (Nietzsche, 1996). Apolo, deus do Sol e pai de toda imagem, é o
deus por excelência das artes plásticas, no sentido de que estas são potencial-
mente (embora não necessariamente, como provarão várias correntes da arte
moderna) artes figurativas. Dionísio, o deus da embriaguez, ao menos no âmbi-
to das proposições nietzschinianas, é também o deus da Música – a arte não-
figurativa por excelência5. Essas relações são na verdade apenas primárias,
referentes a um plano de definições mais amplas, uma vez que tanto a pintura
como a música movimentam dentro de si, como veremos, princípios apolíneos e
dionisíacos. De qualquer maneira, o projeto de estabelecer uma ponte entre a
pintura e a música (e de certa maneira entre o apolíneo e o dionisíaco), tem
fascinado diversos artistas em todos os tempos.
Por outro lado, grandes teóricos e estudiosos da arte têm se empenhado em
examinar as íntimas relações que podem ser estabelecidas entre a Música e as

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT