Visão baseada em recursos e legitimidade dos stakeholders (clientes) do segmento supermercadista de blumenau-sc-Brasil

AutorMichael Samir Dalfovo, Mirian Magnus Machado, Andressa Gonçalves, Taiane Izabel Labes
Páginas2-26
Revista Global Manager
V. 17, N. 3, 2017
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
VISÃO BASEADA EM RECURSOS E LEGITIMIDADE DOS STAKEHOLDERS
(CLIENTES) DO SEGMENTO SUPERMERCADISTA DE BLUMENAU-SC-BRASIL
Michael Samir Dalfovoa, Mirian Magnus Machadob, Andressa Gonçalvesc, Taiane Izabel
Labesd
a Doutor em Administração e Turismo. Instituto Blumenauense de Ensino Superior . e-mail. Máximo de uma
linha.
b Doutora em Ciências Contábeis e Administração. Instituto Blumenauense de Ensino Sup erior.
mirianmagnus@gmail.com
c Mestre em Administração. Instituto Blumenauense de Ensino Superior. dessa.co ol@gmail.com
d Bacharel em Administração. Instituto Blumenauense de Ensino Superior; tai_ 403@hotmail.com
Informações de Submissão
Michael Samir Dalfovo, endereço: Rua
Luzia Soares, 90 - Blumenau - SC - CEP:
89032-678.
Recebido em 05/01/2017
Aceito em 15/07/2018
Publicado em 15/07/2018
Resumo
A Visão Baseada em Recursos (RBV) uma combinação de fatores
que analisam o ambiente interno d a organização, o que ela exerce
bem, o meio competitivo em que está inserida, seus concorrentes e o
que o mercado está exigindo. O estudo possui como objetivo analisar
a Visão Baseada em Recursos na percepção dos gestores dos maiores
supermercados de Blumenau SC e caracterizar os fatores que co mpõe
a legitimidade dos Stakeholders. Foi realizada uma pesquisa com oito
gestores dos grandes supermercados de Blumenau e com
quatrocentos Stakeholders (clientes). A pesquisa caracteriza-se como
descritiva e abordagem quantitativa. A análise dos dados e m RBV,
ocorreu com os oito gestores de supermercados de Blumenau. Foram
utilizadas técnicas de análi se descritivas como: média, desvio-padrão
e correlação de Pearson. Para a Legitimidade dos Stakeholders
considerou-se Média e Desvio Padrão, a Análise Fatorial
Confirmatória de uma única Dimensão de onze fatores. Os resultados
encontrados demonstram que houve dois recursos que mais se
destacaram na dimensão Visão Baseada em Recursos com médias de
6,88. Na dimensão Legitimidade dos Stakeholders a ma ior carga
fatorial encontrada de 82%. Foram encontradas várias correlações
significativas na dimensão Visão Baseada em Recursos
Abstract
The Resource Based Vie w (RBV) a co mbination of factors that
analyze the internal environment of the organization, it plays well,
the competitive environment in which i t operates, its competitors and
the market is demanding. The study has to analyze the Resource
Based View on the perception of managers of the largest supermarket
Blumenau SC and characte rize the factors that make up the
legitimacy of stakeholders. A s urvey of eight managers of large
supermarkets of Blumenau and four stakeholders (customers) was
performed. The research caracteria as descriptive and quantitative
approach. Data analysis in RBV, occurred with eight managers
Blumenau supermarket. Descriptive analysis techniques were used
Palavras-chave
Visão baseada em Recursos.
Legitimidade. Stakeholders.
Keywords
Recource based View. Legitimacy.
Stakeholders.
Revista Global Manager v. 17, n. 3, p. 3-26, 2017
3
as: mean, standard deviation and Pea rson correlation. For Legitimacy
of stakeholders considered mean and standard deviation, the
Confirmatory Factor Analys is of a single dimension of eleven
factors. The results showed that there were two features that stood
out in the dimension Resource Based View with average of 6.88.
Legitimacy in the size of the Stakeholders the largest factor loading
of 82% found several significant correlations were found in the
dimension Resource Based View.
1 INTRODUÇÃO
As empresas precisam estar sempre de olho no mercado, observando seus
concorrentes, suas estratégias que poderão resultar em uma vantagem competitiva diferente de
que sua empresa possui. Administração Estratégica é parte de um processo continuo, com a
determinação da missão e seus objetivos, definindo seus pontos fortes e fracos do ambiente
interno, e suas ameaças e oportunidades no ambiente externo, formulação, implementação e
controle das estratégias para se chegar aos objetivos propostos pela alta administração. De
acordo com Barney e Hesterly (2007) para se alcançar uma vantagem competitiva à empresa
precisa ter uma boa estratégia.
O planejamento estratégico é importante para as empresas serem competitivas e
sobreviverem diante de um mercado acirrado. Com o mercado em constantes mudanças, as
empresas e organizações precisam ser mais eficientes, eficazes e efetivas para um melhor
futuro da empresa.
Para terem um posicionamento vantajoso se comparado aos seus concorrentes, as
empresas precisam avaliar seus recursos e suas capacidades. A partir dos recursos internos da
empresa, auxilia na busca pela vantagem competitiva, essa avaliação se dá pela Resource
Base View (RBV) traduzida por Visão Baseada em Recursos, uma corrente teórica.
(HEXSEL; LAGRECA, 2007).
O valor dos recursos é interligado com as forças do mercado. O mesmo recurso pode
não ser valioso para todas as empresas. Para aceitação do ambiente, as empresas buscam ter
atitudes positivas. A empresa precisa buscar uma condição ou estado de acordo com o sistema
de valores com o sistema social maior que está integrada. (LINDBLOM, 1994).
Conforme Parsons (1956) as organizações precisam de alguma forma contribuir para a
sociedade e sendo assim são definidas como um sistema social redirecionado para atingir uma
meta especifica. As organizações precisam ser compreendidas por sua congruência com os
valores de tal ambiente, também seu conjunto de normas, crenças e leis. A legitimidade

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