Violência das armas, violência no gênero: campo fértil das desigualdades

AutorClaudio Bartolomeu Lopes
CargoMestrando em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Páginas119-125
119
Rev. Katál. Florianópolis v. 13 n. 1 p. 119-125 jan./jun. 2010
Violência das armas, violência no gênero: campo fértil
das desigualdades
Claudio Bartolomeu Lopes
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Violência das armas, violência no gênero: campo fértil das desigualdades
Resumo: O presente artigo busca mostrar como o cenário de guerra pode implicar e resultar em situações de violência e desigualdade no
gênero. Procura-se mostrar como a luta pela independência do país, seguida por quase três décadas de conflito civil, influenciou e, até
mesmo hoje, influencia a manutenção de um contexto de desigualdade na existência diária da mulher angolana. Inseridas nesse contexto
de lutas, estas mulheres, ao mesmo tempo, buscam caminhos para levarem a cabo uma nova luta: a luta pelo reconhecimento de seus
direitos. Uma luta com letras, uma luta por direitos, uma luta pela sua autonomia.
Palavras-chave: violência, cultura, gênero, desigualdade, relações igualitárias.
The Violence of Guns and Gender Violence: a Fertile Field for Inequality
Abstract: This article shows how war can stimulate and be related to gender violence and inequality. It shows how the Angolan
independence struggle, followed by nearly three decades of civil conflict, has influenced inequality in the daily existence of Angolan
women. Inserted in this context of struggle, these women simultaneously seek routes to undertake a new struggle: the struggle for
recognition of their rights. This is a struggle waged with letters, a struggle for rights, a struggle for autonomy.
Key words: violence, culture, gender, inequality, egalitarian relations.
Recebido em 14.10.2009. Aprovado em 22.01.2010.
ENSAIO

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT